02/05/2013 - 57ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 10/05/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : ULYSSES TASSINARI / JOOJI HATO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LUIZ CLÁUDIO MARCOLINO
Destaca as comemorações de 1º de maio, em homenagem ao "Dia do Trabalhador". Informa sua presença no evento "1º de maio Descentralizado", ocorrido na zona sul de São Paulo. Menciona demais comemorações realizadas a fim de parabenizar os trabalhadores. Lembra que esta data é propícia para reflexão e mobilização. Congratula-se com a CUT pelo trabalho realizado. Cita demandas reivindicadas pelos trabalhadores.
3 -  CARLOS GIANNAZI
Informa o início da greve das redes estadual e municipal de ensino. Cita as razões que deram início à paralisação. Critica a atuação do governo do PSDB no Estado de São Paulo. Lamenta o parcelamento de reajuste para os profissionais da Educação até 2018.
4 -  MARCOS MARTINS
Registra a presença de representantes da Associação de Vicentinos da região de Jundiaí e da diretoria do Conselho Central e Conselho Metropolitano da Sociedade de São Vicente de Paulo, com a presença do vereador Márcio Pentecostes de Souza, deste município. Destaca que solicitará sessão solene em homenagem aos 200 anos desta entidade.
5 -  Presidente JOOJI HATO
Parabeniza as cidades de Guapiara, da região de Capão Bonito, e também de Macaubal, da região de São José do Rio Preto, pelos seus aniversários.
6 -  OSVALDO VERGINIO
Critica o desemprego no País. Faz menção às comemorações do dia 1º de maio na cidade de Osasco, com passeio ciclístico. Defende a instalação de ciclofaixas no município. Cobra a entrega de obras públicas na região. Pede atenção do poder público para os roubos de motos e carros em São Paulo.
7 -  ULYSSES TASSINARI
Assume a Presidência.
8 -  JOOJI HATO
Comenta a morte do empresário Fernando Guerreiro Abdalla, baleado e morto em frente a uma academia, em São Paulo. Informa que a vítima já havia sido assaltada antes e delegado recusou-se a fazer boletim de ocorrência. Cita demais casos de latrocínio em São Paulo. Defende o desarmamento. Lamenta que a violência consuma recursos que poderiam ser melhor utilizados em prol da Educação e da Saúde.
9 -  OLÍMPIO GOMES
Lê documento a respeito dos 55 anos de lutas e conquistas da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo.
10 -  MARCOS MARTINS
Informa sua presença em eventos alusivos ao "Dia do Trabalho", em 01/05. Destaca que, no dia 28/04, registra-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Cita estatísticas a respeito da data. Comunica que o Governo Federal decidiu perdoar parte das dívidas das Santas Casas.
11 -  OLÍMPIO GOMES
Pede o apoio dos deputados desta Casa em favor à manutenção do Serviço de Creche. Considera a creche imprescindível para o trabalho dos funcionários deste Legislativo. Destaca o acolhimento e educação de qualidade proporcionada pela creche. Solicita resposta positiva da Mesa Diretora em relação ao tema. Manifesta-se favorável à criação de auxílio-creche que atenda aos funcionários que residem no interior do Estado sem, contudo, acarretar o fechamento da creche desta Casa.
12 -  CARLOS NEDER
Destaca a importância do combate às doenças causadas pelo trabalho. Defende o debate e esclarecimento sobre o tema. Lamenta adoecimento dos servidores públicos em razão do trabalho realizado. Pede que os trabalhadores do setor público tenham acesso às mesmas condições de segurança que os empregados de empresas privadas.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  CARLOS GIANNAZI
Pelo art. 82, informa a realização, no dia 1º de maio, de manifestação na Praça da Sé, com a presença de entidades sindicais e sociais. Lista reivindicações e objetivos do ato. Faz histórico de movimentos democráticos no local. Reflete sobre a situação de trabalhadores no Brasil e no mundo. Questiona os planos de austeridade adotados por países europeus. Afirma que a crise econômica atual é tão grave quanto a de 1929. Acusa a CUT e a Força Sindical de realizar atos despolitizados. Faz críticas às privatizações realizadas pelos governos estadual e federal e ao PL 4330/04, sobre terceirizações, do deputado federal Sandro Mabel.
14 -  CARLOS GIANNAZI
Requer o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.
15 -  ULYSSES TASSINARI
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 03/05, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp