20/04/2012 - 18a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DAS MENINAS DO ARCO-IRIS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/05/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para Comemorar o "Dia das Meninas do Arco-Iris". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna. Recorda que a lei que criou o "Dia das Meninas do Arco-Íris" é de autoria do Deputado Bruno Covas, comemorado anualmente, em 6 de abril, dia em que os primeiros graus da Ordem Estrela do Oriente foram ministrados, obedecendo a rito escocês. Ressalta os valores como solidariedade ao próximo, a busca pela felicidade própria e pela alheia e o respeito da sociedade.
2 -  CLEBER DELALIBERA
Secretário Municipal de Saúde de Barretos, saúda os integrantes da mesa. Lembra que muitas pessoas são ajudadas pela juventude feminina. Destaca a importância da realização de eventos em entidades, quando pessoas carentes recebem o carinho das integrantes. Fala da campanha de cadastramento de medula óssea. Enaltece a particularidade do toque feminino. Fala da compatibilidade sanguínea de doadores brasileiros, que salvaram vidas no Exterior. Lembra que a Presidência da República no Brasil é ocupada por uma mulher. Cita a importância de ir além do comportamento usual. Elogia campanha de combate à tuberculose. Saúda o trabalho realizado nas várias comunidades. Louva o trabalho voluntário e a filantropia. Faz saudação especial à Sra. Heloiza.
3 -  GISLAINE MARIA RIBEIRO DA SILVA MAGALHÃES
Relata a estrutura administrativa da Ordem, fundada nos Estados Unidos. Fala da organização de serviços e da construção de caráter a meninas de 11 a 20 anos, as quais são ensinadas lições de liderança e de servir à humanidade. Informa que a instituição está presente em diversos países; tem 29 representações em São Paulo, com 850 membros. Destaca ensinamentos de liderança, patriotismo, cooperação, lealdade à família, serviços humanitários e auto-estima. Destaca o significado das cores, que simbolizam amor, religião, natureza, imortalidade, fidelidade, patriotismo e serviço. Fala da busca do altruísmo. Lembra que as Meninas do Arco-Íris são ativas em suas igrejas, escolas e comunidades e ajudam instituições de caridade. Lembra os valores do respeito, fraternidade e amor e a importância da amizade.
4 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia a apresentação do vídeo "Assembleia de São Paulo", feito pela Grande Ilustre Adjunta Larissa Magalhães.
5 -  LARISSA MAGALHÃES
Ilustre Adjunta, anuncia a apresentação de vídeo em homenagem à Suprema Delegada da IORG (International Order of the Rainbow Girls) a Ivete Russo Leite.
6 -  PAULA ROBERTA GABBAI ARMELIN
Integrante da Maioridade, informa que atua há 11 anos na Ordem. Faz reflexão sobre a passagem do tempo. Lembra que o crescimento pessoal é uma escolha das garotas do Arco-Íris. Fala dos princípios da caridade, da grandeza da alma e do espírito, para além dos bens materiais. Comenta a busca por uma sociedade mais justa e fraterna. Lembra as virtudes na passagem de menina para mulher. Ressalta os anseios pela paz mundial. Destaca o reconhecimento aos membros da Maioridade.
7 -  TAINAH BUENO OZÓRIO
Grande Preceptora do Estado de São Paulo, elogia o Deputado Bruno Covas, autor do projeto que instituiu a efeméride. Saúda o empenho e dedicação dos tios integrantes da Ordem.
8 -  DENISE APARECIDA HONORATO DE MORAIS
Digna Grande Matriarca da Ordem da Estrela do Oriente, explicou o que é a Ordem da Estrela e a importância de seus princípios para a sociedade. Cumprimenta os integrantes da mesa. Enaltece as contribuições silenciosas. Louva a memória dos falecidos. Comenta a nova forma de serem jovens conscientes e participativas, na busca por uma sociedade mais ativa. Faz histórico sobre a Ordem da Estrela. Afirma que é preciso conhecer e colocar em prática os planos das Meninas do Arco-Iris. Considera natural as substituições na hierarquia. Fala do amor e da caridade. Agradece esta Casa.
9 -  ODAIR ERMÓGENES GIRARDI
Grande Secretário das Entidades Paramaçônicas, reverencia a Ordem. Lembra que as jovens de hoje serão as mães de amanhã e dirigentes. Louva a participação das mulheres em todas as esferas da sociedade. Cita o preparo que recebem ao longo da vida. Comenta a expansão do relacionamento pessoal e dos ensinamentos. Enfatiza as famílias como canais de transmissão de aprendizado. Louva as ordens paramaçônicas. Elogia a participação dos jovens na sociedade, bem como os resultados do trabalho em grupo.
10 -  JOSÉ APARECIDO MONTAGNANA
Grande Secretário das Entidades Maçônicas, apresenta felicitações do Grão-Mestre. Elogia as entidades paramaçônicas. Manifesta a sua alegria por este encontro, como uma reunião de família. Enaltece este ato pela sua nobreza. Recorda projeto de educação, implantado no município de Caraguatatuba. Saúda as oportunidades dadas aos jovens. Cita as atividades dos aprendizes. Informa à disposição dos presentes espaço maçônico para receber os jovens.
11 -  IVETE RUSSO LEITE
Suprema Delegada da IORG (International Order of the Rainbow Girls), enseja votos por um mundo cada vez melhor. Recorda lições do mestre-fundador da Ordem do Oriente. Enaltece a vida aprimorada e adornada com os princípios que norteiam a Ordem, com exercícios diários, que conduzem a uma vida de liderança e sucesso. Louva a construção moral, intelectual, espiritual e a arte de servir. Fala de ações de benemerência incessante, voltada para entidades e hospitais. Cita campanhas de prevenção ao câncer, doação de medula óssea e sangue. Louva o espírito de patriotismo, respeito, fé e esperança por dias melhores. Informa que existem mais de 850 integrantes ativas. Fala de sua gratidão ao Deputado Bruno Covas, autor da lei que instituiu a data. Saúda as representações de várias cidades. Presta homenagem ao Secretário Bruno Covas.
12 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Entrega placa em homenagem à Senhora Ivete Russo Leite, Suprema Delegada da IORG (International Order of the Rainbow Girls). Anuncia a entrega de homenagem, pelas Grandes Oficiais, ao Deputado Estadual e Secretário de Estado do Meio Ambiente Bruno Covas; ao Irmão Clóvis Messias; e ao Deputado Estadual Fernando Capez.
13 -  BRUNO COVAS
Secretário de Estado do Meio Ambiente, faz citação de parábola sobre a solidariedade em casos de perigo. Fala de sua alegria pela reunião da "família maçônica". Cita as lições de comunicação, habilidade e liderança e serviços à comunidade. Ratifica os princípios da instituição. Reitera a sua disposição para ações implementadas no Estado. Destaca a importância da conscientização da sociedade paulista quanto à sustentabilidade. Parabeniza as famílias pela seriedade e dedicação em construir o futuro.
14 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Enfatiza a simbologia do evento, o arco-íris, que marcou o fim do Dilúvio e o início da vida em aliança com Deus, conforme citação do Genesis. Lembra que a Estrela do Oriente guiou os Reis Magos a Jerusalém. Recorda a importância de ações como o amor ao próximo e viver segundo os mandamentos de Deus. Elogia a iniciativa do Deputado Bruno Covas, com o qual divide a mesma visão política e os princípios da justiça e respeito. Elogia os integrantes da Maçonaria na orientação aos jovens. Enaltece a busca pela harmonia e felicidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp