25/10/2013 - 64a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DO CONSEA - CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, E OS 20 ANOS DA AÇÃO DA CIDADANIA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/11/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : FRANCISCO CAMPOS TITO
1 -  FRANCISCO CAMPOS TITO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  JOSÉ VILALON
Mestre de Cerimônias, passa a nomear as autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE FRANCISCO CAMPOS TITO
Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Francisco Campos Tito, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear os 10 Anos do Consea - Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e os 20 Anos da Ação da Cidadania". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz considerações a respeito da importância da efeméride.
4 -  EDGAR WILLIAM DOS SANTOS
Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de São Paulo (Comusan-SP), discorre sobre as atividades do Comusan em São Paulo. Comenta a importância da alimentação livre de agrotóxicos.
5 -  JOSÉ VILALON
Mestre de Cerimônias, cita a importância do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) na questão da segurança alimentar. Anuncia a exibição de vídeo em homenagem às vidas ceifadas na luta da terra.
6 -  WELLINGTON DINIZ MONTEIRO
Superintendente Reginal do Incra, destaca a importância do Consea no contexto nacional. Discorre sobre as atividades do Incra na questão da reforma agrária. Comenta questões agrárias no estado de São Paulo.
7 -  JOSÉ VILALON
Mestre de Cerimônias, cita as atividades da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan).
8 -  LILIAN DOS SANTOS RAHAL
Secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (Sesan), destaca a importância de cerimônias nos estados para divulgar as atividades do Consea. Discorre sobre as atividades da Sesan no tocante a políticas públicas de segurança alimentar.
9 -  PRESIDENTE FRANCISCO CAMPOS TITO
Faz considerações a respeito do trabalho da Ação da Cidadania Contra a Fome. Anuncia a exibição de vídeo com palavras do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
10 -  GILSON PEREIRA DE SOUZA
Representante da Ação da Cidadania Contra a Fome, destaca os avanços sociais no combate a fome, desde o governo do Presidente Lula. Discorre sobre a fundação e as atividades da Ação da Cidadania Contra a Fome. Agradece aos colaboradores da organização pelos trabalhos realizados.
11 -  NADJA FARAONE
Coordenadora da Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose, discorre sobre sua experiência de trabalho na Ação da Cidadania Contra a Fome.
12 -  PRESIDENTE FRANCISCO CAMPOS TITO
Comenta a importância do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre o Consea.
13 -  GILMAR GERALDO MAURO
Representante do MST, destaca a importância das políticas públicas de segurança alimentar no contexto brasileiro. Afirma que os movimentos sociais têm papel vital na luta pelos direitos das pessoas. Cita que a reforma agrária é importante para que a segurança alimentar seja garantida.
14 -  GERALDO MEDEIROS DA SILVA
Vereador da Câmara Municipal de Sumaré, afirma que não se pode permitir a existência da fome no Brasil. Destaca a importância de políticas publicas de segurança alimentar, em âmbito federal, desde 2003.
15 -  JOSÉ REINALDO PRATES DA SILVA
Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no estado de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Destaca o trabalho desenvolvido pelos Conseas em todo o Brasil. Discorre sobre diversas políticas públicas de segurança alimentar e desenvolvimento agrário realizadas pelo governo federal.
16 -  EDGARD APARECIDO DE MOURA
Conselheiro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, discorre sobre as atividades do Consea no tocante a segurança alimentar.
17 -  MARIA EMÍLIA LISBOA PACHECO
Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, saúda esta Casa pelas atividades desenvolvidas em prol da segurança alimentar e do desenvolvimento agrário. Destaca as ações do governo federal nesta área. Discorre sobre as atividades do Consea em âmbito nacional. Afirma que os movimentos sociais devem ser atuantes da definição e implantação destas políticas. Manifesta-se contra propostas de alterações na legislação que cerceiem direitos de quilombolas e indígenas. Combate tecnologias agrícolas que podem causar malefícios a saúde humana e ao meio ambiente.
18 -  JOSÉ VILALON
Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação de dança de Natália da Silva.
19 -  PRESIDENTE FRANCISCO CAMPOS TITO
Afirma que deseja a extinção da fome no mundo nos próximos anos. Discorre sobre as causas deste problema em âmbito mundial. Realiza homenagem, com entrega de cesta de produtos agrícolas, a personalidades presentes. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp