18/06/2012 - 38a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "104 ANOS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 28/06/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Jooji Hato, com a finalidade de "Comemorar os 104 Anos de Imigração Japonesa no Brasil". Informa que esta sessão solene será transmitida na TV Alesp em data oportuna. Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional do Japão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Cumprimenta, em nome do povo paulista, a colônia japonesa. Saúda as autoridades presentes. Recorda seu convívio com descendentes japoneses. Enaltece o trabalho do Deputado Jooji Hato. Destaca os valores cultuados por esse povo. Considera importante a contribuição dos japoneses ao Estado de São Paulo.
2 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
3 -  KEIKO OTA
Deputada Federal, recorda a vinda dos primeiros japoneses ao Brasil. Elenca as dificuldades encontradas pelos primeiros imigrantes. Destaca o valor dado por esse povo à Educação. Fala da miscigenação da população brasileira. Informa ser a primeira mulher de descendência japonesa a ocupar cargo político na Câmara dos Deputados.
4 -  JUNJI ABE
Deputado Federal, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca a contribuição dos imigrantes japoneses para o País. Elogia a receptividade do Brasil a esse povo. Fala da participação da colônia no agronegócio. Comenta a parceria entre Brasil e Japão na despoluição do rio Tietê e da Baía do Guanabara. Ressalta a importância do comércio entre os dois países. Mostra-se orgulhoso de sua descendência japonesa.
5 -  Presidente JOOJI HATO
Anuncia homenagem, com a entrega de placa e de diploma, pelo Deputado Federal Junji Abe, ao Sr. Kazuaki Obe, Cônsul Geral do Japão em São Paulo.
6 -  KAZUAKI OBE
Cônsul Geral do Japão em São Paulo, mostra-se honrado pela presente homenagem. Destaca a amizade entre Brasil e Japão. Agradece o povo brasileiro pela hospitalidade. Projeta cenário da comunidade nipo-brasileira para os próximos centenários de imigração.
7 -  Presidente JOOJI HATO
Fala da importância de kenjikais no Brasil. Informa que essas associações reúnem pessoas oriundas de uma mesma província do Japão. Enaltece o respeito e o reconhecimento conquistado pelos imigrantes japoneses no País. Solicita ao Sr. George Hato que faça a leitura do teor da placa em homenagem a entidades e personalidades da comunidade Nipo-Brasileira. Pede um minuto de silêncio, em razão da morte do Sr. Shigueyoshi Shimomura. Presta homenagem, com entrega de honrarias alusivas ao presente festejo, a várias entidades e personalidades da comunidade Nipo-Brasileira. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp