24/03/2014 - 6a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/04/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : SAMUEL MOREIRA / JOOJI HATO
1 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Abre a sessão. Informa que esta Presidência convocara a presente sessão solene, a requerimento da bancada feminina desta Assembleia Legislativa, composta pelas deputadas Ana do Carmo; Ana Perugini; Célia Leão; Heroilma Soares; Leci Brandão; Maria Lúcia Amary; Rita Passos; Sarah Munhoz; Telma de Souza; e Regina Gonçalves, com a finalidade de comemorar o Dia Internacional Da Mulher. Convida o público a ouvir de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes. Enfatiza o mérito das conquistas das mulheres na sociedade. Elogia o trabalho das deputadas desta Casa.
2 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência. Parabeniza todas as mulheres pelo seu dia. Lembra incêndio criminoso ocorrido em fábrica de Nova Iorque, no dia 8 de março de 1911, e da instituição do direito ao voto feminino no Brasil, em 1934. Discorre sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. Enaltece o trabalho das deputadas desta Casa. Ressalta que o Brasil é presidido por uma mulher. Destaca a luta e a garra da mulher em seu dia a dia. Elogia o trabalho realizado por Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo.
3 -  VANESSA DAMO
Deputada Estadual, cumprimenta todos os presentes. Menciona que as mulheres se destacam em diversas áreas de atuação. Exalta o trabalho desenvolvido pela empresária Maria Beatriz Setti Braga. Comenta o enfrentamento das mulheres aos preconceitos e a dificuldade em conciliar o trabalho com a família. Homenageia a Sra. Maria Beatriz Setti Braga, com entrega de placa e flores.
4 -  ANA PERUGINI
Deputada Estadual, tece considerações sobre o termo "deputadas", presente no Regimento Interno desta Casa. Considera baixa a participação de mulheres na política brasileira. Reivindica condições para que a Lei Maria da Penha seja efetivamente aplicada. Comemora a disponibilização da vacina contra HPV na rede pública de Saúde. Ressalta o papel de Márcia Fuzaro Terra Cardial nessa conquista. Presta homenagem, com entrega de placa e flores, à Sra. Márcia Fuzaro Terra Cardial.
5 -  ANA DO CARMO
Deputada Estadual, cumprimenta todos os presentes. Destaca a batalha das mulheres para conciliar jornada de trabalho e família. Elogia a luta de Salomé Oliveira Miranda em defesa do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e das mulheres trabalhadoras rurais. Homenageia a Sra. Salomé Oliveira Miranda, com entrega de placa e flores.
6 -  ANA KALYNE
Mestre de Cerimônias, lê mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades.
7 -  CÉLIA LEÃO
Deputada Estadual, ressalta que o mérito das mulheres é consequência de luta e trabalho sério. Cita nomes e elogia o trabalho de diversas personalidades femininas. Enaltece o trabalho executado pelas donas de casa. Exalta a Sra. Ana Maria Veroneze Beira pelo desenvolvimento de ações assistenciais na cidade de Amparo. Cita frase de Cora Coralina sobre a transmissão de conhecimento. Presta homenagem, com entrega de placa e flores, à Sra. Ana Maria Veroneze Beira.
8 -  HEROILMA SOARES
Deputada Estadual, discorre sobre a trajetória política e de vida de Conceição Aparecida Alvino de Souza. Enaltece sua contribuição para a sociedade através de fundos sociais. Faz paralelo entre o número de eleitores femininos e de parlamentares do mesmo sexo no País. Homenageia a Sra. Conceição Aparecida Alvino de Souza, com entrega de placa e flores.
9 -  LECI BRANDÃO
Deputada Estadual, enaltece o papel de sua mãe em sua vida. Agradece a orientação recebida de suas colegas deputadas. Tece considerações sobre a discriminação racial. Destaca a importância de Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo, em sua carreira política. Presta homenagem, com entrega de placa e flores, à Sra. Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo.
10 -  MARIA LÚCIA AMARY
Deputada Estadual, manifesta-se orgulhosa pela luta das deputadas desta Casa. Enaltece o papel de Maria Lúcia Marques Henrique Moraes Coutinho na área social e no voluntariado, em prol dos menos favorecidos. Homenageia a Sra. Maria Lúcia Marques Henrique Moraes Coutinho, com entrega de placa e flores.
11 -  RITA PASSOS
Deputada Estadual, cumprimenta todos os presentes. Tece considerações sobre a vacinação contra o HPV. Lembra que a cidade de Itu já realizava esse tipo de imunização há cinco anos. Destaca a importância dos cuidados com a saúde das mulheres. Ressalta o ganho de espaço das mulheres na sociedade. Combate as diferenças entre a remuneração de homens e mulheres. Discorre sobre o histórico profissional de Alda Marcantonio. Presta homenagem, com entrega de placa e flores, à Sra. Alda Marcantonio.
12 -  SARAH MUNHOZ
Deputada Estadual, saúda todos os presentes. Destaca a qualidade do trabalho realizado pelas mulheres. Lembra a comemoração dos 92 anos do PCdoB, no dia 25 de março. Enaltece a Sra. Celina Castagnari Marra como pesquisadora e gestora em saúde. Homenageia a Sra. Celina Castagnari Marra, com entrega de placa e flores.
13 -  TELMA DE SOUZA
Deputada Estadual, ressalta que seu trabalho, como deputada, é desenvolvido em prol das mulheres. Afirma que o Corpo de Voluntariado da Santa Casa de Santos é composta, majoritariamente, por mulheres. Informa que Santos deverá inaugurar Vara Contra a Violência Doméstica. Presta homenagem, com entrega de placa e flores, às Sras. Aparecida Regina Ramos Santos, Noemia da Anunciação Serra, representando as Sras. Nelli Valente Cavallucci, e Miriam Pina Correa, do Corpo de Voluntariado da Santa Casa de Misericórdia de Santos.
14 -  REGINA GONÇALVES
Deputada Estadual, cumprimenta todos os presentes. Destaca a representatividade política das deputadas desta Casa. Repudia diferenças salariais entre homens e mulheres. Tece elogios às mulheres que transformam sua comunidade através de lideranças de bairro. Elogia a Sra. Viviane Cristina Tapia da Costa pela transformação de sua realidade através da arte. Homenageia a Sra. Viviane Cristina Tapia da Costa, diretora da Associação Cultural e Educacional Circense Tapias Voadores, com entrega de placa e flores.
15 -  ANA KALYNE
Mestre de Cerimônia, agradece a oportunidade e a homenagem recebida.
16 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Presta homenagem à mestre de cerimônias Ana Kalyne. Cumprimenta todas as autoridades presentes. Lê citações e pensamentos de homens sobre as mulheres. Destaca a preocupação das mulheres com os membros de suas famílias. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp