21/05/2012 - 31a Solene

HOMENAGEM AO "DIA ESTADUAL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 05/06/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : EDSON FERRARINI
1 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Diz que esta é uma homenagem a Unaccam, devido ao excepcional trabalho prestado às portadoras do câncer de mama. Afirma que o tratamento desta doença envolve uma grande equipe, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros. Destaca a importância do Doutor Pinotti neste ramo da Medicina.
2 -  NISE YAMAGUCHI
Oncologista do Instituto Avanços em Medicina e Diretora Científica da Associação Brasileira de Mulheres Médicas de São Paulo, homenageia todas as pacientes com câncer de mama no País. Enaltece a solidariedade das mulheres curadas que passaram a ajudar outras pessoas a não terem câncer de mama. Cumprimenta as autoridades presentes. Lembra que o câncer de mama é um problema de toda a sociedade, com aumento gradual do número de casos. Ressalta a importância do diagnóstico precoce. Defende a bandeira do "não à doença avançada do câncer de mama". Afirma que as pacientes, hoje, perdem tempo nos Postos de Saúde até a confirmação da doença e realização da biópsia. Solicita ao Deputado Edson Ferrarini a realização de campanha e audiência publica nesta Casa sobre o acesso à saúde e melhora da integração da rede, com o objetivo de encontrar soluções efetivas para a diminuição do câncer avançado nas mulheres.
3 -  Presidente EDSON FERRARINI
Destaca o trabalho da "Tininha", fundadora da Unaccam nesta Casa. Afirma que seu Gabinete está à disposição de todos os presentes. Diz ser excelente o trabalho realizado pela entidade neste Legislativo. Ressalta o envolvimento das voluntárias na causa.
4 -  LUIZ HENRIQUE GEBRIM
Diretor Técnico do Hospital Pérola Byington, cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini. Afirma que o Estado de São Paulo diferencia-se dos outros Estados no tratamento do câncer de mama. Menciona a necessidade de diagnóstico pelas unidades básicas de saúde. Diz que a dificuldade de lidar com o câncer avançado vêm sendo superada. Defende a necessidade das pacientes de ter um centro de referência para diagnósticos e tratamentos. Ressalta a importância do início do tratamento do câncer em um mês após o diagnóstico. Informa que o Ministério da Saúde possui recursos disponíveis para a criação de centros de diagnóstico rápido em 18 grandes cidades. Destaca a expansão da rede de saúde, para atender ainda mais pessoas. Relata que o custo dos tratamentos oncológicos é extremamente oneroso. Parabeniza todos que atuam na cura desta doença.
5 -  Presidente EDSON FERRARINI
Ressalta que o atendimento para o câncer deve ser rápido. Destaca a necessidade dos hospitais de bairro e postos de saúde diagnosticar e tratarem o câncer, e não somente o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). Elogia a atuação do Doutor Luiz Henrique Gebrim.
6 -  MARIA EUGÊNIA CHIORINO
Presidente da Unaccam, cumprimenta todos os presentes. Agradece o Deputado pela propositura da sessão solene. Elogia a sensibilização do Deputado Edson Ferrarini em relação a este tema. Destaca a necessidade de visibilidade do tema para sensibilização do Poder Público. Ressalta o trabalho realizado pela Unaccam com cursos de aprimoramento e capacitação de voluntários, ministrados por profissionais destacados da saúde. Afirma que a participação consciente é a melhor forma de atuação.
7 -  CARLOS RUIZ
Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, cumprimenta o Deputado Edson Ferrarini pela solenidade e as autoridades presentes. Informa a existência de 50 mil casos por ano de câncer de mama. Afirma que a principal causa de morte é devido ao diagnóstico tardio. Diz que os programas de rastreamento da doença são importantes para evitá-la. Destaca a importância da mamografia, principal instrumento para o diagnóstico precoce. Considera insuficientes as condições de acessibilidade ao tratamento da doença. Ressalta a necessidade de democratização do acesso a todas as pacientes. Cita nota da Presidente Dilma Rousseff, garantindo o prazo de 90 dias para o diagnóstico e cirurgia, o que não ocorre. Comenta que está presente anualmente nesta Casa para discussão deste assunto. Esclarece que a reconstrução imediata da mama é direito da mulher, garantido por lei. Agradece todos os presentes.
8 -  Presidente EDSON FERRARINI
Apoia o discurso do Doutor Carlos Ruiz. Diz que presenciou médicos em aulas para o voluntariado. Informa que mantém um centro de recuperação para alcoolismo e drogas há 40 anos. Afirma que a recuperação de semelhantes foi uma maneira de agradecer todas as coisas boas de sua vida. Destaca o trabalho realizado pela Unaccam, com apoio moral ao paciente. Menciona o envolvimento de grande equipe, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. Relata que o dia 15 de maio foi o "Dia do Assistente Social". Tece comentários sobre o trabalho realizado pelo assistente social homenageado, da cidade de Mairinque. Discorre sobre a carreira do mesmo, desde quando foi padeiro até sua nomeação como Diretor do Departamento de Bem-Estar Social da cidade de Mairinque. Presta homenagem ao Assistente Social e Diretor do Departamento do Bem-Estar Social da Prefeitura de Mairinque, com entrega de diploma de honra ao mérito ao Senhor Roberto Aparecido Godinho.
9 -  ROBERTO APARECIDO GODINHO
Diz ser amigo do Deputado Edson Ferrarini há mais de 20 anos, a quem sempre recorreu em casos de necessidades da cidade. Lembra sua atuação como vereador. Destaca a dificuldade de encontrar voluntários nos tempos atuais. Agradece ao Deputado e esta Casa pela homenagem.
10 -  PAULO ROBERTO PIROZZI
Mastologista do Hospital Mário Covas de Santo André e da Faculdade de Medicina do ABC, destaca a ajuda da Unaccam no Hospital Mário Covas. Afirma que as pacientes normalmente não têm o apoio necessário e por isto a importância deste trabalho. Cita a sensibilização da Presidente Dilma Rousseff com o tema do câncer de mama. Agradece ao Deputado Edson Ferrarini pela homenagem.
11 -  ERMANTINA RAMOS
Tininha, afirma que a dança do ventre é terapêutica para pacientes com câncer de mama. Destaca os benefícios terapêuticos desta dança na estimulação da sexualidade das mulheres. Diz ser importante para a continuidade do viver das pacientes. Pede para que todas as pessoas presentes divulgassem este trabalho realizado pela Unaccam.
12 -  Presidente EDSON FERRARINI
Anuncia apresentação de dança do ventre. Diz que esta sessão solene homenageia o voluntariado e o trabalho feito com o coração e dedicação. Afirma que os voluntários da Unaccam buscam a valorização da vida e do ser humano. Saúda as voluntárias desta entidade. Informa que esta sessão será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp