29/04/2013 - 14a Solene

HOMENAGEM AO "CONSELHO ESTADUAL DA CONDIÇÃO FEMININA, PELOS SEUS 30 ANOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/05/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : MARIA LÚCIA AMARY
1 -  MARIA LÚCIA AMARY
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputada Maria Lúcia Amary, na direção dos trabalhos, para "Homenagear o Conselho Estadual da Condição Feminina, pelos seus 30 Anos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz histórico do movimento de mulheres no Brasil. Menciona a proposta que resultou no Conselho Estadual da Condição Feminina, de criação de um órgão institucional, composto por mulheres, para a sugestão de políticas públicas para eliminar a discriminação.
2 -  ROSMARY CORRÊA
Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, cumprimenta os presentes. Elogia o trabalho das ex-presidentes e conselheiras. Faz histórico do Conselho Estadual da Condição Feminina. Relata que a criação se deu durante o governo Franco Montoro. Ressalta que o CECF foi o primeiro órgão do gênero no País. Lembra seu período como titular da primeira Delegacia de Polícia da Mulher do Brasil, criada em 1985. Descreve atividades realizadas pelo Conselho. Afirma que políticas para as mulheres ainda são vistas com resistência. Lista os objetivos da entidade.
3 -  LECI BRANDÃO
Deputada Estadual, cumprimenta os presentes. Afirma que os movimentos feministas foram determinantes no reconhecimento da diversidade e na criação de políticas públicas para as minorias. Alega que os objetivos do Conselho Estadual da Condição Feminina seguem atuais. Manifesta satisfação com o aumento dos espaços ocupados por mulheres. Lamenta que os direitos ainda não sejam garantidos integralmente. Elogia a deputada Maria Lúcia Amary pela realização desta sessão solene.
4 -  Presidente MARIA LÚCIA AMARY
Presta homenagem póstuma à ex-Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina Zuleika Alambert, da Gestão 1986-1987, solicitando um minuto de silêncio.
5 -  MESTRE DE CERIMÔNIAS
Anuncia homenagens às presidentes de gestões anteriores, com a entrega de placas e flores.
6 -  MARIA TEREZA AUGUSTI
Ex-presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, cumprimenta os presentes. Discorre sobre a história do Conselho Estadual da Condição Feminina. Ressalta a importância de conhecer o passado. Menciona avanços democráticos. Afirma que a campanha de 1982 para o governo de São Paulo colocou a questão da mulher na pauta política, tirando a luta feminina da obscuridade. Discorre sobre o Centro Orientação Jurídica e Encaminhamento à Mulher. Lembra a participação do Conselho na construção de propostas para a Assembleia Constituinte de 1988. Afirma que a estrutura da entidade foi reproduzida no resto do Brasil. Enumera conquistas do Conselho e lutas futuras. Tece comentários sobre a campanha Mulheres Sem Medo do Poder. Destaca a importância do Centro de Documentação da instituição.
7 -  MESTRE DE CERIMÔNIAS
Anuncia a entrega de rosas a todas as conselheiras da Gestão 2012-2016.
8 -  ELIZA GABRIEL DA COSTA
Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina, faz entrega de um bouquet à deputada Maria Lúcia Amary, em agradecimento à realização desta sessão solene.
9 -  ELIANA SOARES HADDAD FALQUE
Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina, faz entrega de bouquet de flores à Sra. Denise Motta Dau, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres.
10 -  DENISE MOTTA DAU
Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, saúda os presentes. Elogia a atuação do Estadual da Condição Feminina. Lembra sua militância no SUS. Ressalta a importância de órgãos de controle social. Menciona audiências públicas relacionadas a políticas para as mulheres. Comunica a criação das Secretarias de Políticas para as Mulheres e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de São Paulo. Enfatiza a necessidade de diálogo entre os municípios e o governo estadual para a criação de políticas na área. Enaltece o programa "Casa da Mulher Brasileira".
11 -  MARLI PARADA
Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina, faz entrega de um bouquet à Secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, Eloísa de Souza Arruda.
12 -  ELOÍSA DE SOUZA ARRUDA
Secretária da Justiça e Defesa da Cidadania, saúda a deputada Maria Lúcia Amary pela realização desta sessão solene. Cumprimenta os presentes. Parabeniza as ex-presidentes e conselheiras do Conselho Estadual da Condição Feminina pelo trabalho. Acrescenta que as conquistas vieram à custa de muito esforço. Lista políticas já implementadas e por implementar. Afirma que os desafios da época da criação do órgão permanecem atuais, apesar dos avanços. Argumenta que o Brasil é um país em construção, necessitado de ideias novas.
13 -  MARIA SHIRABAYASHI DE CASTRO PORTO
Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina, faz entrega de um bouquet à deputada Leci Brandão.
14 -  MESTRE DE CERIMÔNIAS
Convida a deputada Leci Brandão para cantar a música "Cidadã brasileira".
15 -  Presidente MARIA LÚCIA AMARY
Destaca a necessidade de trabalho conjunto. Discorre sobre as perspectivas para o futuro. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp