15/06/2015 - 16a Solene

HOMENAGEM OS 107 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/07/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / HÉLIO NISHIMOTO
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  JOOJI HATO
Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento dos deputados Jooji Hato, este na direção dos trabalhos, e Hélio Nishimoto, em "Homenagem aos 107 anos da Imigração Japonesa no Brasil", com o apoio de parlamentares orientais dos Legislativos Municipal, Estadual e Federal. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional do Japão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Faz saudação geral. Presta homenagem, com a entrega de placa, ao tenente brigadeiro-do-ar Juniti Saito. Agradece a união de todos os parlamentares orientais na realização desta solenidade. Recorda homenagem, feita no primeiro ano de seu mandato, às várias províncias japonesas, bem como para representantes da imprensa nipo-brasileira. Ressalta que, atualmente, a comunidade colhe os frutos dos sonhos e da saga dos pioneiros japoneses, que vieram ao Brasil em busca de novas perspectivas de vida. Faz exaltação aos oito homenageados. Lembra a viagem do navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes japoneses. Faz menção ao comandante Damasceno, do 4º Comar, bem como a outros militares.
4 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, recorda sua atuação como prefeito de Santa Fé do Sul. Enaltece a presença nipônica na região, especialmente quando da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Comenta a integração dos vários Legislativos.
5 -  AURÉLIO NOMURA
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, reverencia os ancestrais e os pioneiros que chegaram ao Porto de Santos, cheios de esperança e indagações. Lembra o sofrimento que passaram ao substituir a mão de obra escrava na lavoura paulista, com muito trabalho e dedicação. Acrescenta que, atualmente, a comunidade nipônica está presente em vários setores brasileiros. Faz saudação aos homenageados, especialmente ao seu indicado, Yokio Oshiro, de quem destaca o crescimento pessoal, através do estudo, e sua atuação policial. Relata a preocupação generalizada quanto à segurança pública. Repudia os atos de corrupção na administração brasileira, divulgados pela mídia. Lembra os valores e a herança dos japoneses. Enfatiza o propósito de o Brasil ter uma situação de destaque no cenário internacional.
6 -  GEORGE HATO
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, informa que o navio Kasato Maru trouxe 781 imigrantes japoneses. Adita que, um século depois, os nipo-brasileiros são a maior colônia japonesa fora do Japão. Louva os antepassados e destaca o orgulho do legado que deixaram. Enfatiza a importância do professor no Japão. Justifica homenagem a seu indicado, o atleta Koshiro Chibana, que deve disputar o Pan-Americano, no Canadá. Louva a história, a garra e a determinação dos japoneses.
7 -  MASATAKA OTA
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, reverencia a memória de seu pai, falecido recentemente, que deixou um Japão destruído. Faz histórico sobre seu pai, de quem destaca a coragem, a sabedoria, a honestidade e o caráter.
8 -  KEIKO OTA
Deputada Federal, cita sua eterna gratidão à mulher japonesa, ao recordar a memória de sua mãe e de sua avó. Lembra a distância entre Brasil e Japão, com costumes e tradições diferentes. Afirma que os elos de ligação se fortalecem com a energia brasileira e a disciplina japonesa. Destaca a perseverança dos japoneses e o reconhecimento mútuo dos valores culturais de ambos os países.
9 -  WALTER IHOSHI
Deputado Federal, cumprimenta os homenageados, especialmente o seu indicado, Sr. Kihatiro Kita, presidente da maior entidade cultural japonesa e saúda sua sucessora. Recorda as comemorações pelo Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Justifica a homenagem ao comandante Juniti Saito. Recorda as dificuldades econômicas brasileiras atuais. Lembra a responsabilidade do Congresso Nacional sobre o assunto. Afirma que é o momento de se relembrar os exemplos dos imigrantes japoneses, para ajudar a recuperar o Brasil, com a união de todos. Informa que esta é a sexta geração de imigrantes japoneses, integrados à sociedade brasileira. Cumprimenta o novo cônsul-geral do Japão em São Paulo. Enfatiza os 120 anos do Tratado de Comércio e Navegação, com vistas ao futuro.
10 -  HARUMI ARASHIRO GOYA
Presidente do Bunkyo, externa agradecimentos pelas homenagens às várias entidades nipo-brasileiras. Reflete sobre a importância do associativismo. Dá conhecimento das dificuldades financeiras para manutenção das entidades, que buscam novas alternativas. Elogia as atividades filantrópicas, praticadas por estas agremiações. Recorda a votação de emendas parlamentares que beneficiaram entidades. Convida para celebração religiosa, relativa à efeméride.
11 -  TAKAHIRO NAKAMAE
Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, faz agradecimentos gerais por assumir seu cargo, na semana anterior. Informa que visitara o monumento que reverencia os imigrantes pioneiros. Louva a fraternidade entre os povos. Dá conhecimento de seu propósito de ampliar o contato com a comunidade nipo-brasileira, para fortalecimento dos vínculos e amizade entre os dois países. Enseja votos de saúde e sucesso a todos.
12 -  HÉLIO NISHIMOTO
Assume a Presidência. Dá conhecimento de saudação do presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, sobre a efeméride. Cumprimenta as várias representações e os homenageados. Saúda o atleta Koshiro Chibana, nesta iminência das Olimpíadas. Louva a contribuição dos japoneses ao Brasil. Enaltece o deputado Jorge Caruso, que deve empreender viagem à Osaka. Presta esclarecimentos sobre a indicação dos homenageados. Elogia autoridades militares e civis. Presta homenagem, com a entrega de placa, aos homenageados.
13 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônias Faz a leitura das respectivas biografias dos homenageados.
14 -  KIHATIRO KITA
Fala em nome dos homenageados, ressalta sua honra, orgulho e satisfação por participar deste evento. Agradece a indicação e a honraria recebida, pelo significado especial para a comunidade, como recompensa pelos desafios que enfrentou. Manifesta gratidão eterna aos ancestrais. Cumprimenta os oito homenageados.
15 -  PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp