01/09/2014 - 115ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/09/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / LECI BRANDÃO
Secretaria : LECI BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Saúda as cidades de Leme e Mineiros do Tietê pela data comemorativa de seus aniversários.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Lembra a aprovação do PL 07/09, de sua autoria. Acrescenta que a propositura limita o número de alunos, nas salas de aula do ensino fundamental, que têm matriculado aluno com necessidades especiais. Informa que PL 517/07, que estabelece critérios e número máximo de alunos por classe, nas escolas estaduais, deve ser votado em breve. Clama pela construção de novas escolas, a fim de que a demanda seja suprida.
3 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência.
4 -  JOOJI HATO
Critica o governador Geraldo Alckmin pelo veto ao projeto de lei da "moto sem garupa". Reivindica a implementação de melhorias na Segurança Pública. Cita iniciativa do juiz Evandro Pelarin, da cidade de Fernandópolis, denominada "toque de acolher", em favor da proteção à criança e à juventude. Elogia o Governo do Estado pela sanção de projeto de lei que visa à colocação de câmeras de segurança em locais estratégicos.
5 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
6 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, informa que todos os projetos de lei, de sua autoria, aprovados nesta Casa, foram vetados pelo governador Geraldo Alckmin. Argumenta que dois vetos demoraram oito anos para serem derrubados. Acrescenta que ambos concediam direito à meia entrada, em apresentações artísticas e culturais, para professores da rede municipal.
7 -  LECI BRANDÃO
Demonstra insatisfação com fatos que denotam injúria racial. Cita caso ocorrido em partida de futebol entre Grêmio e Santos. Lê e comenta entrevista do goleiro Aranha, vítima do crime. Pede investigação e punição ao árbitro do jogo, por ignorar a ofensa. Registra que os autores do ato de cunho racista não representam o povo gaúcho.
8 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Faz coro ao discurso da deputada Leci Brandão. Ressalta a igualdade entre todos os cidadãos. Parabeniza o Sport Club Corinthians Paulista pela data comemorativa do seu aniversário.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Repudia a discriminação racial ocorrida em estádio de futebol. Afirma que a injúria perpetrada ilustra o que acontece no cotidiano da sociedade, de forma institucionalizada. Exige a punição dos envolvidos. Comenta a proteção às mulheres, via Lei "Maria da Penha". Diz ser necessário criminalizar a homofobia. Defende a inclusão, em currículo escolar, do ensino da cultura negra.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
11 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 02/09, à hora regimental, com ordem do dia. Lembra a realização da sessão solene, hoje, às 20 horas, para "Comemorar o Dia da Comunidade Alemã". Levanta a sessão.
alesp