17/06/2013 - 34a Solene

HOMENAGEM AOS "105 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 06/07/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / HÉLIO NISHIMOTO
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento dos Deputados Jooji Hato, na direção dos trabalhos, e Hélio Nishimoto, para "Homenagear os 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino do Japão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Acrescenta que este evento conta com a participação dos demais Parlamentares de 18 representantes da comunidade nipo-brasileira de todas as esferas de Poder. Ressalta sua alegria em receber os presentes em momento de protesto de milhares de pessoas nas ruas, com dificuldades de acesso a esta Casa. Reverencia a memória dos antepassados. Lembra as dificuldades que enfrentaram com a língua, a cultura e a alimentação diferentes. Faz histórico da chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos. Louva o trabalho, o ensinamento, a coragem, a tradição e o exemplo dos ancestrais. Acrescenta que com o trabalho e o respeito os nipo-brasileiros conseguiram o respeito da sociedade brasileira.
2 -  AURÉLIO NOMURA
Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, enaltece as dificuldades do processo imigratório. Fala da assinatura do Tratado de Amizade e Comércio, assinado em 1895, em Paris. Recorda ações políticas contra a comunidade. Recorda o trabalho, o suor e lágrimas dos antepassados. Faz histórico sobre colônias que foram dizimadas, no interior do Estado e na Amazônia. Afirma sentir-se orgulhoso pela saga dos japoneses. Informa que os descendentes somam mais de um milhão e meio de pessoas, sendo a maior comunidade fora do Japão. Pede reforço das políticas públicas entre Brasil e Japão. Recorda declaração de dirigente japonês durante o centenário da imigração japonesa.
3 -  JUNJI ABE
Deputado Federal, recorda o sofrimento, e a geração de famílias nipo-brasileiras. Afirma que o Brasil precisa da contribuição de todos. Lembra as manifestações em curso, hoje, em várias cidades brasileiras. Louva o esforço conjunto em benefício do Brasil e o senso de responsabilidade da comunidade. Lamenta a dimensão da desigualdade social brasileira, apesar das melhorias econômicas. Cita palavras japonesas de seu ensinamento, como "suportar", "solidariedade" e "amor". Afirma que os dois países são parceiros para a paz mundial.
4 -  JORGE HATO
Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, discorre sobre sua satisfação e alegria em pertencer à terceira geração de imigrantes japoneses. Fala das conquistas com os estudos e formação dos descendentes. Destaca a presença nipônica nos estados de São Paulo e Paraná. Lembra a garra e a sede de prosperidade dos primeiros imigrantes, que tinham o propósito de retornar ao Japão, fato alterado pelo amor que passaram a sentir pelo Brasil. Cita exemplos do Japão que poderiam ser seguidos pelo Brasil, como na educação e na segurança pública.
5 -  MASATAKA OTA
Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, faz histórico sobre a imigração, especialmente de sua família. Recorda os problemas do pós-Guerra. Ressalta a necessidade de lutarmos por um mundo melhor. Enfatiza seu amor ao Brasil, mesmo com a violência que vitimou seu filho. Pleiteia melhorias na educação. Recorda o trabalho dos primeiros imigrantes na roça. Lembra que, hoje, a comunidade tem empresários, doutores, advogados e políticos de expressão. Manifesta sua gratidão ao trabalho dos antepassados.
6 -  KEIKO OTA
Deputada Federal, informa ser presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão na Câmara dos Deputados, bem como a primeira deputada federal Nikkei. Afirma que, neste evento, as cores das bandeiras se misturam. Solicita que sejam ampliados os laços entre os dois países, irmãos por natureza. Fala da preservação da cultura nipo-brasileira, aliada à criatividade brasileira. Reverencia a educação e disciplina orientais. Agradece o carinho e respeito dos brasileiros para com os japoneses. Lembra os desafios e o legado do passado. Comenta as ações diárias, como a cultura da paz. Acrescenta que o perdão salvou a sua vida. Fala da solidariedade e da cidadania. Destaca a importância da educação, a tradição japonesa que leva ao desenvolvimento e bem-estar das pessoas. Enfatiza o trabalho dos antepassados, com olhar para o futuro.
7 -  WELSON GASPARINI
Deputado Federal, elogia a atuação do cônsul-geral do Japão. Cita o papel de integração das comunidades. Recorda seus dois mandatos parlamentares. Lembra os festejos pelo centenário da imigração, com a presença do príncipe Naruhito. Recorda que o trabalho dos ancestrais levou à educação universitária de seus filhos. Cita as atividades culturais e esportivas da comunidade, que está na sexta geração. Pede a valorização da herança que receberam. Saúda as homenagens à integrantes da comunidade, feitas em vida. Elogia a tecnologia, o conhecimento e os investimentos japoneses.
8 -  KIRATIRO KITA
Presidente do Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, elogia a união de todos os parlamentares nipo-brasileiros e seu esforço suprapartidário, bem como a atuação de seus integrantes. Adita que o associativismo contribuiu para o fortalecimento da comunidade. Afirma que as associações sofrem por falta de sucessores e carência de recursos financeiros. Pede diálogo entre representantes da política e entidades para a difusão da cultura e fortalecimento das associações. Agradece o incentivo por meio de emendas parlamentares. Convida para celebrações religiosas previstas para o dia 18/06.
9 -  NORITERU FUKUSHIMA
Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, lembra as dificuldades transpostas pelos ancestrais japoneses. Informa que a comunidade está presente em diversos segmentos da sociedade. Relata visita a colônias de várias cidades e estados. Declara-se impressionado com o orgulho e as atividades de seus integrantes. Externa seu respeito pela contribuição dos políticos nipônicos. Agradece ao Presidente Samuel Moreira e ao Governo Brasileiro. Menciona o início da Copa das Confederações com Brasil e Japão. Informa visita da Presidente Dilma Rousseff ao "país do sol nascente" no final deste mês.
10 -  HÉLIO NISHIMOTO
Assume a Presidência. Relata visita, junto com o cônsul japonês a oito cidades do Vale do Paraíba. Informa que algumas cidades recebiam, pela primeira vez, seu representante. Afirma que, na Copa das Confederações, o Japão "permitiu" que o Brasil ganhasse o jogo inicial. Elogia a unidade dos políticos nipo-brasileiros. Louva o desafio enfrentado por seus avós. Ressalta os valores do trabalho, a dedicação à família, a honestidade e a solidariedade dos orientais. Elogia as atividades de intercâmbio do consulado, por sua relevância. Cita os convênios assinados pelo Governador Geraldo Alckmin com a comunidade. Elogia o papel das mulheres neste processo. Enseja votos de saúde, bênçãos e prosperidade a todos. Anuncia a entrega a entidades e personalidades de honrarias alusivas à efeméride.
11 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônias, anuncia homenagens ao Cônsul-Geral do Japão em São Paulo Noriteru Fukushima; Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, na pessoa de seu Presidente Kihatiro Kita; Enkyo - Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, na pessoa de seu Presidente Yoshiharu Kikuti; Kenren - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, na pessoa de seu Presidente Akinori Sonoda; Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, na pessoa de seu Presidente Shinsuke Fujii; e Aliança Cultural Brasil-Japão, na pessoa de seu Presidente Anselmo Nakatani.
12 -  Presidente HELIO NISHIMOTO
Afirma que as homenagens eram extensivas a todos os presentes. Lembra demais festividades da comunidade nipo-brasileira. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp