08/08/2014 - 32a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DO CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA/SP
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/08/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : EDSON GIRIBONI
1 -  EDSON GIRIBONI
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, com a finalidade de comemorar os "80 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo - Crea-SP". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  MESTRE DE CERIMÔNIAS
Nomeia as autoridades presentes.
3 -  ANTONIO MARCOS DE AGUIRRA MASSOLA
Diretor da Escola de Engenharia de Lorena, discorre sobre a importância do Crea-SP, que, acrescenta, é uma associação de classe exemplar. Afirma que a entidade defende os interesses do povo paulista e enfrenta desafios constantes, a seu ver inerentes às atividades dos associados. Tece comentários sobre o papel da instituição no desenvolvimento do País. Destaca que as atividades exercidas pela diretoria do Crea-SP não são remuneradas. Relata que a entidade seleciona, todos os anos, os melhores alunos dos cursos de Engenharia e concede a eles títulos de honra ao mérito. Fala sobre a atuação do Crea-SP na divulgação da profissão em escolas de nível médio. Parabeniza a instituição pelos seus 80 anos.
4 -  MURILO CELSO DE CAMPOS PINHEIRO
Presidente da Federação Nacional dos Engenheiros e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, representando os profissionais do âmbito tecnológico, destaca a justeza da homenagem e a importância da comemoração dos 80 anos do Crea-SP. Parabeniza Francisco Kurimori, presidente da instituição, pela sua gestão, a seu ver democrática e séria. Tece comentários sobre o papel fiscalizador da entidade, que, adita, protege a sociedade contra os maus profissionais.
5 -  ITAMAR BORGES
Deputado estadual, elogia o deputado Edson Giriboni, cujo trabalho considera exemplar, tanto neste Parlamento quanto na Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Destaca a importância do trabalho de Francisco Kurimori à frente do Crea-SP. Defende a valorização dos profissionais de Engenharia e Agronomia. Coloca-se à disposição do Crea-SP. Afirma que a entidade recebe homenagem não apenas da Assembleia Legislativa, mas do povo paulista. Discorre sobre sua atuação como presidente da Comissão de Atividades Econômicas desta Casa.
6 -  VALDIR BERGAMINI
Presidente da Faeasp - Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo, representando as entidades de classe do âmbito tecnológico, parabeniza o Crea-SP pelos seus 80 anos. Discorre sobre a importância da instituição para a sociedade paulista.
7 -  PRESIDENTE EDSON GIRIBONI
Presta homenagem ao Sr. Francisco Kurimori, presidente do Crea-SP, com a entrega de uma placa comemorativa dos 80 anos da instituição.
8 -  FRANCISCO KURIMORI
Presidente do Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, agradece ao presidente Samuel Moreira pela convocação desta solenidade. Faz histórico de sua carreira, que teve início no sindicalismo. Cita a participação dos sindicatos no Crea-SP e na fiscalização dos profissionais. Menciona a variedade de associações profissionais e instituições de ensino que participam do conselho da entidade. Enaltece a atuação parlamentar dos deputados Edson Giriboni e Itamar Borges. Destaca o trabalho dos presidentes anteriores do Crea-SP. Afirma ter, nesta sessão, a oportunidade de fazer um agradecimento geral a todos os que participaram da história da entidade. Critica a diminuição da carga horária dos cursos superiores na área de Engenharia. Declara que não se pode valorizar mais a quantidade de profissionais formados anualmente que a qualidade. Afirma que o problema deve ser resolvido na base, no ensino fundamental e médio. Relata que o Crea-SP busca sempre melhores formas de atender à sociedade. Defende a permanência dos tecnólogos nos conselhos regionais e no Confea - Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Opina que a exclusão dos técnicos de nível médio do sistema profissional se deve a decisões políticas equivocadas. Afirma que a defesa da ética deve acontecer na prática, e não apenas do discurso. Agradece a todos.
9 -  PRESIDENTE EDSON GIRIBONI
Transmite os cumprimentos do deputado Samuel Moreira, presidente desta Casa. Afirma ser este um momento de reflexão a respeito dos desafios futuros. Comenta que o Brasil é um país em desenvolvimento, que enfrenta problemas como o crescimento desordenado e o desrespeito ao meio ambiente, entre outros. Afirma que os engenheiros podem contribuir para transformar o País em um exemplo para o mundo. Parabeniza o Crea-SP pelos seus 80 anos de existência. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp