22/11/2013 - 69a Solene

HOMENAGEM À ABADS - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - PELOS SEUS 61 ANOS DE HISTÓRIA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/12/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : MILTON VIEIRA / GILMACI SANTOS
1 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Gilmaci Santos, na direção dos trabalhos, para "Prestar Homenagem à Abads - Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social pelos seus 61 anos de história". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda os presentes. Reconhece a importância do trabalho desenvolvido pela entidade homenageada. Cumprimenta autoridades. Anuncia a exibição de vídeo institucional.
2 -  SEBASTIÃO SANTOS
Deputado estadual, saúda os presentes. Cumprimenta a presidente da entidade, Sra. Grace Pereira, a quem parabeniza pela excelência do trabalho realizado na Abads. Destaca o orgulho em prestar a homenagem à instituição que, a seu ver, traz dignidade às pessoas atendidas. Manifesta apoio à entidade, em nome de todos os parlamentares.
3 -  MILTON VIEIRA
Deputado estadual, enaltece o trabalho da entidade em prol de mais de 700 crianças e seus familiares. Lê trecho de declaração da presidente Grace Pereira, em cartilha da instituição. Tece elogios à atuação da Sra. Grace. Apela ao Governo do Estado e ao prefeito da Capital que destinem mais recursos para a área de Assistência Social. Enfatiza o amor e o respeito ao próximo, os pilares que sustentam o trabalho da Abads. Clama por mais parceiros, que se engajem na luta da associação.
4 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Anuncia a apresentação musical de alunos da instituição.
5 -  JOYCE HENRIQUES
Mestre de Cerimônias, convida os alunos, intérpretes dos cantores Elvis Presley, Latino, Sidney Magal e da personagem mirim, Maria Joaquina, para a apresentação de seus números artísticos.
6 -  LUCIANA CRISTINA THEODORO
Mãe da aluna Sara Pina, conta a história de sua filha, que nascera com autismo. Destaca o avanço de Sara, nos dois anos de tratamento. Fala da alegria de ver as conquistas da pequena.
7 -  ESTHER PEREIRA DOS SANTOS
Mãe do aluno Vitor Moura, fala da importância da Abads no desenvolvimento emocional e psicológico de seu filho Vitor, de 10 anos. Agradece a instituição pelo trabalho realizado junto às crianças com necessidades especiais. Ressalta o apoio psicológico concedido também aos familiares de crianças com limitações. Destaca a superação dos atendidos.
8 -  ANA CELMA OLINDA
Mãe do aluno Raul Olinda, emociona-se ao narrar sua chegada à Abads com o filho no colo, sem andar e sem falar. Manifesta gratidão à entidade, pela evolução do filho.
9 -  ADRIANA UEDA
Mãe do aluno Guilherme Ueda, discorre sobre a síndrome de Guilherme. Ressalta que o fato de seu filho ter nascido com diferenças, para ela, não é problema. Lamenta, sim, a dificuldade de inserção de crianças especiais em escolas regulares. Destaca a ajuda da Abads na formação e educação de crianças especiais. Afirma que na Abads o "ser diferente" é tido como normal.
10 -  LUCIENE BELO FERREIRA
Mãe dos alunos Gabriel, Leonardo e Lucas, fala de sua longa tentativa de inserir os filhos em escolas regulares. Destaca sua frustração diante do despreparo de profissionais no atendimento a crianças especiais. Enfatiza evolução comportamental e social de seus filhos, além da alfabetização pela qual eles passaram.
11 -  PAIVA JÚNIOR
Jornalista e pai do aluno Giovani, apresenta obra literária sobre o autismo, da qual é autor. Parabeniza a Abads pela inclusão de autistas em seu rol de crianças atendidas. Lamenta a falta de conhecimento sobre a síndrome, inclusive por parte de médicos. Tece críticas à corrupção no Brasil.
