17/11/2014 - 48a Solene

COMEMORAR O DIA DO SOKA GAKKAI E O 84º ANIVERSÁRIO DE SUA FUNDAÇÃO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/12/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : JOÃO CARAMEZ
1 -  JOÃO CARAMEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado João Caramez, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Soka Gakkai e o 84º Aniversário de sua Fundação". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo sobre a evolução da BSGI - Brasil Soka Gakkai Internacional. Faz a leitura de texto sobre a Soka Gakkai. Informa que é um privilégio realizar esta homenagem ao longo de seu mandato. Enfatiza a amizade e o carinho dos representantes da entidade. Cita lei que criou a efeméride. Comunica que a Soka Gakkai foi fundada no Japão, por Daisaku Ikeda. Acrescenta que seus discípulos visam o humanismo e a educação, na busca constante da paz e do diálogo. Lembra que os 13 anos do início da entidade foram difíceis, com a prisão de seus dirigentes. Faz histórico sobre o fundador, que faleceu na prisão, vítima de inanição. Ressalta o legado deixado por Ikeda, num Japão destruído no pós-guerra. Destaca a expansão da entidade, no Japão, e em mais de 190 países. Lê e comenta artigo "Nosso Poder para a Paz", ao destacar o poder do cidadão comum em transformar toda a Humanidade. Refere-se à dedicação aos jovens para sonhar e mudar o mundo.
2 -  ANTONIO NAKAMURA
Vice-Presidente da BSGI, reproduz propostas de paz de Daisaku Ikeda para este ano. Enfatiza a importância da vida humana. Comunica que 12 milhões de pessoas no mundo seguem os ideais da Soka Gakkai. Afirma que pequenos avanços levam a grandes transformações. Lembra que nas mãos dos jovens está o futuro, no sentido de modificar a história e o destino do mundo. Ressalta a luta constante pela paz e desenvolvimento do Brasil e do mundo. Fala da busca pela cidadania planetária, tendo em vista as consequências globais das ações humanas. Destaca a importância das questões solidárias e do trabalho voluntário. Faz citações sobre a sabedoria para a sobrevivência na Terra.
3 -  PATRÍCIA DUPIN
Doutora, discorre sobre o tema "A Soka Gakkai e a Criação de Valores". Recorda o desejo do educador, na valorização da educação e da cultura para a paz mundial. Lembra os princípios da coragem, do esforço e dos valores, que geram ondas de esperança. Ressalta a busca da cultura pelos saberes e emoções. Afirma que a educação é inseparável da cultura. Reproduz citações de correntes filosóficas contemporâneas. Destaca a importância do papel do professor neste mundo complexo. Reitera a busca pelo bem, pelos benefícios e pelo belo. Acrescenta que uma educação sólida leva aos princípios humanísticos, gerando nações que visam a paz para o futuro. Lembra o cuidado que devemos ter com relação às crianças e os jovens, num trabalho de longo prazo. Destaca pontos do livro "A Arte da Educação Humana Habilidosa", que deve ser lançado em 18/11, na sede da BSGI.
4 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Anuncia apresentação musical.
5 -  FERNANDO ROCHA
Doutor, reproduz citação sobre o planejamento para um dia e para um século. Enfatiza a importância do preparo das pessoas e da defesa da natureza. Faz analogia entre os princípios defendidos por Daisaku Ikeda com o Nepal e com Gandhi. Ressalta os valores do pacifismo. Lembra propostas de paz que a autoridade encaminha, anualmente, à ONU. Destaca a mensagem, encaminhada neste ano, sobre a formação de valores humanos, destacando o caráter e a escolha e discorre sobre ambos. Repudia os eventos belicistas em curso no mundo. Recorda que Ikeda propõe o desarmamento nuclear.
6 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Anuncia apresentação musical.
7 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, cumprimenta os componentes da Mesa. Ressalta a importância deste evento. Elogia o deputado Arnaldo Faria de Sá. Argumenta que vivemos num mundo conturbado. Enfatiza que a busca pela paz deve ser objetivo constante e permanente. Defende os princípios de Ikeda.
8 -  PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ
Agradece a participação de todos. Reitera a sua satisfação e orgulho em presidir esta solenidade, ao longo de seu mandato. Tece considerações sobre a representação parlamentar. Lembra as adversidades da vida, as quais precisamos enfrentar, combater e vencer. Afirma que a BSGI é uma alegria em sua vida, pela relação pessoal que mantém com os dirigentes. Acrescenta que esta solenidade reproduz os sentimentos de alegria, de esperança e de solidariedade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp