09/02/2015 - 2a Solene do Período Adicional

COMEMORAR OS 85 ANOS DO GRÊMIO RECREATIVO E CULTURAL ESCOLA DE SAMBA VAI-VAI
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/03/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : CHICO SARDELLI / LECI BRANDÃO
Secretaria : LECI BRANDÃO
1 -  THOBIAS
Mestre de Cerimônias Anuncia os componentes da Mesa.
2 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Leci Brandão, para "Comemorar os 85 anos do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Vai-Vai". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Parabeniza a iniciativa. Elogia os componentes da Escola de Samba Vai-Vai, pelo trabalho realizado ao longo desse período. Lembra que o Carnaval é a festa popular de maior impacto nacional. Enaltece o time de futebol Rio Branco, de Americana, sua cidade natal. Tece referências ao desfile deste ano.
3 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência. Pede bênçãos à Velha Guarda e às Baianas da Vai-Vai. Relata seu envolvimento com o samba paulistano, a partir dos desfiles na avenida Tiradentes. Lembra convite para ser comentarista dos desfiles das escolas de samba na Rede Globo. Cita o primeiro desfile da Vai-Vai que presenciara, que lhe recordou as escolas cariocas Império Serrano e Mangueira. Afirma que as cores preto e branco da agremiação lhe chamaram a atenção. Lamenta a diminuição da negritude nos desfiles. Comenta os ensaios técnicos da escola do Bixiga. Cita a repercussão do seu trabalho como comentarista. Agradece o carinho da comunidade. Entoou samba.
4 -  VALQUÍRIA RIBEIRO
Mestre de Cerimônias, anuncia homenagem ao músico Osvaldinho da Cuíca.
5 -  ALCIDES AMAZONAS
Subprefeito da Sé, cumprimenta a todos. Elogia a iniciativa da deputada Leci Brandão. Louva a história da escola, que está na sua área de atuação. Fala apreensão de seus integrantes sobre obra do Metrô, que vai afetar a sede atual. Cita o esforço de autoridades, que cederam espaço no Vale do Anhangabaú. Trouxe saudação do deputado Orlando Silva. Enaltece o tema deste ano, em homenagem à Elis Regina. Cumprimenta a ex-deputada estadual Ana Martins. Informa que, neste ano, 300 blocos devem desfilar na Capital.
6 -  VALQUÍRIA RIBEIRO
Mestre de Cerimônias, anuncia a exibição de vídeo, com mensagem do deputado federal Orlando Silva.
7 -  JAMIL MURAD
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, cumprimenta a deputada Leci Brandão. Recorda a sua ligação com a Vai-Vai, desde 1981. Acrescenta que a agremiação não só é a escola que tem mais títulos, mas a que une várias tendências da sociedade, visando o ideal comum. Ressalta o orgulho dos componentes da escola na preservação do samba. Argumenta que a Vai-Vai se assemelha a um quilombo de primeira grandeza.
8 -  VALQUÍRIA RIBEIRO
Mestre de Cerimônias, anuncia a presença e faz saudação à Corte do Carnaval de Jundiaí. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Anuncia apresentação musical, feita por componentes da Velha Guarda Musical e da Ala dos Compositores da Vai-Vai, acompanhados do Sr. Fernando Penteado, diretor de Harmonia, e do músico Osvaldinho da Cuíca.
9 -  FERNANDO PENTEADO
Diretor de Harmonia da Vai-Vai, que fez histórico sobre a Escola de Samba Vai-Vai, faz distinção da escola. Enaltece o legado deixado pelos ancestrais. Recorda a memória dos fundadores. Lembra sambas de 1930, já no prenúncio da Revolução Constitucionalista de 1932. Entoa um dos primeiros sambas-enredo, feito por "Henricão". Recorda sambas antológicos. Informa o significado da coroa e os ramos de café da bandeira da escola. Recorda que a escola é oriunda do Quilombo do Saracura. Louva o trabalho das quituteiras nas festas dos barões do café. Comunica que as cores são do time de futebol de então. Informa o surgimento formal da escola, que ostenta 14 títulos desde 1972, quando da oficialização do Carnaval, além de oito títulos como cordão.
10 -  AMERICO CALANDRIELLO
Vice-Presidente de Futebol Amador da Federação Paulista de Futebol, revela-se sensibilizado pelo convite. Ressalta o significado desta efeméride. Cumprimenta os integrantes da Velha Guarda. Fala de suas ligações com a escola. Recorda que era chefe da delegação que levou a escola para a Rússia, com 160 componentes. Enaltece a importância do samba paulistano. Elogia a atividade da deputada Leci Brandão. Faz louvação aos demais componentes da Mesa. Propõe o nome "Bela Vista Vai-Vai" à futura estação do Metrô a ser inaugurada na região.
11 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Destaca a importância do trabalho da Velha Guarda da Vai-Vai. Lamenta a ausência da mídia neste evento. Presta homenagem à Escola de Samba Vai-Vai, na pessoa da Sra. Olímpia dos Santos Vaz.
12 -  CLEUSA CARLOS VAZ ROSSI
Agradece a honraria prestada à sua mãe, Sra. Olímpia.
13 -  OSVALDINHO DA CUÍCA
Músico, enaltece a responsabilidade na defesa do pavilhão da escola. Recorda sambas de "Henricão". Lembra a biografia de vários compositores do bairro da Bela Vista, entre eles, o argentino Alfredo Le Pera, compositor de músicas de Carlos Gardel. Recorda vivências do bairro.
14 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Recorda suas origens cariocas. Agradece às conquistas que teve em São Paulo, como o título de "Cidadã Paulistana", fruto do reconhecimento da população. Destaca o seu comprometimento com questões populares. Cumprimenta o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, da qual foi paraninfa de uma das turmas. Enfatiza o seu amor por São Paulo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp