05/09/2014 - 38a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/09/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara esta sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia da Ordem da Estrela do Oriente". Convida o público a ouvir, de pé, o e o "Hino Nacional Brasileiro". Esclarece quais são as motivações e os objetivos da Ordem da Estrela do Oriente. Destaca os trabalhos filantrópicos realizados pela Ordem. Faz histórico da fundação da organização no Brasil e no mundo. Cita em quais países a Ordem da Estrela do Oriente está presente. Lista os requisitos para que as jovens integrem o grupo. Enaltece sua importância na formação moral da juventude.
2 -  JULIANA PEREIRA CASAL
Representante da Ordem das Filhas de Jó, cumprimenta os presentes. Faz histórico da Ordem da Estrela do Oriente e a relaciona com a Ordem das Filhas de Jó. Esclarece que, para integrar ambas as ordens, é necessário possuir parentesco maçônico. Lê homenagem das Filhas de Jó para as integrantes da Ordem da Estrela do Oriente. Agradece o deputado estadual Fernando Capez pelo apoio às ordens maçônicas.
3 -  LETÍCIA CARMIN
Representante da Ordem do Arco-íris para Meninas, cumprimenta os presentes. Agradece aos membros da Ordem da Estrela do Oriente pela influência positiva à Ordem do Arco-íris para Meninas. Destaca o amor ao próximo e os trabalhos filantrópicos realizados por ambas as ordens.
4 -  MARASSENE SALLOUME VIEIRA
Grande Oradora do Grande Capítulo do estado de São Paulo, saúda os presentes. Cumprimenta as autoridades maçônicas e paramaçônicas. Informa que em 2010 foi promulgada, nesta Casa, lei que institui o Dia da Ordem da Estrela do Oriente, a ser comemorado no dia 31/08. Faz histórico da Ordem e lista seus valores. Lembra o Projeto Casa de Apoio a Pacientes com Câncer, na cidade de Barretos, uma iniciativa da Ordem da Estrela do Oriente.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a entrega da Estatueta ao Projeto Casa de Apoio do Grande Capítulo em homenagem ao Digno Grande Patriarca Armando da Silva Filho, realizada pela Grande Condutora Cleude Dutra Cunha. Presta homenagem ao Digno Grande Patriarca Armando da Silva Filho, com a entrega de um diploma.
6 -  ARMANDO DA SILVA FILHO
Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do estado de São Paulo, saúda os presentes e cumprimenta as autoridades maçônicas. Enfatiza a importância da caridade nos trabalhos sociais realizados pelas ordens da Maçonaria. Destaca o Projeto Casa de Apoio a Pacientes com Câncer, na cidade de Barretos.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem à Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do estado de São Paulo Rogéria Azevedo de Souza Pontes, com a entrega de um diploma.
8 -  ROGÉRIA AZEVEDO DE SOUZA PONTES
Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do estado de São Paulo, cumprimenta todas as autoridades presentes nesta solenidade. Destaca os valores morais defendidos pelas integrantes da Ordem Estrela do Oriente. Comemora a criação do Projeto Casa de Apoio a Pacientes com Câncer, na cidade de Barretos. Comenta que todas as ordens paramaçônicas atuam lado a lado visando o bem-estar social. Pede que seja reproduzido hino da maçonaria. Faz entrega da Estatueta do Projeto Casa de Apoio do Grande Capítulo ao deputado estadual Fernando Capez e ao Senhor Clóvis Messias, representando o deputado estadual Bruno Covas.
9 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Convida a Grande Matriarca Adjunta Julia Cellina Machado para realizar a entrega da Estatueta do Projeto Casa de Apoio do Grande Capítulo à Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do estado de São Paulo Rogéria Azevedo de Souza Pontes, pela idealização e realização do Projeto Casa de Apoio a pacientes com câncer. Destaca a importância da realização de sessões solenes a fim de homenagear as ordens maçônicas. Agradece aos grupos pela contribuição à sociedade brasileira. Discorre sobre sua carreira como promotor público. Informa que continuará apoiando as ordens maçônicas com homenagens e em seus projetos sociais. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp