30/08/2013 - 45a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA ORDEM DA ESTRELA DO ORIENTE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/09/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Ordem da Estrela do Oriente". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  MAHASSENE SALLOUME VIEIRA
Grande Oradora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Agradece pela homenagem. Faz histórico do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, o primeiro do Brasil, fundado em agosto de 2003. Elenca os princípios humanitários da Ordem da Estrela do Oriente. Ressalta as contribuições de cada gestão à história da entidade. Discorre sobre a futura construção de centro de apoio aos membros da instituição. Comenta os compromissos assumidos pela Ordem perante a sociedade.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Recebe medalha de honra ao mérito, entregue pela Senhora Rogéria Azevedo de Souza Pontes, Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.
4 -  MARIBEL BARRETO
Matriarca Assistente do Capítulo Luz do Ocidente, saúda a todos. Defende o fortalecimento dos laços entre os grupos maçônicos e paramaçônicos. Afirma que a sociedade necessita de pessoas de boa conduta. Enaltece a união dos diversos Capítulos que existem no Brasil. Parabeniza o Grande Capítulo do Estado de São Paulo pelo aniversário de 10 anos.
5 -  ROSÂNGELA FIGUEIREDO
Digna Matriarca Adjunta do Capítulo Grande Ceará, presta homenagem ao Grande Capítulo do estado de São Paulo e à Ordem da Estrela do Oriente.
6 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a entrega de medalha de honra ao mérito, pelo Senhor Armando da Silva Filho, Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, ao Senhor Clovis Messias, representando o Senhor Bruno Covas, secretário do Meio Ambiente do estado de São Paulo.
7 -  CAROL BUENO
Representante da Ordem Internacional das Filhas de Jó, saúda os presentes. Faz histórico da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Discorre sobre os princípios que norteiam a Ordem. Comenta a ligação do grupo à Ordem da Estrela do Oriente. Parabeniza o Grande Capítulo do Estado de São Paulo pelos 10 anos.
8 -  CATARINA BORGES
Representante da Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas, cumprimenta a todos. Tece comentários sobre os valores e objetivos da Ordem Internacional do Arco-íris. Fala sobre a afinidade do grupo com a Ordem da Estrela do Oriente. Enaltece o caráter e o trabalho social dos membros da instituição. Congratula o Grande Capítulo do Estado de São Paulo pela sua história.
9 -  ARMANDO DA SILVA FILHO
Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, cumprimenta a todos. Agradece pela homenagem e pela efeméride dedicada à Ordem da Estrela do Oriente. Faz histórico do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Ressalta a importância do trabalho dos membros da entidade. Discorre sobre o significado de fazer parte da Ordem. Fala sobre o apoio da maçonaria à instituição.
10 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride. Anuncia a entrega de medalhas de honra ao mérito a diversas autoridades presentes. Comunica que a Ordem da Estrela do Oriente é uma organização paramaçônica fundada em 1818. Discorre sobre os propósitos da entidade e seu trabalho filantrópico. Faz histórico da chegada da Ordem ao Brasil. Fala a respeito dos requisitos para se tornar membro da entidade. Enaltece a carreira política do prefeito de Barretos, Guilherme de Ávila. Expressa sua satisfação pela realização desta sessão solene.
11 -  GUILHERME DE ÁVILA
Prefeito de Barretos, saúda a todos. Agradece ao deputado Fernando Capez pelos elogios à sua conduta pública. Parabeniza os presentes pela homenagem à Ordem da Estrela do Oriente e ao Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Afirma que a instituição presta um grande serviço à sociedade. Comenta o plano de construir, em Barretos, de uma casa de apoio aos membros da entidade. Congratula a Ordem pelo trabalho filantrópico.
12 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem às Senhoras Maribel Barreto e Rosângela Figueiredo.
13 -  ROGÉRIA AZEVEDO SOUZA PONTES
Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, cumprimenta a todos. Agradece pela homenagem. Menciona o projeto de lei que criou o Dia da Ordem da Estrela do Oriente, de autoria do deputado Bruno Covas. Ressalta a presença, nesta sessão, de membros da Ordem vindos de todo o Brasil. Elogia o trabalho das gestões anteriores. Afirma que a instituição tem abrangência nacional. Discorre sobre a futura construção, em Barretos, de centro de apoio a pacientes com câncer. Expressa seu desejo de que, em breve, haja Capítulos em todos os estados do País.
14 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com a entrega de diplomas, ao Senhor Armando da Silva Filho e à Senhora Rogéria Azevedo Souza Pontes. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp