13/05/2013 - 20a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA NACIONAL DO CONGREGADO MARIANO"
 

Resumo da Sessão
Presidência : MARCO AURÉLIO
1 -  MARCO AURÉLIO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a entrada em Plenário das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo, das Congregações Marianas e da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Marco Aurélio, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia Nacional do Congregado Mariano". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes.
2 -  AFONSO LOBATO
Deputado Estadual, fala da justeza da homenagem. Lembra que seu pai foi congregado mariano. Argumenta que a religião, como parte do cotidiano das pessoas, merece ser objeto de discussão neste Parlamento. Parabeniza o deputado Marco Aurélio pela iniciativa. Ressalta ser hoje o dia de Nossa Senhora de Fátima. Afirma que a celebração traz serenidade a esta Casa. Enaltece a religiosidade simples dos congregados.
3 -  VITOR SAPIENZA
Deputado Estadual, menciona que foi congregado mariano. Comenta que a carreira política ocupa muito do seu tempo, mas que sua religiosidade se mantém. Lembra que, quando era Presidente deste Legislativo, lutou para que se mantivesse a escultura em crucifixo no Hall Monumental, assim como a imagem de Nossa Senhora, anteriormente retirada, e reconduzida a seu nicho. Destaca a importância da Basílica de Aparecida. Afirma que parlamentares evangélicos defendem suas posições, mas os católicos têm pouca representatividade. Faz histórico da sessão solene em comemoração do "Dia da Comunidade Italiana", que realiza todos os anos.
4 -  Presidente MARCO AURÉLIO
Anuncia a exibição de vídeo com a música "Nossa Senhora de Fátima", com o padre Agnaldo José e participação da cantora Joanna.
5 -  JOSÉ EDISON DE OLIVEIRA
Membro da Federação das Congregações Marianas da Diocese de São José dos Campos, agradece pela homenagem. Recorda a sessão realizada no ano passado, com a mesma finalidade. Manifesta o desejo de que o número de presentes aumente no próximo ano. Afirma que esta sessão é uma oportunidade para divulgar as congregações marianas.
6 -  CÉSAR CARMO
Membro da Coordenação do Departamento de Jovens da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil, demonstra satisfação com o crescimento do número de jovens congregados marianos. Cita o aniversário de 450 anos de existência das congregações marianas, completados neste ano. Considera positivo o maior número de participantes nesta sessão, em relação ao ano passado. Afirma que os congregados devem expor publicamente sua fé católica. Elogia a união entre as congregações.
7 -  Presidente MARCO AURÉLIO
Anuncia a exibição de vídeo com a música "A Treze de Maio", com a cantora Joanna.
8 -  JOSÉ MACIEL DA LUZ
Coordenador da Coresp - Coordenação Regional do Estado de São Paulo, agradece pela realização desta sessão. Afirma que a população tem a obrigação de conhecer o verdadeiro sentido da política. Discorre sobre a Teologia da Libertação. Elogia a atuação do deputado Marco Aurélio. Menciona a necessidade de levar o povo a ter maior participação política. Lê passagem bíblica.
9 -  MARIA CRISTINA DE PAULA MACHADO
Ex-vice-Presidente da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil, elogia a iniciativa da realização desta sessão. Menciona o aniversário de 450 anos das congregações no mundo. Informa que a primeira congregação mariana brasileira foi fundada pelos jesuítas, há 430 anos, em Salvador. Destaca que um dos objetivos da organização é a construção de um mundo mais fraterno, solidário e justo. Faz considerações sobre o significado doutrinário do terço.
10 -  Presidente MARCO AURÉLIO
Anuncia a exibição de vídeo com a música "Nossa Senhora de Fátima", de autoria de Célia Maria Quirino.
11 -  PAULO LÚCIO ALVES
Presidente da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil, ressalta a importância desta sessão, realizada no dia de Nossa Senhora de Fátima. Alerta que os congregados não devem esquecer seus ideais, entre eles, a construção de um mundo mais fraterno. Enaltece a trajetória política do deputado Marco Aurélio. Parabeniza os congregados pela homenagem.
12 -  ANTONIO JOSÉ ALBERTINE
Padre e vice-Assistente Eclesiástico da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil, lembra os 450 anos de existência das congregações marianas. Lista os objetivos da organização. Afirma que o ideal das congregações é atemporal e tem sido frutífero. Menciona santos católicos que foram congregados. Tece considerações sobre o trabalho realizado com crianças. Acrescenta que a missão dos parlamentares é atender às necessidades do povo e colocar-se a serviço da vida. Faz reflexão sobre o que é ser congregado mariano. Felicita a todos.
13 -  AURY MARIA AZÉLIO BRUNETTI
Padre e Secretário do Conselho da Rede Vida de Televisão, elogia a iniciativa desta sessão. Considera corajosas as palavras do deputado Vitor Sapienza. Relata que é congregado desde os nove anos de idade. Informa que foi ordenado padre há dois anos. Faz histórico das congregações marianas no Brasil e no mundo. Afirma que o objetivo das congregações é formar bons cristãos e cidadãos. Comunica que vários papas foram congregados na juventude. Sugere que se aproveite a Jornada Mundial da Juventude para a divulgação das congregações. Lê passagens bíblicas.
14 -  Presidente MARCO AURÉLIO
Anuncia a exibição de vídeo com a música "Consagração de Nossa Senhora".
15 -  AFONSO LOBATO
Assume a Presidência.
16 -  MARCO AURÉLIO
Deputado Estadual, requerente da sessão, lembra a realização da primeira sessão solene em homenagem às congregações marianas, realizada no ano passado. Declara estar ansioso pela sessão de 2014. Acrescenta que o evento já faz parte do calendário das congregações. Afirma que se sentiu tocado a cada pronunciamento e apresentação musical. Reflete que os seres humanos são, em sua essência, feitos para o bem, e que o amor ao próximo é o segredo para a felicidade na vida. Manifesta seu desejo por um mundo melhor. Menciona problemas do estado de São Paulo. Declara que esta sessão servirá como inspiração para práticas políticas positivas.
17 -  Presidente AFONSO LOBATO
Faz histórico das congregações marianas no Brasil e no mundo.
18 -  MARCO AURÉLIO
Assume a Presidência. Convida todos para cantar o "Hino das Congregações Marianas do Brasil". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp