20/08/2012 - 49a Solene

HOMENAGEM AOS "70 ANOS DO SINDICATO DOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO ESTADO DE SÃO PAULO - SCIESP E OS 50 ANOS DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 07/09/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : EDSON FERRARINI
1 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento dos deputados Itamar Borges e Edson Ferrarini, este na direção dos trabalhos, para "Homenagear os 70 Anos do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo - Sciesp e os 50 Anos da Regulamentação da Profissão de Corretor De Imóveis". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre sobre a profissão de corretor e a sua importância.
2 -  ITAMAR BORGES
Elogia a atuação do Deputado Edson Ferrarini. Fala sobre a sua atuação neste Legislativo e a sua relação com este Deputado. Afirma ser este defensor do sindicato e dos corretores de imóveis. Cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o Senhor Alexandre Tirelli pela sua atuação no sindicato e na luta pela valorização e aperfeiçoamento dos profissionais. Cita a comemoração dos 50 anos do reconhecimento da carreira de corretor de imóveis. Enaltece a homenagem desta Casa à categoria. Saúda os homenageados. Comenta que estes profissionais atuam na realização dos sonhos das pessoas. Menciona que todos os negócios deveriam ser intermediados por estes profissionais. Congratula os corretores de imóveis do Estado de São Paulo e o sindicato da categoria.
3 -  Presidente EDSON FERRARINI
Tece elogios ao Deputado Itamar Borges. Parabeniza este Deputado por sua atuação. Menciona o curso superior para capacitação dos corretores de imóveis sindicalizados. Afirma que estes estão sendo preparados para o mercado atual, adquirindo desde os conhecimentos básicos até os mais técnicos.
4 -  ALEXANDRE TIRELLI
Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo - SCIESP, cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini e as autoridades presentes. Agradece a homenagem prestada por esta Casa. Saúda os corretores de imóveis e os homenageados. Menciona as lideranças do passado na trajetória da profissão. Cita as duas leis que regulamentam a categoria dos corretores de imóveis.
5 -  Presidente EDSON FERRARINI
Discorre sobre a sua luta para recuperação de jovens com problemas de drogas e álcool. Afirma que este trabalho o faz feliz. Ressalta o orgulho de homenagear os corretores de imóveis neste dia.
6 -  ORLANDO DE ALMEIDA FILHO
Secretário Municipal de Controle Urbano, cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini. Afirma ser testemunha do trabalho realizado pelo Parlamentar em benefício da juventude de São Paulo no combate do uso de drogas. Saúda as autoridades e os corretores de imóveis presentes. Discorre sobre a sua trajetória no Creci SP. Menciona o trabalho sério e consciente de José Augusto Viana Neto na defesa dos interesses dos corretores de imóveis de São Paulo, assim como o trabalho realizado pelo Creci Nacional. Elogia o discurso do Senhor Alexandre Tirelli. Agradece o trabalho e o carinho de Dona Cecília, copeira do sindicato. Informa que atua há 41 anos como corretor de imóveis. Ressalta a nova formação dos profissionais da categoria, com grande parte dos mesmos com curso superior, assim como o aumento da presença das mulheres, que trazem confiabilidade e credibilidade ao mercado. Lembra o atual momento vivido neste mercado, com o aumento do financiamento da casa própria pela grande maioria dos bancos.
7 -  Presidente EDSON FERRARINI
Informa que esta sessão será transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna. Cita o fortalecimento da imagem do corretor de imóveis por meio do conhecimento e da formação de técnicos de transações imobiliárias. Menciona a equiparação destes profissionais aos empresários. Discorre sobre a importância do corretor de imóveis.
8 -  CARLOS ALBERTO DE AZEVEDO
Presidente da Fenaci - Federação Nacional de Corretores de Imóveis, cumprimenta as autoridades presentes. Comenta a sua satisfação por esta homenagem aos corretores de imóveis. Lembra a realização, em 1957, do primeiro congresso nacional da categoria, com o tema da regulamentação profissional. Menciona encontro entre os cinco principais sindicatos, em 1957, para discutir a necessidade de regulamentação da categoria, o que aconteceu em 1962. Cita a realização do 9º congresso, com a divulgação da Lei 6.530, que dá nova regulamentação à profissão de corretor de imóveis. Ressalta a união da categoria na busca do mesmo ideal. Agradece todos os deputados estaduais por esta homenagem.
