31/03/2014 - 37ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/04/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : OSVALDO VERGINIO / JOOJI HATO
Secretaria : OSVALDO VERGINIO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia o aniversário das cidades de Pirajuí, Jambeiro, Orlândia, Borá e Fartura, a quem parabeniza.
2 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Lê manifesto, de sua autoria, acerca da morte do operário Fabio Hamilton da Cruz, na Arena Corinthians. Destaca que esta é a oitava morte ocorrida em estádios que serão sede dos jogos da Copa do Mundo. Lembra acidentes fatais anteriores. Discorre sobre a pressão da Fifa sobre as autoridades brasileiras, exigindo que as obras, nos estádios, fossem aceleradas. Cita os riscos de acidentes, decorrentes da pressa na execução das mesmas.
3 -  OSVALDO VERGINIO
Assume a Presidência. Saúda seu filho, Caíque Guilherme, que visita este Parlamento.
4 -  JOOJI HATO
Comenta a morte de ex-policial, assassinado a tiros, por um garupa de moto. Lembra outros casos de homicídio no trânsito, praticados por motociclistas. Presta homenagem às mulheres, com ênfase às mães brasileiras. Cita projeto de lei, de sua autoria, que proíbe a moto com garupa. Lamenta que a matéria tenha sido vetada pelo governador Geraldo Alckmin.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Informa que foi protocolado pedido de convocação do reitor da USP, Marco Antonio Zago, para justificar motivos que levaram a cortes orçamentários, na ordem de 35%. Menciona que entulhos contaminados foram jogados em terreno da Universidade de São Paulo. Lembra o início das aulas na USP Leste no dia de hoje, o que, a seu ver, trará muitos transtornos aos alunos. Acrescenta que os estudantes deverão ser deslocados para outras entidades universitárias, por conta de problemas estruturais naquele local. Combate ações do ex-reitor da USP, João Grandino Rodas, cuja gestão foi negativamente avaliada por este parlamentar.
6 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e discorre sobre o Golpe Militar. Lembra amigos seus que foram torturados no antigo regime. Elogia a Comissão da Verdade, instalada nesta Casa, para averiguar violações de direitos humanos durante o período ditatorial, que foi de 1964 a 1985.
7 -  OSVALDO VERGINIO
Saúda o deputado federal Ricardo Izar. Cumprimenta seu filho, Kayque Guilherme. Tece elogios à Alda Marco Antonio, a quem parabeniza pela ação partidária. Comenta visita à periferia de Osasco, nesta manhã, para avaliar os serviços nas estações de trens. Destaca a importância do transporte sobre trilhos. Chama a atenção para o grande número de veículos abandonados nas ruas de São Paulo. Alerta que muitos deles acabam se tornando focos para o mosquito da dengue.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Fala sobre o Golpe Militar, ocorrido em 1964, o qual adita, foi um longo período de ditadura assassina e sanguinária no Brasil. Discorre sobre aspectos do antigo regime. Repudia a falta de punição de autoridades da época, que praticaram a tortura. Enaltece o trabalho da Comissão da Verdade deste Legislativo, presidida pelo deputado Adriano Diogo.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Comenta participação em assembleia de professores, realizada na última sexta-feira, na Praça da República. Elenca reivindicações apresentadas pela categoria, como a implementação de um plano de carreira. Critica o modelo de remuneração do magistério. Enfatiza problemas como a superlotação de salas de aulas e a violência nas escolas. Manifesta apoio à luta da classe, em âmbito estadual.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
11 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Informa que se comemora, hoje, o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Ressalta a importância da boa alimentação. Destaca três necessidades básicas, a saber, a sede, a fome e o sono. Lembra que o sal, o açúcar e a gordura, em excesso, são nocivos à saúde. Convoca os Srs. deputados para a sessão ordinária de 01/04, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão solene, hoje, às 20 horas, para "Comemorar os 68 anos da Igreja Avivamento Bíblico". Levanta a sessão.
alesp