03/11/2014 - 44a Solene

HOMENAGEAR OS 25 DO SINDITEC - SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE TECELAGENS DE AMERICANA, NOVA ODESSA, SANTA BÁRBARA D'OESTE E SUMARÉ
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/11/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : CHICO SARDELLI
1 -  CHICO SARDELLI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Chico Sardelli, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os 25 anos do Sinditec - Sindicato das Indústrias e Tecelagens de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre o Sinditec.
2 -  ANTONIO MENTOR
Deputado Estadual, ressalta a importância da indústria têxtil para a região de Americana, no que tange à economia, geração de empregos e renda. Recorda os momentos de crise enfrentados pelo setor. Lembra a abertura das importações, nos anos 1990, que afetou a indústria familiar, bem como os faccionistas. Considera indiscriminado o processo de importação à época, por enfrentamento desigual em relação à produção brasileira. Lamenta o encerramento do transporte de passageiros por ferrovias, que afetou o comércio local. Enaltece a reação dos empresários, para modernizar a produção. Comenta a crise com a mudança no câmbio no final dos anos 90. Cita as mudanças atuais, visando competir com os produtos asiáticos. Elogia iniciativas do deputado Chico Sardelli, como a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Têxtil. Cita tratativas relativas ao tema.
3 -  ADELINO LEAL
Vereador à Câmara Municipal de Americana, agradece a presença de autoridades e empresários. Pede reflexão sobre a luta do sindicato para sobreviver às crises e encargos trabalhistas. Elogia o empenho dos deputados Chico Sardelli e Antonio Mentor. Destaca a importância da atividade na geração de emprego e renda, para que a cidade continue sendo referência na indústria têxtil. Informa que o sindicato participa de vários eventos relativos ao setor. Propõe ações para o fortalecimento da entidade.
4 -  ULISSES SILVEIRA
Vereador à Câmara Municipal de Americana, endossa as manifestações para que a entidade continue fortalecida, especialmente neste jubileu de prata. Cumprimenta os integrantes do sindicato. Discorre sobre a crise hídrica, para além das dificuldades econômicas. Lembra citação, segundo a qual, as dificuldades geram oportunidades. Elogia a atuação do deputado Chico Sardelli.
5 -  ANTONIO DE LIMA E SILVA
Vereador à Câmara Municipal de Americana, saúda os componentes da Mesa e demais presentes. Enfatiza a força e a luta pela indústria da região, que é um dos maiores PIBs do Brasil. Recorda problemas relativos às importações e os desafios da concorrência. Apela aos governos estadual e federal. Agradece o empenho deste Legislativo em defesa do setor.
6 -  OSWALDO NOGUEIRA
Vereador à Câmara Municipal de Americana, argumenta que são recorrentes os problemas do setor têxtil. Elogia a iniciativa do então deputado federal Chico Sardelli na criação da Frente Nacional da Indústria Têxtil, e questões decorrentes desde então. Lamenta que o setor esteja minguando. Comenta a procedência de produtos, antes da China, ampliada para outros países. Comunica a visita de empresários ao Paraguai e cita benefícios salariais e gastos com energia elétrica naquele país, 70% mais barata que a brasileira. Informa que a indústria têxtil decaiu, também, nos Estados Unidos. Destaca esforços para reabilitar o setor brasileiro.
7 -  CLAUDIO PERESSIM
Representando o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Santa Bárbara d'Oeste, elogia o trabalho do Sinditec, para fazer frente aos produtos estrangeiros. Lembra o início de sua carreira sindical, nos anos 80. Enfatiza a necessidade de empresas e empregados atuarem juntos. Lembra manifestação de grupo sindical contra os produtos chineses. Questiona aspectos profissionais na fabricação de produtos estrangeiros. Repudia o trabalho escravo, praticado em outros países, e mesmo no Brasil. Acrescenta que faltam regras para o meio ambiente. Parabeniza o esforço conjunto de representações do setor. Cumprimenta as mulheres presentes. Presta homenagem, com entrega de placa, ao presidente do Sinditec.
8 -  DIMAS ZULIAN
Presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), fala da justeza da homenagem. Ressalta a sua ligação pessoal com os deputados Antonio Mentor e Chico Sardelli. Destaca os vínculos da Acia com o Sinditec. Recorda lideranças que passaram pela entidade e homenageia seus antecessores. Enaltece as várias lutas pela sobrevivência do setor, que, adita, não deve temer o futuro.
9 -  JOSÉ ODÉCIO DE CAMARGO JÚNIOR
Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Americana, representando o prefeito de Americana Paulo Chocolate. Fala de sua representação. Recorda o som dos teares da cidade. Lamenta os prejuízos do setor têxtil nas fábricas familiares. Afirma que o Sinditec é uma esperança na luta contínua.
10 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Anuncia homenagem, com a entrega de um cartão de prata, de cujo texto dá conhecimento, ao Sr. Fábio Beretta Rossi, presidente emérito do Sinditec.
11 -  FÁBIO BERETTA ROSSI
Presidente Emérito do Sinditec, saúda os presentes. Recorda visita a esta Casa, quando da criação do polo têxtil da cidade de Americana. Cita proposta de redução do ICMS do setor. Discorre sobre a atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil. Comenta pontos de vídeo exibido. Considera que os encargos fiscais, trabalhistas e ambientais são "verdadeiro labirinto" para a produção. Reproduz citação do escritor Fernando Sabino.
12 -  DILEZIO CIAMARRO
Presidente do Sinditec, enaltece sua honra e responsabilidade como presidente da entidade. Recorda que, no passado, as reuniões tratavam de questões pontuais. Lembra que os problemas do setor cresceram, após 1985, com a importação do fio acetato. Elogia os líderes sindicais que, com ousadia e coragem, fundaram o sindicato, e propagaram a união, a coragem e a luta. Aponta problemas com a carga tributária e o comércio internacional, além dos descaminhos portuários. Elogia os esforços para que a cidade de Americana volte a ser "a Princesa Tecelã". Parabeniza os vários setores empresariais do município. Saúda o deputado Chico Sardelli e agradece a homenagem recebida.
13 -  PRESIDENTE CHICO SARDELLI
Agradece a todos os presentes. Ressalta seu orgulho em presidir esta solenidade. Cumprimenta o deputado Antonio Mentor por seu trabalho e distingue as questões ideológicas do convívio pessoal. Saúda as mulheres. Recorda os seus mandatos eletivos. Lembra a criação de frentes parlamentares em defesa do setor têxtil. Afirma que o fato de a cidade acordar com o barulho do tear transmite um sentimento de progresso. Recorda conquistas parlamentares para melhorar o segmento. Destaca a geração de empregos nesta indústria de transformação. Dá conhecimento de projeto sobre a logística reversa. Comenta sua participação na CPI do Trabalho Escravo, em curso neste Parlamento. Lamenta que o Brasil seja um dos maiores importadores desse tipo de atividade. Repudia o descumprimento de medidas sociais, educativas e ambientais, que desqualificam o trabalho do brasileiro. Discorre sobre a desigualdade na concorrência. Parabeniza o empresariado de Americana. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp