04/11/2013 - 66a Solene

HOMENAGEM AOS 80 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE IMPRENSA - API
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/12/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Sr. Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear os 80 Anos de Fundação da Associação Paulista de Imprensa - API". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Lê mensagens alusivas à efeméride encaminhadas por diversas autoridades. ece considerações sobre os objetivos da Associação Paulista de Imprensa nos seus 80 anos de existência. Elogia a conduta profissional de Sergio de Azevedo Redó, presidente da API. Anuncia apresentação de vídeo sobre os 80 anos da Associação Paulista de Imprensa. Mostra livro do senador Eduardo Matarazzo Suplicy - "Renda da Cidadania - a Saída é pela Porta". Presta homenagem, com entrega de diploma, ao deputado federal Arnaldo Faria de Sá.
2 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Lembra de quando a API foi homenageada na Câmara dos Deputados em Brasília. Destaca a necessidade de valorização dos jornais de bairro, por considerá-los importantes para as comunidades locais. Tece considerações sobre a importância da imprensa.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com entrega de diploma, ao deputado do estado de Pernambuco Ricardo Costa, representando o governador de Pernambuco Eduardo Campos.
4 -  RICARDO COSTA
Deputado do estado de Pernambuco, agradece ao deputado Fernando Capez pela iniciativa da homenagem. Saúda autoridades presentes. Ressalta a importância da API ao noticiar fatos importantes para a população. Elogia o trabalho realizado pelos profissionais de imprensa em São Paulo. Tece considerações sobre a liberdade de expressão e a democracia.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com entrega de diploma, ao senador Eduardo Matarazzo Suplicy.
6 -  EDUARDO MATARAZZO SUPLICY
Senador, lembra da luta pela democracia no País. Cumprimenta autoridades presentes. Pede que os jovens sigam as lições de Mahatma Ghandi, reivindicando sem violência. Faz comentários sobre seu livro: "Renda da Cidadania - a Saída é pela Porta". Comenta medidas realizadas pelo governo em relação à renda da cidadania. Cita exemplo de estado americano que se tornou igualitário em relação aos outros dos Estados Unidos.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Faz entrega de diplomas em homenagem a diversas autoridades. Anuncia apresentação musical do cantor Francis Bringeu, em homenagem a Vinicius de Morais. Faz homenagem póstuma a Vinicius de Morais, com entrega de diploma a sua esposa. Entrega diploma ao Sr. J. Washington e ao Professor Doutor e presidente de honra da Associação Paulista de Imprensa, Ives Gandra da Silva Martins.
8 -  IVES GANDRA DA SILVA MARTINS
Professor doutor e presidente de honra da Associação Paulista de Imprensa, saúda todos os presentes. Faz histórico do desenrolar da democracia no Brasil. Menciona a importância do estado de São Paulo na democratização dos meios de comunicação. Destaca que a liberdade de imprensa tem embasamento na Constituição Federal. Agradece a iniciativa do deputado Fernando Capez.
9 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem ao Sr. Otávio Frias Filho, com entrega de diploma ao Professor Doutor e presidente de honra da Associação Paulista de Imprensa, Ives Gandra da Silva Martins.
10 -  IVES GANDRA DA SILVA MARTINS
Professor doutor e presidente de Honra da Associação Paulista de Imprensa, agradece a homenagem recebida. Lembra de artigo jornalístico, de sua autoria, sobre a importância da democracia. Elogia a conduta de Otávio Frias na defesa dos valores democráticos.
11 -  SERGIO DE AZEVEDO REDÓ
Professor doutor e presidente da Associação Paulista de Imprensa, manifesta-se honrado pela homenagem. Ressalta a luta do senador Eduardo Suplicy em prol da renda cidadã. Saúda o deputado do estado de Pernambuco, Ricardo Costa. Elogia a conduta profissional de Ives Gandra da Silva Martins. Tece considerações sobre os desafios e as expectativas para o futuro da Associação Paulista de Imprensa. Destaca a necessidade de valorização do jornalismo. Descreve a trajetória da API nos seus 80 anos de existência. Cita importantes personalidades na história da API. Discorre sobre problemas de corrupção no País. Considera que faltam vontade e coragem para enfrentamento dos problemas sociais. Cita exemplos de superação de desafios e conquista de sonhos por garota paquistanesa proibida de frequentar a escola, por Martin Luther King e pelo Presidente Barack Obama. Critica atos de vandalismo cometidos por encapuzados infiltrados em manifestações pelo Brasil. Cita frase de Voltaire sobre a liberdade de expressão.
12 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Nomeia autoridades presentes. Presta homenagem, com entrega de placa, ao presidente da Associação Paulista de Imprensa, Sérgio de Azevedo Redó. Anuncia apresentação musical da Escola de Samba Unidos da Vila Industrial de Mogi. Solicita que o Sr. Penteado Mendonça faça leitura do teor da placa recebida pelo presidente da Associação Paulista de Imprensa, Sérgio de Azevedo Redó. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp