05/05/2014 - 13a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO CONTABILISTA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/05/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES / JOOJI HATO
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  MARCOS VINÍCIUS
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Itamar Borges, para comemorar o "Dia Do Contabilista". Afirma incansável o trabalho do deputado Itamar Borges. Destaca a importância da profissão de contabilista, em vários campos, e fundamental para as empresas. Felicitou a todos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  MARCOS VINÍCIUS
Mestre de Cerimônias, dá conhecimento de homenagem deste Parlamento, por meio da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, presidida pelo deputado Itamar Borges, ao Sescon e a Aescon, na pessoa de seu presidente, Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior, pela relevante parceria na operacionalização da Secretaria Executiva da referida frente.
5 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência.
6 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, cumprimenta a todos. Fala de sua alegria em participar deste evento. Elogia o trabalho do deputado Itamar Borges em defesa do empreendedorismo. Comenta deliberações no Congresso Nacional. Questiona as autoridades fiscais, pela burocratização do sistema. Discorre sobre assuntos relativos à Receita Federal e portarias da Secretaria da Fazenda. Elogia a defesa das empresas e a luta dos contabilistas. Reconhece o trabalho da categoria, imprescindível para as empresas.
7 -  CÉLIA LEÃO
Deputada Estadual, cumprimenta os componentes da Mesa e demais presentes. Fala de seu aprendizado com o pai do Sr. Sérgio Approbato Machado Júnior. Comenta livreto distribuído pelo deputado Itamar Borges, relativo à frente parlamentar que preside. Recorda a atuação do parlamentar como prefeito de Santa Fé do Sul. Faz reflexão sobre a atuação política. Comenta a citação "Ordem e Progresso" da Bandeira Nacional. Elogia o trabalho dos contabilistas e entidades do setor em prol do desenvolvimento brasileiro.
8 -  EDIR SALES
Vereadora à Câmara Municipal de São Paulo, recorda a sua passagem por esta Casa. Cumprimenta os componentes da Mesa e a classe dos contabilistas, na pessoa do Sr. Domingos. Elogia o impresso da frente parlamentar, presidida pelo deputado Itamar Borges. Fala da importância do "Dia do Contabilista". Discorre sobre a importância da profissão no desenvolvimento da sociedade. Lembra que foi a primeira profissão regulamentada em 1931. Argumenta que os desafios são constantes, e inovam em várias áreas, e fundamentais para a saúde financeira das empresas. Dá conhecimento da íntegra de Voto de Júbilo da Câmara Municipal de São Paulo ao deputado Itamar Borges.
9 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Comenta a publicação do relatório da Frente Parlamentar distribuída ao público. Comenta atividades da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal - Frepem, que preside. Saúda os que seriam homenageados. Cita dados do empreendedorismo em São Paulo, que chega a dois milhões de empresas e quase 900 mil empresários individuais. Ressalta a independência, a competência e a dedicação dos empreendedores, como exemplo de São Paulo, por gerar progresso, emprego e renda, fato que se reflete no País. Lamenta a burocracia e a carga tributária. Recorda a sua atuação como prefeito de Santa Fé do Sul. Enfatiza que os contabilistas são a "bússola" para as diretrizes das empresas. Tece considerações sobre o cenário externo, a inflação, liquidez, taxa de juros e estímulos monetários dos Estados Unidos. Agradece ao Sescon pela parceria na frente parlamentar. Presta homenagem, com entrega de placas, a várias autoridades.
10 -  SÉRGIO APPROBATO MACHADO JÚNIOR
Presidente do Sescon - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e da Aescon - Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo, cumprimenta os componentes da Mesa. Considera sólido o elo das entidades do setor para com este Legislativo. Informa que as reivindicações da categoria são atendidas, e tem contribuído para a economia paulista. Elogia a frente parlamentar presidida pelo deputado Itamar Borges. Cita benefícios para as micros e pequenas empresas. Enfatiza os desafios e responsabilidades constantes da categoria, como a globalização e transformação nesta era digital. Lamenta o "labirinto" tributário e repudia a burocracia. Argumenta que os contabilistas orientam os processos, e são excelência na prestação de contas e no equilíbrio fiscal. Adita que a categoria é responsável pela geração de emprego e renda. Parabeniza os profissionais. Agradece ao deputado Itamar Borges. Elogia o trabalho de sua diretoria na frente parlamentar.
11 -  MARIO ELMIR BERTI
Membro da Fenacon, Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis, que fala em nome dos homenageados, manifesta seu sentimento de gratidão pelo reconhecimento profissional dos contabilistas. Cumprimenta os dirigentes das várias entidades presentes. Reflete sobre a atividade contabilista. Fala de sua formação, na década de 60, na Universidade Federal do Paraná. Recorda as mudanças ocorridas ao longo desse período. Afirma que a atividade lida com o investimento, tecnologia e treinamento. Considera significativas as conquistas da categoria. Cita a dificuldade na deliberação de projetos federais. Comenta a correção na tabela do Imposto de Renda e do Bolsa Família. Lembra notícia sobre a renúncia fiscal. Enaltece a luta dos profissionais das várias entidades. Destaca a importância em retribuir, com o trabalho sindical, as conquistas pessoais da profissão.
12 -  PRESIDENTE ITAMAR BORGES
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp