01/02/2013 - 1a Solene

COMEMORAÇÃO DO "VIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA APMDFESP - ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/02/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : RAFAEL SILVA
1 -  RAFAEL SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Rafael Silva, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Vigésimo Aniversário de Fundação da APMDFESP - Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", o "Hino da Polícia Militar" e o "Hino da Associação dos Policiais Militares com Deficiência Física".
2 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, elogia a atuação do Deputado Rafael Silva e demais componentes da mesa. Louva o trabalho da entidade, mesmo diante das dificuldades que pesam sobre os policiais militares lesionados no cumprimento do dever, com sequelas físicas e psicológicas. Recorda o amparo e proteção oferecidos pela entidade, que nasceu por iniciativa de policiais abnegados em suprir lacunas do Estado, no trato e recuperação de seus servidores. Enaltece a capacidade da Polícia Militar de se adaptar às várias circunstâncias e buscar soluções. Destaca os problemas relativos à saúde. Considera insuficientes os vencimentos dos policiais militares e a atenção do Executivo quanto às reivindicações da categoria. Informa a criação de centro de reabilitação, que visa atender os cinco mil profissionais afetados. Recorda a participação da entidade em debates sobre a segurança pública. Lamenta a posição do Ministério Público Federal sobre ações da Polícia Militar. Acrescenta que o prédio da instituição não tem acessibilidade. Recorda a defesa da sociedade feita pelos policiais.
3 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, recorda os seus vários mandatos. Elogia os componentes da mesa. Tece considerações sobre a PEC federal de nº 300. Informa a sua defesa da Polícia Militar e atenção especial aos deficientes físicos. Ressalta a continuidade da luta da categoria. Elogia a presença constante da entidade na votação da PEC 300. Recorda sua atuação como Secretário de Esportes do Município de São Paulo. Lembra a dificuldade para conseguir atendimentos para policiais militares com deficiência. Elenca os avanços no atendimento fisioterápico e psicológico. Argumenta que é preciso ainda muito trabalho em benefício dos policiais deficientes. Adita que a sociedade tem obrigação de corresponder às reivindicações da categoria. Louva a garra, a dedicação e o exemplo desses policiais a todos os cidadãos.
4 -  KEIKO OTA
Deputada Federal, cumprimenta os integrantes da mesa. Enfatiza a sua honra e carinho para com os policiais com deficiência. Destaca trecho do hino da entidade "somos fortes em nosso labor". Afirma exemplar a atuação da entidade na busca de qualidade de vida melhor para os policiais e suas famílias. Cita o esforço na busca de profissionais médicos, assistência jurídica e inserção no mercado de trabalho. Enfatiza o empenho pela inclusão social e pela superação de seus integrantes. Recorda o episódio que vitimou seu filho, Yves Ota. Informa sua plataforma eleitoral na defesa da paz e dos direitos humanos. Presta homenagem ao sargento Elcio Inocente, dirigente da entidade, pelo seu exemplo de superação. Lamenta a perda de sua esposa e filho.
5 -  Presidente RAFAEL SILVA
Lamenta o fato ocorrido com a Deputada Keiko, que perdeu seu filho Yves Ota de maneira violenta. Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a APMDFESP.
6 -  ALVARO CAMILO
Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, parabeniza a iniciativa. Lamenta as ocorrências que afetam cerca de 500 policiais por ano. Cita providências tomadas durante a sua gestão como comandante da Polícia Militar do Estado. Recorda a concessão do ALE - Adicional por Local de Exercício. Dá conhecimento do trabalho que pretende realizar na Câmara Municipal para facilitar a vida desses policiais. Elogia Elcio Inocente, à frente da entidade.
7 -  CORONEL TELHADA
Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, enfatiza a sua atuação como policial militar, no propósito de servir à sociedade. Ressalta o exemplo desses policiais. Destaca alguns por sua atuação e postura. Considera obrigatória a filiação de todos os policiais à APMDFESP. Elogia o pronunciamento do Deputado Olímpio Gomes. Acrescenta que a entidade é uma das melhores associações do Brasil. Lamenta a falta de ações preventivas. Coloca-se à disposição da população como vereador paulistano. Informa que fora baleado duas vezes. Elogia todos os integrantes da entidade.
8 -  CORONEL OMAR LIMA LEAL
Representante do Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, dá conhecimento de mensagem de seu comandante. Lamenta os infortúnios gerados pela atividade. Informa os serviços colocados à disposição da categoria. Destaca trechos de cartilha de orientação policial-militar para o atendimento às pessoas com deficiência. Recorda a tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na qual 235 jovens morreram. Considera infeliz declaração sobre o fato, sobre a possível criação de entidade para defesa das vítimas. Elogia as conquistas da entidade ao longo desse período. Acrescenta que os policiais afetados têm muito o que colaborar. Cita funções nas quais esses policiais poderão atuar, como intérprete e palestrista, por exemplo. Adita que é preciso reconhecer e valorizar esses profissionais.
9 -  ABRÃO JÚNIOR
Mestre de Cerimônias, dá conhecimento de integrantes da administração da entidade.
10 -  Presidente RAFAEL SILVA
Presta homenagem à entidade, com a entrega de placa comemorativa, na pessoa do seu presidente, Sargento Elcio Inocente.
11 -  ELCIO INOCENTE
Sargento, Presidente da APMDFESP - Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo, ressalta a colaboração recebida ao longo desse período. Lembra o compromisso assumido em leito de hospital da Polícia Militar, quando surgiu a ideia de criar a entidade. Adita que as limitações e os impedimentos são muitos, recompensados com o carinho e dedicação com que a entidade faz seu trabalho. Informa que, a partir de uma intercorrência, vislumbram os problemas do policial afetado. Afirma que encontra ânimo ao constatar os problemas enfrentados por seus iguais ou por aqueles que estão em situação pior. Dá conhecimento do conteúdo da placa recebida. Acrescenta ser importante a atenção a policiais que têm filhos com deficiência. Enfatiza que os apoios facilitam o seu trabalho.
12 -  ABRAHÃO JÚNIOR
Mestre de Cerimônia, informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente.
13 -  ADEMIR DE CARVALHO BENEDITO
Representante do Desembargador Ivan Sartori, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, afirma que este evento celebra os policiais que entregam sua vida em defesa da sociedade. Afirma que o Tribunal de Justiça se solidariza com todos os policiais pelo exercício do dever. Sugere reflexão das autoridades quanto à responsabilidade para com seus servidores. Pleiteia que o Estado possa atender às reivindicações da categoria.
14 -  Presidente RAFAEL SILVA
Enaltece as pessoas que sentiram na alma a deficiência adquirida. Recorda as origens da entidade. Elogia sua estrutura e organização no atendimento aos policiais deficientes, não só vítimas de marginais, mas as ocorrências que surgem ao longo da vida. Discorre sobre o surgimento de sua própria deficiência visual. Cita caso de policial, vítima de marginais, fato que afetou a família deste Parlamentar. Lamenta a situação daqueles que estejam em estado vegetativo. Acrescenta que todos merecem respeito e são tidos como heróis, pois dedicaram a sua vida aos semelhantes. Elogia a seriedade e responsabilidade da entidade. Agradece a manifestação do Deputado Olímpio Gomes. Recorda a proposta para que o ALE - Adicional por Local de Exercício - fosse pago em valor único para os policiais com deficiência. Recorda a deliberações de projetos voltados aos policiais, que geraram resultados positivos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp