17/09/2012 - 61a Solene

HOMENAGEM AO "CORPO MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PELOS SEUS 155 ANOS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/09/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : EDSON FERRARINI
1 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, para "Homenagear o Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo pelos seus 155 anos". Fez citação dos vários grupos que compõem o Corpo Musical da Polícia Militar. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Ressalta a importância da música nos vários momentos de nossas vidas. Anuncia apresentação da Camerata e do Coral da PM. Informa que o Corpo Musical é composto por 160 músicos. Cita dirigentes que integram a unidade.
2 -  RENATO MAXIMIANO DA SILVA
Major Músico PM, Comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, informa que o Corpo Musical, com 155 anos, é a unidade mais antiga da Polícia Militar, criado no dia 07 de abril de 1857, pela então Assembleia Provincial. Lê texto da lei que criou o órgão. Comunica que a unidade esteve presente em vários momentos da história de São Paulo e do Brasil, como na partida dos soldados que foram à Guerra do Paraguai e na Revolução Constitucionalista de 1932. Destaca personalidades que integraram a unidade, sendo o seu maior ícone o Major Joaquim Antão Fernandes, idealizador da Banda Sinfônica. Agradece o apoio do Comando-Geral da PM. Dá conhecimento da reforma da sede e da aquisição de novos instrumentos. Elogia o trabalho de seu diretor, por sua preocupação e carinho para com o grupo musical. Agradece a homenagem prestada pelo Deputado Edson Ferrarini. Cita Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios.
3 -  Presidente EDSON FERRARINI
Lembra apresentações do Corpo Musical da PM, num trabalho de relações públicas incansável, tendo a música como "remédio para a alma". Recorda o aprendizado com os sons emitidos pelos animais. Acrescenta que a música é manifestação do amor de Deus, pelos sentimentos que transmite de pureza, alegria e conforto. Anuncia a apresentação de número musical pela Banda da Polícia Militar. Parabeniza o Corpo Musical pelos diversos serviços sociais que pratica, assim como as oficinas culturais, no âmbito da polícia comunitária, mais próxima do povo. Presta homenagem, com a entrega do "Diploma Amigos da Banda", a quatro policiais militares. Destaca a importância do Corpo Musical na Guerra do Paraguai. Recorda a criação do fonógrafo por Thomas Edson. Lembra sua participação como jurado no "Programa do Bolinha". Cumprimenta os homenageados.
4 -  ARRUDA
Coronel PM, Diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo, reproduz citação de Benjamin Constant, ao falar na condição de cidadão. Enfatiza a justeza da homenagem. Destaca a fundação do Corpo Musical na Estrada das Lágrimas. Enaltece os militares que lutaram na Guerra do Paraguai, especialmente na maior vitória, que foi na Batalha do Tuiuti. Cita a participação da unidade em vários eventos alegres, bem como nos momentos de dor, como no sepultamento de militares, bem como na morte de Tancredo Neves. Fala do processo pelo reconhecimento do primeiro santo policial brasileiro. Lembra a visita do ex-presidente francês François Mitterrand, que cumprimentou o maestro do Corpo Musical pela execução da "Marselhesa". Informa que o maestro Roberto Minczuk, da Orquestra Sinfônica Brasileira, ouviu as primeiras notas musicais no Corpo Musical, do qual seu pai era integrante. Ressalta que a unidade é patrimônio da cultura nacional, por ser a mais antiga do Brasil, no seu gênero. Elogia o esforço e a superação de seus músicos, pelo alento e conforto que transmitem aos policiais em geral.
5 -  Presidente EDSON FERRARINI
Comunica que esta solenidade seria transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna. Anuncia apresentação da Banda da Polícia Militar. Reitera suas homenagens ao Corpo Musical da PM, pela sua formação profissional e pela sensibilidade. Recorda declaração de Elvis Presley que, assim como este Deputado, não conhecia notas musicais. Faz agradecimentos gerais, convida os presentes para apresentação de números musicais no Hall Monumental. Encerra a sessão.
alesp