12 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Anuncia a apresentação de vídeo com o depoimento da mãe da aluna Sara, que não pôde comparecer. Ressalta a força de pais de crianças especiais. Parabeniza a Abads pelo apoio concedido às famílias. Anuncia apresentações de dança.
13 -  PATRÍCIA COSTA
Em nome da Associação de Mulheres Cristãs/AMC, fala da parceria entre a AMC e a Abads, em torno da inclusão social de crianças especiais. Ressalta a seriedade do trabalho desenvolvido. Cita os projetos da Abads. Parabeniza a entidade pelos seus 61 anos.
14 -  IONICE SILVA
Representante do Instituto Ressoar, parabeniza a entidade pelo aniversário. Destaca a atuação da presidente da Abads. Fala de sua emoção diante da superação das crianças atendidas.
15 -  ZACARIAS PAGNANELI
Diretor Executivo Nacional de Relações Institucionais, representando o presidente da TV Record, Luiz Cláudio Costa, parabeniza a entidade pelo trabalho em favor da inclusão social. Lembra a data comemorativa da Síndrome de Down, ocasião em que a TV Record disponibiliza seus estúdios para o "Show de Talentos", evento em que os especiais são a atração. Cumprimenta a Assembleia Legislativa pela homenagem. Fala do quanto os pais e funcionários da Abads são especiais.
16 -  MILTON VIEIRA
Assume a Presidência. Anuncia a entrega de diplomas, pelo deputado Gilmaci Santos, aos representantes dos funcionários da Abads.
17 -  GILMACI SANTOS
Assume a Presidência. Anuncia a apresentação de dança de alunos da Abads, "Chaplin e a Bailarina".
18 -  HENRIQUE ALBERTO ALMIRATES
Secretário-Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, representando o Governador Geraldo Alckmin, cumprimenta as autoridades presentes, bem como alunos da Abads e seus familiares. Parabeniza a Presidente da entidade, Senhora Grace Pereira, pelo trabalho voluntário em prol de crianças com autismo e outras necessidades especiais. Ressalta o valor de pessoas que têm como missão cuidar de outras. Discorre sobre a competência da entidade na realização do trabalho, além da vontade de fazê-lo. Parabeniza o Deputado Gilmaci Santos pela iniciativa da homenagem.
19 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Faz a entrega de uma placa comemorativa à Sra. Grace Pereira, presidente da Abads.
20 -  GRACE PEREIRA
Agradece aos que apoiaram a realização desta solenidade. Considera que o ato representa uma inclusão social. Faz menção ao comprometimento do secretário Rogério Hamam em contribuir para com o trabalho da Abads. Tece elogios à Rede Record, a qual considera propagadora do conhecimento sobre a causa da deficiência intelectual. Agradece funcionários e voluntários da entidade. Destaca a importância da dança no trabalho com as crianças especiais. Agradece a fisioterapeuta Cláudia, responsável pelos ensaios coreográficos. Faz breve relato de sua experiência, de uma década, à frente da entidade. Fala do sofrimento de pais na condução da rotina de seus filhos. Cita os custos para a manutenção da associação. Defende a criação de políticas públicas para que esta população desfrute do direito da cidadania. Fala da necessidade de apoios, para que as pessoas especiais tenham condições de serem produtivas. Apresenta vídeo sobre "Emprego Apoiado", que já inseriu no mercado de trabalho mais de 200 jovens especiais. Pede ao governador Geraldo Alckmin que apoie a publicação de cartilha informativa para difundir o conhecimento das deficiências intelectuais. Anuncia a dança adaptada - "What a wonderful world?".
21 -  PRESIDENTE GILMACI SANTOS
Fala de sua emoção durante esta solenidade. Parabeniza os voluntários da Abads, pelo espírito solidário. Chama a atenção para a atuação de mães, durante a dança, auxiliando os filhos cadeirantes. Destaca a grandeza dessas mulheres. Diz que este evento mudou sua maneira de pensar a vida. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp