13/05/2013 - 19a Solene

HOMENAGEM AO "DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA".
 

Resumo da Sessão
Presidência : EDSON FERRARINI
1 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
2 -  Doutor CARLOS ALBERTO RUIZ
Professor e Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, saúda os presentes. Faz reflexão sobre as peculiaridades do amor materno. Agradece ao deputado Edson Ferrarini pelo apoio no combate ao câncer de mama. Discorre acerca das causas da doença no Brasil. Considera o diagnóstico tardio o maior causador de mortes de mulheres. Desmistifica medos que impedem às mulheres realizar a mamografia periodicamente. Fala sobre a necessidade de se criar facilidades de acesso ao exame. Chama a atenção para as chances de cura da doença. Cita fatos que, a seu ver, são dignos de comemoração, como a disponibilidade, há 1 ano, no serviço público, de medicação específica para o tratamento do câncer de mama. Ressalta a redução da doença em algumas regiões do País. Elenca metas a serem atingidas, como a redução da mortalidade, o aumento da acessibilidade e a informação generalizada sobre a doença. Enfatiza a "Lei dos 60 dias", em referência ao prazo máximo para início do tratamento, em diagnósticos comprovados de câncer.
3 -  Senhora ERMANTINA RAMOS
Representando a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo e Fundadora da Unaccam - União e Apoio ao Câncer de Mama, realça a importância do trabalho do Doutor Carlos Alberto Ruiz. Tece elogios ao médico mastologista.
4 -  Presidente EDSON FERRARINI
Faz considerações acerca da redução da doença, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil. Fala do papel da mulher na sociedade, a quem tece elogios. Ressalta a importância do trabalho de capacitação de voluntários, realizado nesta Casa, às segundas-feiras, por membros da Unaccam. Elogia a equipe, pela seriedade do curso ministrado. Considera justa a homenagem às mulheres envolvidas no combate ao câncer de mama. Dá conhecimento de mensagens encaminhadas por autoridades.
5 -  Senhora MARIA EUGÊNIA CHIORINO LOPEZ
Presidente da Unaccam - União e Apoio ao Câncer de Mama, cumprimenta o deputado Edson Ferrarini. Afirma ser fundamental a divulgação de estratégias, bem como a disseminação de informações sobre o câncer de mama, de forma a atingir toda a sociedade. Destaca a missão da Unaccam. Fala sobre o curso de capacitação de voluntários, realizado nas dependências deste Parlamento, às segundas-feiras. Cita lei que garante o início do tratamento do câncer, a partir do diagnóstico. Reconhece o apoio recebido por pessoas e entidades. Cita pensamento de Madre Teresa de Calcutá. Faz agradecimentos.
6 -  Doutor PASCOAL MARRACINI
Diretor Administrativo do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, representando a Abificc - Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer, informa que o Instituto do Câncer, embora esteja localizado na Santa Casa, tem atuação independente ao daquela entidade hospitalar. Fala de sua preocupação quanto à regulação de pacientes de câncer, em nível estadual. Cita dados da doença, como o surgimento de 52 mil novos casos por ano. Diz que o Instituto do Câncer colocará, à disposição da Unaccam, o acesso a serviços relacionados ao tratamento oncológico.
7 -  Doutor CARLOS ALBERTO RUIZ
Professor e Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, ressalta a importância da regulação de pacientes. Cita obstáculos para o processo se concretizar. Diz que, no início de sua administração, reuniu-se com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não para fazer solicitações, mas para oferecer ajuda às pacientes com cânceres pélvico e de mamas. Informa que o tempo médio de espera ultrapassa de 6 a 9 meses, para o início do tratamento. Propõe a união de forças de entidades ligadas ao câncer, visando mudanças deste quadro.
8 -  Senhora VERA EMÍLIA TERUEL
Presidente da Associação Viva Melhor, de Santo André, tece comentários sobre o trabalho realizado pela entidade, que completará 14 anos, em prol de mulheres acometidas pelo câncer de mama. Discorre sobre a ajuda estética concedida às pacientes, no sentido de melhorar sua autoestima. Fala sobre a função da prótese mamária, de uso externo, até que a paciente faça a reconstrução definitiva da mama. Divulga o site da Associação Viva Melhor.
9 -  Presidente EDSON FERRARINI
Presta homenagens, com entrega de placas ao Professor Doutor Carlos Alberto Ruiz, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp