10/06/2013 - 31a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/06/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Passa a nomear as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por autoridades. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro" e o "Hino Nacional Português".
2 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Parabeniza o Deputado Fernando Capez pela iniciativa. Relata satisfação em participar deste evento. Discorre sobre a importância da relação entre Brasil e Portugal.
3 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Faz leitura de texto sobre a história do "Dia de Portugal em São Paulo".
4 -  ANTONIO DE ALMEIDA E SILVA
Presidente da Comunidade Luso Brasileira de São Paulo, saúda a iniciativa desta Casa em promover a solenidade. Afirma que a efeméride é motivo de festa entre os povos de Portugal e do Brasil. Relata a relevância da obra de Camões para a cultura e sociedade portuguesas. Cita a importância dos milhões de portugueses residentes no Exterior. Discorre sobre a história da nação portuguesa e seu futuro.
5 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com a entrega de diploma alusivo ao evento, a várias personalidades.
6 -  MARIA INÊS BOTELHO
Representante dos homenageados, discorre sobre a importância da efeméride para a comunidade portuguesa. Relata satisfação com o acolhimento do diploma em referência ao evento. Agradece a todos pela homenagem.
7 -  PAULO LOPES LOURENÇO
Cônsul Geral de Portugal, discorre sobre a relação de proximidade entre brasileiros e portugueses. Afirma que, embora haja laços fortes entre as duas nações, é necessário reforçá-los constantemente. Relata a influência da imigração portuguesa em São Paulo. Faz votos para que as novas gerações de brasileiros conheçam mais a respeito da história em comum entre os dois países. Agradece a todos pela homenagem.
8 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Faz agradecimentos a vários grupos folclóricos. Anuncia a apresentação do Grupo Folclórico da "Casa de Portugal de São Paulo". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp