19/03/2015 - 4ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/03/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / LUIZ CARLOS GONDIM
Secretaria : CARLOS GIANNAZI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  RICARDO MADALENA
Discorre sobre o trabalho para ser eleito como deputado nesta Casa. Elenca prioridades de seu mandato, no qual, afirma, representará a região do Vale do Paranapanema. Pede maior contribuição do Poder Público às Santas Casas. Defende a reforma tributária.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Anuncia a presença em Plenário de Said Mourad, ex-deputado estadual.
4 -  MILTON VIEIRA
Reitera seu compromisso com a ética e a fiscalização do uso dos recursos públicos. Enfatiza a necessidade de investimentos na Saúde. Tece elogios ao deputado Fernando Capez, novo presidente deste Parlamento.
5 -  CEZINHA DE MADUREIRA
Afirma ser esta uma época difícil para a política brasileira. Diz ter muito a aprender com os deputados mais antigos. Faz agradecimentos aos seus eleitores e aos funcionários desta Casa, por sua recepção. Argumenta que a família é a base da sociedade.
6 -  IGOR SOARES
Destaca o crescimento de seu partido, o PTN, nas últimas eleições. Informa ser o primeiro deputado estadual eleito pela agremiação em São Paulo. Lamenta que sua cidade, Itapevi, seja a única da Região Metropolitana de São Paulo que não tem uma escola técnica estadual. Afirma que esta será uma bandeira de seu mandato.
7 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Convoca uma sessão solene, a realizar-se em 13/04, às 20 horas, para "Realizar a abertura do V Seminário 'Esporte, Atividade Física e Saúde'", por solicitação do deputado Enio Tatto.
8 -  LECI BRANDÃO
Afirma que a diversidade de posições representadas nesta nova Legislatura é saudável para a democracia. Apoia o emprego de cotas para afrodescendentes em universidades e cargos públicos. Tece críticas ao projeto de lei que cria o Estatuto da Família, em tramitação no Congresso Nacional.
9 -  CORONEL TELHADA
Comunica o falecimento do major Luciano Monteiro Gomes. Critica matéria do "Estado de S. Paulo" sobre a quantidade de mortes causadas pela Rota. Repudia declarações do ouvidor da Polícia de São Paulo, Júlio César Neves, a respeito do assunto.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Anuncia a presença de Carlos Alberto Matos, ex-presidente do Sindicato da Guarda Civil Metropolitana. Informa que apresentou projeto de decreto legislativo revogando o decreto do Executivo que suspende, para 2015, o reajuste salarial dos servidores. Tece críticas ao Governo do Estado.
11 -  RAUL MARCELO
Critica a abertura do capital da Sabesp. Afirma que São Paulo tinha excesso de água tratada há 30 anos, após a conclusão do Sistema Cantareira. Ressalta o volume de água tratada perdido em vazamentos. Dá o exemplo de Tóquio, que tem um dos menores índices de perda do mundo.
12 -  LUIZ TURCO
Informa que este é o primeiro cargo eletivo que ocupa. Faz histórico de sua carreira política, no PT da região do Grande ABC. Propõe a criação de frente parlamentar que trate dos interesses do setor químico e petroquímico.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Saúda os municípios de Arandú, Aspásia, Barra Bonita, Caiuá, Corumbataí, Cravinhos, Flora Rica, João Ramalho, Meridiano, Panorama, Ribeirão Pires, São José da Bela Vista, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, Taiaçú e Vitória Brasil pelos seus aniversários.
14 -  CORONEL CAMILO
Critica o trabalho da Ouvidoria da Polícia Militar do estado de São Paulo. Considera que o ouvidor deve aprender mais sobre o trabalho da PM antes de realizar suas avaliações. Comenta diversos aspectos que fazem da profissão de policial uma carreira complexa.
15 -  RAUL MARCELO
Discorre sobre problemas da Saúde pública em São Paulo. Considera grave a epidemia de dengue em todo o estado e, em especial, em Sorocaba. Critica diversos aspectos da atual administração municipal de Sorocaba.
16 -  CAIO FRANÇA
Saúda seus eleitores pelo mandato obtido. Comenta diversos problemas da região do litoral de São Paulo, os quais serão prioridade em seu trabalho como parlamentar. Faz agradecimentos gerais pelo apoio a seu trabalho.
17 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Suspende a sessão por 1 minuto, por conveniência da Ordem, às 16h06min; reabrindo-a às 16h08min.
18 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Pelo art. 82, discorre sobre a crise hídrica no Alto Tietê. Afirma que a agricultura da região não pode ser prejudicada.
19 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Para comunicação, cobra que a Sabesp faça melhor manutenção em sua rede a fim de coibir vazamentos. Afirma que a falta de água irá encarecer o preço dos alimentos.
20 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Saúda a fala do deputado Luiz Carlos Gondim.
21 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, lembra a assembleia dos professores da Rede Estadual de Ensino Público, a ser realizada em 20 de março. Discorre sobre o estado atual da Educação pública em São Paulo. Critica o governo estadual pela situação, a qual considerou grave em vários aspectos. Saúda a presença de integrantes do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Comenta projeto de lei, aprovado nesta Casa em 2012, o qual, em sua avaliação, cometeu injustiça com a categoria Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.
22 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Assume a Presidência. Saúda a presença dos profissionais da área de fisioterapia e terapia ocupacional.
23 -  JOOJI HATO
Pelo art. 82, apoia a fala do deputado Luiz Carlos Gondim a respeito do prejuízo à agricultura da região do Alto Tietê pela crise hídrica. Discorre sobre a importância da agricultura para a sociedade.
24 -  WELSON GASPARINI
Pelo art. 82, tece considerações a respeito de pesquisa de opinião pública, entre jovens de 18 a 20 anos, sobre o tema Política. Afirma que o combate à corrupção está intimamente relacionado à redução da impunidade. Clama a seus pares que atuem de forma exemplar no exercício do mandato parlamentar, nesta Casa. Lamenta cerca de mil vetos a serem apreciados por esta Assembleia Legislativa.
25 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Manifesta-se sobre o pronunciamento do deputado Welson Gasparini.
26 -  WELSON GASPARINI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
27 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 19/03, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp