06/09/2013 - 126ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/09/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : OLÍMPIO GOMES / JOOJI HATO
Secretaria : OSVALDO VERGINIO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Critica os prazos distantes estabelecidos para a conclusão de projetos de expansão do Metrô e da CPTM. Comunica a realização de audiência pública pedindo maior agilidade nas obras. Responsabiliza o Governo pela demora. Questiona a suspensão, por parte da Justiça, a pedido do PSDB, de programa veiculado pelo PT a respeito das denúncias de formação de cartel nas licitações do transporte metroviário do Estado.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Parabeniza as cidades de Boituva e Ribeirão Branco pelo seu aniversário.
4 -  OLÍMPIO GOMES
Lembra a tentativa, em 2010, de instaurar CPI, nesta Casa, para analisar supostas irregularidades na licitação das obras da Linha 5 do Metrô. Repudia manifestação do jornalista Ricardo Boechat, do Grupo Bandeirantes, a respeito da atuação da Polícia Militar em local onde ocorreria protesto. Defende o comportamento da Polícia no episódio. Comunica que exigirá judicialmente direito de resposta.
5 -  OSVALDO VERGINIO
Faz coro à fala do deputado Olímpio Gomes. Informa que tem feito pedidos à Secretaria de Segurança Pública para que sejam construídas novas delegacias em Osasco. Ressalta que existem na cidade terrenos públicos desocupados. Defende que os recursos públicos sejam gastos com eficiência. Lamenta a demora na construção do novo Fórum de Osasco.
6 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
7 -  JOOJI HATO
Endossa o pronunciamento do deputado Olímpio Gomes. Elogia o trabalho da Polícia Militar. Parabeniza a cidade de Atibaia pela 33ª Feira de Flores e Morangos, que tem início hoje. Exibe e comenta reportagem a respeito de armas ilegais contrabandeadas para o Brasil por via marítima, vindas dos Estados Unidos.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Informa a realização de audiência pública, da Comissão de Educação desta Casa, com o objetivo de impedir a construção de edifícios ao redor do Teatro Oficina. Questiona o aval dado ao projeto pelo Condephaat, órgão estadual de proteção ao patrimônio. Argumenta que o problema da violência no País não pode ser resolvido sem maiores investimentos em educação e cultura.
9 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Comunica que estará presente nas manifestações populares marcadas para 07/09. Discorre sobre a pauta dos protestos. Afirma que o Poder Público só atende às demandas sociais quando é pressionado. Considera que o País passa por um momento histórico de alta importância. Defende maior investimento nos serviços públicos.
11 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
12 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 09/09, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização de sessão solene, em 09/09, às 10 horas, para "Comemorar o Dia Estadual da Mineração". Levanta a sessão.
alesp