9 -  CANINDÉ PEGADO
Secretário-Geral da União Geral dos Trabalhadores, cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini pelo desempenho nesta Casa e sua atuação na defesa da vida. Menciona o trabalho de recuperação de drogados realizado por este Deputado. Saúda o Deputado Itamar Borges e as autoridades presentes. Faz menção especial ao Senhor Alexandre Tirelli, um dos mais novos filiados da União Geral dos Trabalhadores. Cita a criação de secretaria específica para assuntos imobiliários. Comenta que são poucos os sindicatos que comemoram 70 anos de existência. Reconhece a estrutura atual do Sindicato dos Corretores de Imóveis, com a Universidade Corporativa e cursos de ensino à distância, que comprovam a evolução e a modernidade da entidade. Congratula os professores e o corpo docente destes cursos. Destaca os 50 anos da regulamentação da categoria e o aumento da qualificação, qualidade e treinamento dos profissionais. Elogia a liderança atual do Sindicato dos Corretores de Imóveis. Informa que representava o Senhor Ricardo Patah, Presidente Geral da União Geral dos Trabalhadores.
10 -  JOSÉ AUGUSTO VIANA NETO
Presidente do Creci-SP, cumprimenta as autoridades presentes. Menciona a função do Creci como órgão de fiscalização, com presença severa e forte. Elogia a atuação do sindicato na defesa dos interesses da categoria. Ressalta o momento atual, com 50 anos de regulamentação da profissão. Discorre sobre a atuação desleal de empresários e empresas com relação a não observação da CLT e da Lei 6530/78. Afirma que o sindicato precisa conversar com estas empresas, construtoras e incorporadoras para evitar esta atuação. Destaca a necessidade de combate a estas empresas, com denúncias ao Ministério Público. Cita a realização de dois eventos: Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis e o Conaci - Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis. Solicita a participação da categoria nos debates e discussões. Parabeniza o sindicato, os diretores e os corretores de imóveis. Enaltece o Ministro Arnaldo da Costa Prieto, falecido no dia três de julho, por sua luta na aprovação, em caráter de urgência, da Lei 6530.
11 -  Presidente EDSON FERRARINI
Anuncia a entrega de Homenagem para concessão de título de Corretor de Imóveis Benemérito aos sócios aposentados integrantes do quadro de associados da entidade dos últimos cinco anos, com fundo musical da apresentação do Saxofonista Flávio de Souza.
12 -  ALEXANDRE TIRELLI
Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo - SCIESP, afirma que o título de Corretores Beneméritos foi entregue aos homenageados em razão da dedicação, empenho e atividade imobiliária desenvolvida de forma ética, responsável e com respeito ao consumidor.
13 -  Presidente EDSON FERRARINI
Comenta que o homenageado mais antigo possui mais de 60 anos de atividade. Ressalta que todos os presentes receberiam um diploma e troféu de participação neste evento.
14 -  ODIL DE SÁ
Presidente Emérito do Sindicato, diz estar emocionado pela presença dos corretores de imóveis nesta Casa, principalmente dos veteranos. Afirma que esta profissão, apesar de maravilhosa, exige muito sacrifício pessoal e da família. Destaca a realização, por inúmeras famílias, do sonho da casa própria. Deseja felicidades a todos. Pede que continuem na luta, sem esmorecimento. Parabeniza todos os presentes.
15 -  ALEXANDRE TIRELLI
Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo - SCIESP, faz referência especial aos corretores de imóveis que o antecederam. Afirma que é preciso lembrar o que passaram os antecessores deles. Discorre sobre a trajetória e as dificuldades dos mesmos. Cita alguns veteranos da profissão. Ressalta que a história da regulamentação profissional e do sindicato sempre foi unida, com diversas conquistas alcançadas. Cita a realização do Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis, em 1978, onde foi anunciada a Lei 6530, que definitivamente regulamentou a profissão. Agradece a homenagem prestada por esta Casa em nome de todos os corretores e todos aqueles que lutaram por esta categoria. Cita frase de Leonardo da Vinci.
16 -  Presidente EDSON FERRARINI
Menciona que esta é uma das classes mais atuantes no País. Afirma que estes profissionais realizam o sonho da casa própria. Agradece aqueles que contribuíram para a realização desta sessão solene. Cita que um troféu de honra ao mérito seria entregue a todos os presentes, além de diploma de participação. Entrega ao Senhor Alexandre Tirelli o diploma de participação neste evento.
17 -  ODIL DE SÁ
Presidente Emérito do Sindicato, presta homenagem ao Deputado Edson Ferrarini, com entrega de placa de Corretor Honorário.
18 -  Presidente EDSON FERRARINI
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp