23/03/2015 - 1a Solene

Prestar Homenagem à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), e à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), bem como dar posse aos membros de suas Diretorias e Conselhos
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/04/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  ARNEDIO OLIVEIRA
Chefe do Cerimonial da ACSP e da Facesp, nomeia as autoridades presentes.
2 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Informa que convocou a presente sessão solene, com a finalidade de "Homenagear e dar posse conjunta aos diretores e conselheiros eleitos da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo - Facesp e da Associação Comercial de São Paulo - Acsp, para o Biênio 2015-2017". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
3 -  ROGÉRIO AMATO
Presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo, saúda o presidente Fernando Capez. Cumprimenta as autoridades presentes. Demonstra sua gratidão pela oportunidade deste evento nesta Casa. Diz serem duas mil e duzentas entidades, parceiras atuantes do Estado e País. Presta homenagem aos presidentes anteriores. Agradece os participantes dos conselhos, da diretoria executiva da Facesp e todos os que trabalharam na entidade nos últimos anos. Menciona importantes eventos ocorridos nos últimos quatro anos. Ressalta a coragem de membros da entidade na tomada de decisões não entendidas no momento. Destaca seu orgulho em fazer parte deste grupo. Exibe apresentação com dados sobre a participação das mulheres na sociedade, tecnologia e as novas gerações, entre outros. Relata algumas das ações desenvolvidas pela entidade, como implantação da Nota Fiscal eletrônica, implantação de três novos conselhos e gestão integrada. Demonstra seu apoio a nova diretoria da entidade.
4 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, saúda o presidente Fernando Capez. Cumprimenta a diretoria antiga e a nova da Facesp e as autoridades presentes. Ressalta a importância da Facesp na parceria com a Frente Parlamentar de Empreendedorismo. Menciona que a volta de Alencar Burti é um momento especial, na busca de novos mercados e para inspirar novos empreendedores. Considera que dias melhores virão em razão das crises. Parabeniza a diretoria que deixa a Facesp e a nova gestão.
5 -  ARNEDIO OLIVEIRA
Chefe do Cerimonial da ACSP e da Facesp, faz a leitura dos termos de posse da Facesp e da ACSP.
6 -  ALENCAR BURTI
Presidente eleito da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo para o Biênio 2015-2017, cumprimenta o presidente Fernando Capez pela realização do evento nesta Casa e as autoridades presentes. Diz pertencer a uma fraternidade, pela qual criou um grande amor. Ressalta a falta de sintonia entre a população e governo. Afirma a necessidade de pensarmos no Brasil antes de tudo. Destaca valores como a integração, patriotismo, respeito à ética, para a construção de um País melhor para os nossos descendentes. Pede a união da Facesp e da ACSP para que possam participar dos problemas e soluções do País.
7 -  GUILHERME AFIF DOMINGOS
Ministro Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, saúda as autoridades presentes. Diz estar feliz de participar da troca de comando das entidades. Afirma que a troca deve ocorrer como em uma corrida de revezamento, para que haja uma sequencia do trabalho desenvolvido, e para que se possam manter as características e ideais da entidade. Ressalta ser inusitado um evento de posse dentro desta Casa, o que mostra que a parceria com o Legislativo é o caminho certo. Compara dados da perda de arrecadação do Brasil com o aumento da arrecadação das micro e pequenas empresas, responsáveis por 3,5 milhões de empregos nos últimos anos. Afirma que estes dados não são exibidos nas manchetes dos jornais. Lembra da luta pela defesa da pequena e micro empresa. Mostra as conquistas da categoria, como o Simples e o Simples Nacional, a luta contra a alta carga tributária, a transparência dos impostos pagos, diminuição do tempo para abertura e fechamento de empresas no País. Menciona a necessidade do Simples Social para facilitar a vida das entidades que sofrem para cumprir seus objetivos, devido à grande burocracia. Esclarece que a crise afeta apenas aqueles que especulam as bolsas. Diz que o País depende do espírito de luta e empreendedorismo.
8 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com entrega de placa, ao presidente da Facesp e da ACSP, Sr. Alencar Burti. Diz ser este o primeiro evento desta Legislatura. Afirma que o povo de São Paulo foi homenageado pela Facesp e ACSP, em razão deste evento ter ocorrido nesta Casa. Informa que sua missão como presidente desta Casa é unir o Poder Legislativo estadual e resgatar seu papel como um dos Três Poderes. Pede que grandes ideias sejam trazidas para este Parlamento, já que coisas importantes para a sociedade precisam começar e terminar nesta Casa. Lembra sua participação, em 1995, com Guilherme Afif Domingos no programa "Bom dia São Paulo", quando este disse que a crise é um momento de oportunidades. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp