11/06/2012 - 37a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/06/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta sessão solene deverá ser transmitida pela TV Alesp em data oportuna. Cita a presença do Técnico do Palmeiras nesta Sessão e enaltece sua importância no esporte nacional. Lembra que os senhores Luiz Vidal e Mauro Marques foram responsáveis pela presença do homenageado. Tece comentários sobre a vida e carreira do Técnico, no Brasil e no exterior. Faz a entrega de placa em homenagem ao Senhor Luiz Felipe Scolari, Técnico do Palmeiras.
2 -  LUIZ FELIPE SCOLARI
Técnico do Palmeiras, agradece a homenagem. Discorre sobre sua vida em Portugal quando técnico da Seleção deste País. Cita sua ligação profissional e afetiva com a comunidade portuguesa.
3 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, agradece ao Deputado Fernando Capez pela convocação dessa Sessão. Destaca a importância da comunidade portuguesa no Brasil. Elogia o Técnico Luiz Felipe Scolari e lembra momentos de sua carreira. Comenta sobre a difícil situação econômica de alguns países da Comunidade Europeia. Enaltece a grandeza da Nação Portuguesa e parabeniza a comunidade.
4 -  ANTÔNIO DE ALMEIDA E SILVA
Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, saúda o Deputado Fernando Capez pela iniciativa desta Sessão e a todos os presentes. Agradece a homenagem recebida pela Comunidade Portuguesa nesta Casa. Destaca o orgulho nacional dos portugueses e a confiança no futuro deste País.
5 -  PAULO LOPES LOURENÇO
Cônsul Geral de Portugal, agradece a todos os presentes pela homenagem. Comenta a respeito da importância das comunidades portuguesas no exterior e destaca a que reside no Brasil. Pede estreitamento dos laços entre Brasil e Portugal.
6 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia a entrega de diplomas aos homenageados.
7 -  CARLOS PÁSCOA
Deputado da Assembleia da República de Portugal, lembra que seu mandato no Parlamento Português representa as comunidades que vivem no exterior. Relata diversos eventos da comunidade portuguesa no Brasil e clama pela união dos portugueses que residem no País. Comenta acerca da história de 850 anos de Portugal como país independente. Destaca o espírito empreendedor do imigrante português. Agradece a todos pela presença e pela homenagem.
8 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia apresentação musical do Trio Ricardo Araújo, com Saulo Rodrigues, Renato Araújo e Ricardo Araújo.
9 -  CÉLIA LEÃO
Deputada Estadual, parabeniza ao Deputado Fernando Capez pela convocação desta homenagem. Lembra que a maior parte dos brasileiros tem ascendência portuguesa. Destaca a importância de Portugal para a formação da Brasil.
10 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Lembra o dia 10 de junho de 1580, marcado pelo falecimento de Luís Vaz de Camões. Destaca a importância da figura do escritor para a Língua Portuguesa e declama texto deste poeta. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp