03/12/2012 - 79a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "40 ANOS DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/12/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : ADRIANO DIOGO
1 -  ADRIANO DIOGO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Adriano Diogo, na direção dos trabalhos, para Comemorar os 40 Anos da Associação Paulista de Saúde Pública. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Recorda que a Associação Paulista de Saúde Pública foi fundada em 1972, durante a ditadura militar brasileira. Destaca os objetivos da instituição. Fala sobre as dificuldades encontradas pelos sanitaristas atualmente. Anuncia exibição de vídeo institucional sobre os 40 anos da APSP. Anuncia o lançamento do selo comemorativo aos 40 anos da APSP em parceria com o Correio.
2 -  ÁLVARO ESCRIVÃO JÚNIOR
Médico Sanitarista e Professor da Fundação Getúlio Vargas, presta homenagem póstuma ao médico sanitarista Paulo Elias. Ressalta as contribuições do homenageado à Saúde Pública do Estado de São Paulo. Informa que, por iniciativa do Vereador Carlos Neder, deve ser inaugurado centro de saúde em homenagem ao médico Paulo Elias no dia oito de dezembro.
3 -  PAULO CAPPUCI
Presidente da APSP, agradece a homenagem recebida. Comenta os pronunciamentos do Deputado Adriano Diogo e do Doutor Álvaro Escrivão Júnior. Destaca o caráter amigável e solidário existente entre os funcionários da APSP. Recorda realizações passadas e projetou feitos futuros da associação. Faz agradecimentos gerais.
4 -  Presidente ADRIANO DIOGO
Informa que esta solenidade seria transmitida em data oportuna pela TV Alesp.
5 -  ALEXANDRE NEMES
Médico Sanitarista e ex-Presidente da APSP, comenta o PL 39/12. Presta homenagem a Senhora Zilá Abramo. Destaca a atuação dos sanitaristas em prol da Saúde Pública. Comenta tese, de sua autoria, sobre os profissionais sanitaristas de São Paulo.
6 -  JOSÉ DA SILVA GUEDES
Professor Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, comenta a criação da carreira de médico sanitarista. Destaca as dificuldades iniciais da profissão. Sugere que esta Casa proponha projetos com o intuito de ajudar a categoria.
7 -  Presidente ADRIANO DIOGO
Anuncia homenagem, do Cirurgião Dentista Marco Manfredini, aos membros que fizeram e fazem parte da APSP durante seus 40 anos. Informa que diversas faculdades da USP estão formando suas próprias comissões da verdade. Dá conhecimento da morte de Isaac Abramovich, médico acusado de emitir laudos necroscópicos falsos de vítimas da Ditadura Militar. Defende a criação de comissão da verdade na faculdade de Medicina da USP. Recorda a morte do pai do Vereador Carlos Neder, em 1964, pela ditadura militar.
8 -  PAULO CAPPUCI
Presidente da APSP, ressalta a importância de que seja criada comissão da verdade para investigar crimes cometidos no âmbito da medicina durante a Ditadura Militar. Destaca o trabalho realizado pela APSP durante seus 40 anos.
9 -  Presidente ADRIANO DIOGO
Faz agradecimentos gerais. Encerra os trabalhos.
alesp