12/05/2014 - 14a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO POLICIAL MILITAR FEMININO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/05/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para comemorar o "Dia do Policial Militar Feminino". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 1º Sargento da PM, Jéferson Bernardo.
2 -  ROBERTO DE LUCENA
Deputado federal, saúda os presentes, em nome do presidente da Câmara dos Deputados do Congresso Nacional, deputado Federal Henrique Eduardo Alves. Cita projeto de lei que versa sobre o tempo de aposentadoria para policiais. Afirma que sua bancada, a do PV, votou favoravelmente à proposta. Lamenta que a presidente Dilma Rousseff tenha vetado a propositura. Manifesta-se pela aprovação da PEC 300. Enaltece o trabalho da policial feminina. Tece elogios ao deputado Fernando Capez, pela iniciativa em convocar esta solenidade. Destaca os desafios da Segurança Pública. Reconhece o trabalho da Polícia Militar, o qual considera um sacerdócio.
3 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado estadual, cumprimenta os presentes. Enfatiza o papel do Cel PM Benedito Roberto Meira, Comandante Geral da Polícia Militar. Lembra a execução da policial feminina Marta Umbelina da Silva, em 2012, ao chegar em sua residência. Tece críticas ao Governo do Estado de São Paulo, que não paga a devida indenização a familiares de policiais assassinados, em razão de sua profissão. Defende a aposentadoria especial à policial feminina no Estado de São Paulo, já aprovada por outros Estados. Repudia a política salarial aplicada pelo Executivo à categoria. Parabeniza a policial feminina pelo trabalho em favor da sociedade.
4 -  EDSON FERRARINI
Deputado estadual, lembra o surgimento da policial feminina, na década de 50. Considera errônea a imagem que a grande mídia apresenta da Polícia. Lamenta que a imprensa se cale diante dos interesses da corporação, não saindo em sua defesa. Cita dados da criminalidade. Elenca vantagens conquistadas para a categoria durante seus mandatos. Lembra a atuação militar de seu pai, já falecido.
5 -  SARAH MUNHOZ
Deputada estadual, agradece aos presentes pelo trabalho. Diz que seu pai fora militar, assim como sua irmã. Enfatiza a preocupação de familiares de policiais, diante da incerteza de retorno de seus entes, ao final de um dia de trabalho.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com a entrega de mimo, ao ex-deputado Cabo Wilson, autor da Lei 11.249/02, que instituiu o Dia do Policial Militar Feminino.
7 -  WILSON MORAIS
Cabo da PM, faz agradecimentos. Tece elogios aos deputados Fernando Capez, Olímpio Gomes e Edson Ferrarini. Destaca a valorização da policial feminina. Dá conhecimento de que o efetivo feminino no Estado de São Paulo é de dez mil policiais. Discorre sobre processo trabalhista que tramita na Justiça, em favor da Polícia Militar.
8 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com a entrega de placa, ao Dr. Paulo Lopes de Ornellas, advogado, com atuação de destaque na defesa dos 25 anos para a aposentadoria das policiais femininas de São Paulo. Anuncia o filme "Policial Feminino". Presta homenagem às policiais militares que se destacaram no cumprimento do dever, com a entrega de placas de reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Faz a leitura da síntese histórica de cada uma das homenageadas.
9 -  MARIA APARECIDA DE CARVALHO YAMAMOTO
Coronel, leu discurso em homenagem às policiais femininas.
10 -  BENEDITO ROBERTO MEIRA
Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel PM, agradece ao deputado Fernando Capez, solicitante desta sessão solene. Enaltece os deputados estaduais presentes. Destaca a carreira galgada pela Cel Cláudia Rigon Barbosa, Comandante do Policiamento de Área Metropolitana 6. Conta sua história familiar, que teve início quando se casou com uma ex-policial feminina. Explica que ela pedira exoneração da corporação, para dedicar-se à família. Discorre sobre as várias funções da mulher. Dá ênfase à cobrança que a Polícia sofre por parte da sociedade. Lembra os policiais assassinados em serviço. Diz o quão difícil é o momento da perda. Tece críticas à parcela da população que defende a desmilitarização da Polícia. Faz agradecimentos gerais.
11 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Faz a entrega de flores a três policiais femininas, representando as demais. Fala de seu trabalho em favor da Polícia Militar. Enfatiza a observância ao texto expresso na Constituição Federal, o qual versa sobre o prazo para aposentadoria de servidores públicos. Acrescenta que o prazo é diferenciado para profissões consideradas de risco. Apresenta breve resumo de suas ações, incluindo a elaboração de proposituras que tratam de assuntos de interesse da Polícia Militar. Lê relato da situação dos 25 anos das policiais femininas para a aposentadoria. Cita versículo bíblico. Anuncia apresentação de canto do Grupo Voz e Adoração em homenagem às mulheres policiais de São Paulo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp