18/06/2014 - 86ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/07/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / ULYSSES TASSINARI / SAMUEL MOREIRA
Secretaria : ULYSSES TASSINARI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Lembra que hoje é comemorado o aniversário da cidade de Bastos, na região da Alta Paulista.
2 -  OLÍMPIO GOMES
Lamenta a morte do soldado da Polícia Militar Wesley Vanderlei Pietro, baleado no dia 13/06 e enterrado domingo, no dia 15/06, na cidade de Mauá. Lê carta da mãe do soldado.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Convoca as seguintes sessões solenes, a serem realizadas: em 18/08, às 20 horas, para "Comemorar o Dia do Maçon", a requerimento do deputado Aldo Demarchi; em 04/08, às 20 horas, para "Homenagear o Jornal Semanário da Zona Norte pelos 15 anos de existência", a pedido do deputado Edson Ferrarini; e em 15/08, às 19 horas, a fim de "Comemorar o Dia da Liderança Jovem"; a requerimento do deputado Fernando Capez.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Menciona matéria do jornal "O Estado de S. Paulo" sobre a falta de bibliotecas nas escolas públicas municipais e estaduais. Pede a aprovação de projeto de lei, de sua autoria, que propõe a obrigatoriedade da implantação de salas de leitura e informática em todas as escolas da rede estadual de ensino. Critica a gestão do Governo PSDB no estado de São Paulo no que concerne à educação pública.
5 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Lembra que hoje se comemora o Dia do Rádio Taissô.
6 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Parabeniza os descendentes de japoneses pelos 106 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Comemora a inauguração do Hospital Waldemar Costa Filho, em Mogi das Cruzes. Elogia o Governo do Estado e o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli pela obra. Destaca o credenciamento de leitos de UTI em Monte Alto para atender aos pacientes do SUS.
7 -  ULYSSES TASSINARI
Assume a Presidência.
8 -  JOOJI HATO
Menciona sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Paulo em homenagem aos 106 anos da Imigração Japonesa no Brasil, na qual esteve presente. Cita diversos eventos comemorativos em todo o estado de São Paulo em razão da data. Discorre sobre a importância da contribuição cultural nipônica em nosso País.
9 -  HAMILTON PEREIRA
Faz menção aos 106 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Considera que o nosso País é onde ocorre a maior miscigenação entre os diversos povos e etnias. Diz estar emocionado com a integração entre os povos que vem ocorrendo no Brasil durante a Copa do Mundo.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Comenta que o conselheiro Robson Marinho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é acusado de improbidade administrativa e de pagar propina no caso Alstom. Defende que esta Casa não se omita quanto a este caso e cumpra seu papel investigativo. Pede que os acusados venham a este Parlamento prestar esclarecimentos.
11 -  OSVALDO VERGINIO
Cumprimenta vereadores de diversos municípios presentes nesta Casa. Critica os hospitais particulares de Osasco, que não prestam atendimento de qualidade aos conveniados. Defende que os convênios médicos sejam investigados.
12 -  OSVALDO VERGINIO
Solicita a suspensão dos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.
13 -  PRESIDENTE ULYSSES TASSINARI
Defere o pedido e suspende a sessão às 15h31min.
14 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h35min.
15 -  JOÃO PAULO RILLO
Pelo art. 82, afirma que a Copa do Mundo no Brasil tem sido bem-sucedida, a despeito da oposição de setores da sociedade a sua realização. Declara que o apoio ao evento não implica em posicionamento acrítico quanto à corrupção no futebol. Destaca elogios feitos por turistas e pela imprensa estrangeira à organização da Copa. Critica ofensas dirigidas à presidente Dilma Rousseff no jogo de abertura da competição. Tece críticas a Aécio Neves.
16 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, menciona a aprovação do Plano Nacional de Educação, pelo Congresso Nacional. Lamenta a inclusão, nos 10% do PIB destinados à Educação, de gastos com programas que envolvem instituições privadas, como o ProUni. Critica a inexistência de Plano Estadual de Educação em São Paulo. Defende a criação de plano de carreira para o Magistério público paulista.
17 -  CAMPOS MACHADO
Pelo art. 82, repudia vaias e ofensas dirigidas à presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo. Argumenta que a manifestação denigre a imagem do País e não tem o apoio da maior parte da população. Critica a participação de black blocs em protestos contrários à realização do evento. Afirma que a Copa não pertence a partidos ou governantes, e sim aos brasileiros.
18 -  ED THOMAS
Pelo art. 82, relata visita do governador Geraldo Alckmin ao Pontal do Paranapanema, em que foram anunciados investimentos e obras na região. Defende que o Governo facilite o acesso a benefícios destinados à agricultura familiar. Lembra que a Secretaria de Agricultura tem um dos menores orçamentos do estado. Faz apelo ao Executivo quanto a diversas necessidades da região. Destaca a necessidade de melhorias no acesso à Saúde.
19 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Pelo art. 82, discorre sobre convenção estadual do PT, em 15/06, que oficializou candidaturas para as eleições majoritárias de outubro. Afirma que 22 milhões de empregos foram gerados nos três mandatos em que o PT ocupou a Presidência da República. Menciona o Bolsa Família e outros programas sociais do governo federal, assim como o crescimento econômico nos últimos 12 anos. Declara que o Brasil é um novo país.
20 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Convoca uma sessão extraordinária, a realizar-se hoje, com início dez minutos após o término da presente sessão.
21 -  JOÃO PAULO RILLO
Requer o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.
22 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 24/06, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão extraordinária, com início às 19 horas de hoje. Levanta a sessão.
alesp