12/08/2013 - 40a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 120 ANOS DA CRIAÇÃO DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/08/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : RITA PASSOS
1 -  RITA PASSOS
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Rita Passos, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 120 anos de criação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônias, anuncia o lançamento do carimbo comemorativo e do selo personalizado alusivos aos 120 anos da Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de São Paulo, lançados pelo Ministério das Comunicações e pelos Correios. Discorre sobre os símbolos. Convida Alexandre Laguna, gerente regional de vendas dos Correios, para se posicionar junto à Mesa de lançamento. Convida a deputada Rita Passos a efetuar a primeira obliteração lançando oficialmente o selo. Realiza a entrega de álbum contendo a peça filatélica ora obliterada à deputada Rita Passos. Convida o professor doutor José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para carimbar a cartela de lançamento. Realiza a entrega de álbum contendo a peça filatélica ora obliterada e uma réplica do carimbo e do selo ao professor doutor José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
3 -  ALEXANDRE LAGUNA
Gerente Regional de Vendas dos Correios, saúda as autoridades presentes. Comemora o lançamento do carimbo postal e do selo em homenagem aos 120 anos da Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de São Paulo. Enfatiza a importância da instituição de ensino no que se refere à inovação e à produção científica.
4 -  Presidente RITA PASSOS
Informa que o carimbo ora lançado ficará à disposição dos interessados na agência de correios Butantã.
5 -  RAFAEL GANZERLI AUAD
Presidente do Grêmio Politécnico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Enaltece os 120 anos de ensino, pesquisa e extensão que a Escola Politécnica tem trazido para a sociedade brasileira com grande qualidade. Lembra que o lema da Escola Politécnica da USP é tradição e modernidade, associados à inovação. Destaca a importância do âmbito social na engenharia. Faz histórico do surgimento do grêmio politécnico e discorreu sobre seus valores.
6 -  KAMAL MATTAR
Presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos, cumprimenta os presentes. Lembra o tempo em que ingressou na Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de São Paulo, em 1950. Destaca a modernização que a instituição sofreu ao longo dos anos.
7 -  JOSÉ LUIZ DIAS
Engenheiro, faz saudação aos 120 anos de criação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Enfatiza que a Escola Politécnica foi criada nesta Casa e fez histórico da ocasião. Destaca a importância do Instituto de Pesquisas Tecnológicas dentro da instituição de ensino. Cita grandes conquistas da Escola de Engenharia da USP e engenheiros que foram seus expoentes.
8 -  JOSÉ ROBERTO CASTILHO PIQUEIRA
Vice-Diretor da Escola Politécnica da USP, homenageia os estudantes, docentes e funcionários da instituição de ensino. Enaltece os membros da Marinha do Brasil, parceiros da Escola Politécnica em diversos projetos. Agradece as entidades que apoiaram as pesquisas da instituição durante estes 120 anos.
9 -  JOSÉ ROBERTO CARDOSO
Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, agradece a deputada Rita Passos pela homenagem à Escola Politécnica. Saúda as autoridades presentes. Destaca o papel da engenharia na sociedade. Enfatiza a importância do trabalho em equipe na profissão. Explica a política da instituição de ensino em enviar os alunos para o exterior. Menciona os desafios de modernização da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
10 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônias, convida o Professor Doutor José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo a realizar a entrega da medalha comemorativa dos 120 anos de criação da Escola às seguintes autoridades: deputada Rita Passos, representando o presidente Samuel Moreira; deputada Rita Passos; engenheiro José Luiz Dias e Alexandre Laguna, gerente regional de vendas dos Correios.
11 -  Presidente RITA PASSOS
Ressalta a importância da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo nos cursos de graduação e pós-graduação. Elogia o corpo docente da instituição. Destaca as inovações tecnológicas geradas na Escola Politécnica. Parabeniza os alunos, funcionários e professores pelos 120 anos da instituição de ensino. Informa que esta sessão solene deverá ser exibida na TV Assembleia em data oportuna. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp