17/02/2014 - 1a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE ÁRABE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/02/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : ALENCAR SANTANA BRAGA
1 -  ALENCAR SANTANA BRAGA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Sr. Deputado Alencar Santana Braga, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Comunidade Árabe". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino da República do Líbano" e o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Manifesta-se privilegiado em homenagear a comunidade libanesa no Brasil. Lamenta a intolerância entre os povos no mundo. Clama por uma sociedade pacífica e mais justa. Lembra do ex-primeiro ministro libanês Rafik Hariri, morto em atentado em 2005. Exibe vídeo em memória ao ex-primeiro ministro libanês Rafik Hariri.
2 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, cumprimenta todos os presentes. Considera justa a homenagem prestada por esta Casa. Discorre sobre a integração da comunidade libanesa no Brasil. Lamenta a perda do ex-primeiro ministro Rafik Hariri. Tece considerações quanto ao futuro da República do Líbano.
3 -  PRESIDENTE ALENCAR SANTANA BRAGA
Discorre sobre o histórico do ex-primeiro ministro Rafik Hariri.
4 -  XEIQUE KHALED TAKY ELDIN
Do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil, transmite uma mensagem de benção a todos. Saúda a comunidade libanesa no Brasil. Discorre sobre a importância de Rafik Hariri para a história do Líbano.
5 -  GORGES KHOURY
Da União Cultural Kataeb Líbano-Brasil, mostra-se honrado pela homenagem à comunidade libanesa. Enaltece o histórico político do ex-primeiro ministro Rafik Hariri. Cita realizações do político. Tece críticas ao regime sírio no Líbano. Manifesta expectativa acerca da liberdade no país.
6 -  PRESIDENTE ALENCAR SANTANA BRAGA
Anuncia a presença de autoridades. Tece considerações sobre a importância de Rafik Hariri no processo de pacificação do Líbano.
7 -  ABDALA IDO
Das Forças Libanesas no Brasil, lê mensagem em árabe.
8 -  PRESIDENTE ALENCAR SANTANA BRAGA
Anuncia a apresentação de vídeo sobre o ex-primeiro ministro libanês Rafik Hariri. Nomeia autoridades presentes.
9 -  ABDO MAZLOUM
Coordenador-geral do Movimento Futuro, agradece ao deputado Alencar Santana Braga pela homenagem prestada. Cumprimenta as autoridades presentes. Enaltece o Sr. Kabalan Frangieh, cônsul-geral do Líbano em São Paulo. Discorre sobre a história do povo libanês. Menciona as contribuições dadas pela sociedade libanesa ao mundo. Considera que a comunidade libanesa auxiliara no desenvolvimento do Brasil. Exalta o legado deixado pelo ex-primeiro ministro libanês Rafik Hariri. Manifesta desejo de que os responsáveis pela morte do político sejam julgados e condenados. Tece considerações acerca do futuro e da esperança de reconstrução do Líbano.
10 -  KABALAN FRANGIEH
Cônsul-geral do Líbano em São Paulo, discursa em língua estrangeira, com tradutor simultâneo; saúda as autoridades presentes. Agradece ao Sr. Presidente por homenagear a comunidade libanesa. Exalta a figura política do ex-primeiro ministro libanês Rafik Hariri. Cita ações realizadas pela personalidade. Considera que a comunidade libanesa no Brasil integrara-se e auxiliara no desenvolvimento do País. Tece considerações sobre a formação do governo no Líbano, recentemente.
11 -  PRESIDENTE ALENCAR SANTANA BRAGA
Enfatiza a importância da liberdade e igualdade. Parabeniza os libaneses, por reconhecer sua história e defender seus valores. Cita contribuições da sociedade libanesa para a cultura, ciência e desenvolvimento mundial. Faz agradecimentos gerais. Convida os presentes para coquetel no Salão Nobre Waldemar Lopes Ferraz. Encerra a sessão.
alesp