24/11/2014 - 49a Solene

HOMENAGEAR IN MEMORIAN O EX-MINISTRO E EX-DEPUTADO FEDERAL LUIZ GUSHIKEN
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/12/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : ADRIANO DIOGO
1 -  ADRIANO DIOGO
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Adriano Diogo, com a finalidade de "Homenagear In Memorian o Ex-Ministro e Ex-Deputado Federal Luiz Gushiken". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo com entrevista concedida por Luiz Gushiken ao cineasta Flávio Azm Rassekh.
2 -  GUILHERME GUSHIKEN
Faz agradecimentos gerais. Saúda a presença da comunidade de Okinawa, em Plenário. Lembra a fé Bahá'í do Brasil, pela proximidade e apoio a Luiz Gushiken, principalmente nos momentos mais difíceis de sua vida.
3 -  WASHINGTON ARAÚJO
Saúda os presentes. Faz agradecimentos gerais. Versa sobre virtudes de Luiz Gushiken e sua atuação em favor da democracia e da justiça no País. Afirma que o homenageado conduziu-se, politicamente, no sentido de reduzir as desigualdades sociais. Enaltece a personalidade sonhadora do ex-ministro. Relembra fatos que vivenciara com Luiz Gushiken.
4 -  LUIZ AZEVEDO
Ex-Deputado estadual, saúda os presentes. Transmite cumprimentos do ministro Ricardo Berzoini à família de Luiz Gushiken. Menciona condutas do ex-deputado federal, em estímulo ao diálogo com categorias patronais que inviabilizavam greves de trabalhadores. Afirma que o homenageado sonhava com a unidade mundial, que tivesse na paz seu pilar de sustentação. Relembra movimento contra o monopólio dos meios de comunicação. Acrescenta que Luiz Gushiken adotou medidas para constituir os fundos de pensão como fonte de investimento de longo prazo. Aduz que o homenageado pugnava por profunda renovação no PT.
5 -  AUGUSTO CAMPOS
Afirma que não imaginava que o movimento sindical de outrora geraria líderes como Luiz Gushiken, em razão do cenário ditatorial da década de 1970. Comemora o nascimento da CUT. Tece comentários acerca da relação conflituosa entre os movimentos sindicais e a ditadura. Faz narrativa histórica sobre a ideologia de esquerda implementada pelo PT.
6 -  LUCAS BUZATO
Ex-Deputado estadual, saúda os presentes. Faz reflexão histórica sobre o Sindicato dos Bancários. Lembra marcha de planfletagem. Afirma ter acompanhado Luiz Gushiken em primeira conversa com Lula, em São Bernardo do Campo. Rememora a criação do Sindicato dos Metalúrgicos e do Sindicato dos Metroviários.
7 -  RENATO SIMÕES
Deputado federal, ressalta a importância de Luiz Gushiken na constituição da CUT. Diz sentir profunda gratidão. Aduz que o homenageado simbolizava a confiança depositada no PT. Enaltece a generosidade de Luiz Gushiken.
8 -  ADEMAR MORINAGA
Saúda os presentes. Afirma ser conterrâneo e amigo de infância de Luiz Gushiken. Narra histórias vividas na cidade de Osvaldo Cruz.
9 -  SÍLVIO ARAGUSUKU
Afirma ter conhecido Luiz Gushiken quando a autoridade era presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Ressalta que o homenageado defendia debates em torno de um assunto, até o alcance do que denominava "consenso progressivo".
10 -  FLÁVIO AZM RASSEKH
Cineasta, defende o legado deixado por Luiz Gushiken. Qualifica o ex-ministro como um homem visionário. Menciona a criação de uma federação de países, desejo do homenageado.
11 -  ANTONIO MENTOR
Deputado estadual, saúda os presentes, parabeniza o deputado Adriano Diogo pela iniciativa em propor esta solenidade. Rememora a fundação do PT e a capacidade de Luiz Gushiken em formular propostas para o desenvolvimento do partido. Reporta-se à constituição de novo modelo de governo, implementado pelo PT.
12 -  ROGÉRIO SOTTILI
Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, saúda os presentes. Parabeniza o deputado Adriano Diogo por reconhecer a luta de militantes que visam o bem comum. Tece considerações acerca da fundação do PT e da CUT. Dá importância a conquistas e à construção de um governo democrático, a partir de 2002. Afirma sentir profunda admiração pelo homenageado, sobremaneira pela sua capacidade de ouvir. Discorre sobre momentos vivenciados com Luiz Gushiken.
13 -  ELIZABETH GUSHIKEN
Tece agradecimentos gerais pela homenagem prestada ao seu ex-marido.
14 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Faz comentários sobre a solenidade e a relevância da cultura japonesa. Lembra Hiroshima, Nagasaki e o massacre de Okinawa. Exibe imagens sobre a destruição da referida ilha. Acrescenta que Luiz Gushiken valorizou profundamente a cultura japonesa. Sintetiza a cerimônia na frase "Luiz Gushiken, quanta falta você faz".Tece agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp