05/09/2013 - 125ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/09/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : ULYSSES TASSINARI / JOOJI HATO
Secretaria : OSVALDO VERGINIO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a visita do vereador Rodrigo José Alves Peixoto, da Câmara Municipal de Porto Feliz, acompanhado de seu assessor Carlão.
2 -  OSVALDO VERGINIO
Parabeniza o trabalho realizado pelo vereador Rodrigo Peixoto, de Porto Feliz. Manifesta satisfação quanto ao anúncio de entrega de moradias nas cidades de Cajamar, Mairiporã, Franco da Rocha e região. Sugere que áreas livres do Jardim Rochdale, em Osasco, sejam utilizadas para construção de habitações populares. Tece críticas às cooperativas habitacionais do estado de São Paulo que não entregam escritura definitiva e exigem pagamentos residuais que não constam nos contratos.
3 -  DILADOR BORGES
Comenta a posse do novo secretário de Saúde do Estado, David Uip. Elogia o trabalho realizado pelo ex-secretário, Giovanni Guido Cerri. Menciona as dificuldades por quais passam as Santas Casas do Estado, por conta da falta de reajustes na tabela SUS. Afirma que os profissionais que se inscreveram no programa "Mais Médicos" estão desistindo da função por falta de infraestrutura. Enaltece o trabalho de David Uip. Destaca a necessidade de investimentos do governo federal na área da Saúde, devido à demanda de pacientes oriundos de todo o País para atendimento no estado de São Paulo.
4 -  ED THOMAS
Para comunicação, registra a presença do prefeito Edmar Carlos Mazucato e dos vereadores Pedrinho e Rocha, do município de Osvaldo Cruz.
5 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Deseja boas vindas aos visitantes.
6 -  OLÍMPIO GOMES
Critica o novo modelo de atendimento e terceirização do serviço de 190. Condena o atraso na revisão salarial da categoria policial. Cita a possibilidade de greve dos servidores da Segurança Pública, a partir do dia 10/09. Considera desrespeitosa a forma como o Governo do Estado lida com o assunto. Pede apoio a protesto de policiais, programado para se realizar durante os desfiles de comemoração ao Dia 7 de Setembro, em frente ao palanque oficial do governador Geraldo Alckmin.
7 -  WELSON GASPARINI
Considera o governo federal e o Ministério da Saúde omissos, em relação às dificuldades enfrentadas pelas Santas Casas. Cita que as dívidas dos hospitais beneficentes chegam a 11 bilhões de reais. Considera que o problema financeiro pode ser corrigido através do reajuste da tabela SUS. Adiciona que os valores não são atualizados há dez anos. Solicita esclarecimentos do governo sobre a questão.
8 -  EDSON FERRARINI
Comenta que fez reivindicações ao governador e ao secretário de Segurança em relação à Segurança Pública do Estado. Sugere a criação do "Condomínio República dos Heróis", para abrigar servidores da Segurança Pública com doenças decorrentes de suas funções como policiais. Propõe que o local tenha o nome de seu pai, de quem demonstrou orgulho.
9 -  ULYSSES TASSINARI
Assume a Presidência.
10 -  ITAMAR BORGES
Tece comentários sobre o Sebrae.
11 -  JOOJI HATO
Relata caso de criminalidade contra boliviano, no bairro da Mooca. Parabeniza a Polícia Militar por prender os criminosos. Ressalta a necessidade de realização de blitze do desarmamento e de fiscalização de fronteiras internacionais como forma de combater a violência. Lembra do assassinato de garoto boliviano, em São Paulo. Considera que a violência afugenta investimentos e, por consequência, dificulta o desenvolvimento do País. Destaca a importância do controle do uso de álcool e drogas.
12 -  ED THOMAS
Critica projeto de lei do governo que pode extinguir as Apaes e obrigar crianças especiais a estudar em escolas públicas. Informa que no dia 06/09 as Apaes escolherão veículo de acessibilidade para educação especial, no Palácio do Governo. Agradece Geraldo Alckmin por atender ao pedido.
13 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência. Parabeniza o deputado Ed Thomas pela luta em prol das Apaes.

GRANDE EXPEDIENTE
14 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Pelo art. 82, faz comentários sobre participação em Pré-Conferência da Cidade Sustentável, com cerca de 1500 pessoas. Informa que o evento antecede a conferência sobre o tema, que acontecerá no dia 4 de outubro, no Memorial da América Latina, para debater soluções para a preservação do meio ambiente. Discorre sobre a necessidade de conscientizar a população, por meio de educação ambiental voltada para as famílias. Defende a reciclagem. Fala sobre a problemática do acúmulo de entulhos.
15 -  ALCIDES AMAZONAS
Pelo art. 82, elogia o prefeito da Capital, Fernando Haddad, que teria solicitado estudo para a criação e implementação de uma empresa pública de transportes na cidade. Lembra sua trajetória como funcionário do setor de transportes. Menciona paralisação de empresa de ônibus na zona leste de São Paulo e as consequências para os passageiros. Tece críticas aos empresários do transporte que, a seu ver, cobram caro, mas oferecem um serviço de péssima qualidade para a população. Opina que a Prefeitura não pode ficar refém dessas companhias. Fala de crise do sistema de transporte escolar. Pede ao prefeito de São Paulo que se abra ao diálogo com a categoria.
16 -  EDSON FERRARINI
Fala sobre o centro de recuperação que mantém há 43 anos, na Zona Sul da Capital. Cita problemas familiares que, adita, muitas vezes, são os causadores da dependência química. Lembra o caso de adolescente que teria matado familiares e se suicidado posteriormente. Discorre sobre doenças mentais. Critica o conteúdo disseminado pelas lutas de UFC. Destaca a pressão sofrida por policiais da Rota, que lidam com situações violentas rotineiramente. Cita eventos históricos em que o homem, friamente, mata seu semelhante. Comenta solicitação feita ao Executivo para a criação de condomínio em prol de ex-combatentes das Polícias Civil e Militar, dentre outros beneficiários. Defende reajuste salarial para policiais.
17 -  DILADOR BORGES
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
18 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 6/9, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão solene de amanhã, às 10 horas, para comemorar os 15 anos do Hospital do Rim. Levanta a sessão.
alesp