06/06/2014 - 28a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DE PORTUGAL
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/06/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional de Portugal" e o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  ANTONIO DE ALMEIDA E SILVA
Presidente da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, agradece ao deputado Fernando Capez pela iniciativa desta solenidade. Destaca a integração da comunidade portuguesa à sociedade brasileira, cujo acolhimento agradece. Enfatiza a importância da efeméride para os portugueses, dentro e fora de seu país. Afirma ser um momento de reflexão sobre o futuro de Portugal. Enaltece a figura de Camões, que, a seu ver, sintetiza o espírito português. Discorre sobre o pioneirismo de Portugal na época das grandes navegações. Ressalta a identidade histórica e cultural que o país tem com o Brasil.
3 -  PAULO LOPES LOURENÇO
Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, saúda a iniciativa do deputado Fernando Capez de realizar esta sessão. Faz histórico da nação portuguesa. Afirma que a ética do trabalho ajudou a moldar os países lusófonos. Ressalta a contribuição das comunidades luso-brasileiras ao desenvolvimento da sociedade. Enaltece os homenageados desta sessão. Declara que Brasil e Portugal partilham uma herança cultural comum. Defende a integração e cooperação entre os dois países. Conclui que esta solenidade é um momento para refletir sobre o futuro.
4 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, enviadas por diversas autoridades. Presta homenagens, com entrega de diplomas. Menciona a polêmica envolvendo o rebaixamento da Portuguesa para a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. Afirma que o caso está sendo analisado pela Justiça. Informa ter apresentado, nesta Casa, projeto que cria o "Dia do Fado" no estado de São Paulo.
5 -  ROBERTO SENISE LISBOA
Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, agradece pela homenagem, em nome dos demais. Faz citação de Luís de Camões. Argumenta que Portugal foi pioneiro da globalização, na era dos descobrimentos. Manifesta seu orgulho por representar a comunidade lusitana. Destaca sua participação em parcerias acadêmicas com universidades portuguesas. Ressalta a importância política, científica e artística de Portugal. Lembra que São Paulo é a maior cidade de língua portuguesa do mundo, e abriga a quinta maior colônia portuguesa. Discorre sobre ação civil pública a respeito do caso da Portuguesa, rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia apresentação do Grupo Folclórico Casa de Portugal, de São Paulo. Informa que o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é comemorado em 10 de junho, aniversário da morte de Luís de Camões. Afirma que o espírito empreendedor português foi fundamental para o desenvolvimento do estado de São Paulo e do Brasil. Declara ser uma honra para este Parlamento realizar a presente sessão. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp