16/04/2012 - 17a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO CONTABILISTA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/04/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES
1 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Itamar Borges, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia do Contabilista". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, enviadas por várias autoridades. Lembra que o "Dia do Contabilista" é comemorado em 25 de abril. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente.
2 -  VITOR SAPIENZA
Deputado Estadual, fala da virtude da gratidão. Relata sua carreira profissional como delegado tributário. Lembra que foi Presidente desta Casa. Recorda sua origem humilde e o sonho de ser engenheiro. Informa sua formação como técnico de contabilidade, no Liceu Coração de Jesus. Recorda profissionais com quem trabalhou. Lembra a exigência profissional da época, como boa caligrafia, hoje substituída pelos conhecimentos em informática. Parabeniza o Deputado Itamar e os contabilistas.
3 -  Presidente ITAMAR BORGES
Fala de ações do empreendedorismo. Destaca a importância do contabilista quanto ao futuro do País. Informa que existem dois milhões de empresas e 500 mil empreendedores em São Paulo, especialmente micros e pequenas empresas. Fala da capacitação e formação profissional. Lembra a concessão do Prêmio Sebrae, entregue a prefeitos, sendo agraciado, por três vezes, por sua atuação como prefeito de Santa Fé do Sul. Agradece o suporte de entidades dos contabilistas. Comenta ações de estímulos para a formalização de empresas. Destaca a importância dos contabilistas para os negócios. Cita várias atividades da categoria, indispensável numa economia estável e em expansão. Tece considerações sobre a economia brasileira e a busca por esse profissional. Destaca várias entidades do setor. Dá conhecimento de artigo, de sua autoria, publicado hoje, no jornal "DCI", em homenagem à data. Presta homenagem, com entrega de placa, ao Sr. Luiz Fernando Nóbrega, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo; ao Sr. Almir da Silva Mota, Presidente da Fecontesp - Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, na pessoa do Sr. José de Souza; ao Sr. José Maria Chapina Alcazar, Presidente do Sescon-SP - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo e Presidente da Aescon-SP - Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo; ao Sr. Victor Domingos Galloro, Presidente do Sindcont - Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; ao Sr. Adelino Dias Pinho, Presidente do Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - 5ª Seção Regional; ao Sr. José Vanderlei Masson dos Santos, Presidente da Apejesp - Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo; e entrega quadro, com artigo publicado no "DCI", de sua autoria, ao ex- Deputado Estadual Hatiro Shimomoto.
4 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, saúda a todos. Fala da justeza das homenagens. Justifica a presença do contabilista na estrutura básica de uma empresa. Enaltece a pujança da economia nacional, que depende dessa categoria. Saúda as várias entidades aqui representadas. Cita como fundamental e exemplar o trabalho dos contabilistas. Lamenta os problemas burocráticos que enfrentam. Recorda seus sete mandatos. Fala de início profissional e seu escritório de contabilidade. Parabeniza o Deputado Itamar Borges e os contabilistas.
5 -  WALTER IHOSHI
Deputado Federal, ressalta a justeza da homenagem. Elogia o Deputado Itamar Borges, bem como o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá. Saúda as mulheres, na pessoa da Vereadora Edir Sales. Elogia as várias entidades. Enaltece os contabilistas, na pessoa do ex-Deputado Hatiro Shimomoto. Elogia a luta dos empreendedores. Lembra os riscos dos negócios e a atuação do contabilista, ao lado do empreendedor. Saúda a antiga figura do guarda-livros. Discorre sobre as mudanças no setor, com a informática. Informa que acompanha trabalho de várias entidades do setor, em Brasília. Comenta questões relativas à CPMF, benefícios aos microempreendedor e o reajuste na tabela do Simples.
6 -  EDIR SALES
Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, destaca sua emoção e sua honra em participar deste evento. Recorda a sua passagem pela Casa. Informa solenidade que realizou na edilidade paulistana, sobre o mesmo motivo. Fala da defesa dos interesses dos contabilistas. Saúda os vários integrantes da mesa. Discorre sobre a importância do trabalho do contabilista, pela sua necessidade de atualização constante. Fala da dedicação desses profissionais quanto ao Imposto de Renda.
7 -  HATIRO SHIMOMOTO
Ex-Deputado Estadual, enaltece os integrantes da mesa. Lembra sua passagem por este Legislativo, bem como sua atuação como contabilista. Recorda leis, de sua autoria, aprovadas por esta Casa. Parabeniza o Deputado Itamar Borges pela iniciativa. Felicita a todos.
8 -  LUIZ FERNANDO NÓBREGA
Presidente do CRC-SP, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, saúda as várias entidades presentes. Destaca a sua honra por este evento. Agradece ao Deputado Itamar Borges, pelo reconhecimento da categoria. Enaltece o orgulho pelo crescimento, evolução e sucesso da categoria. Lembra o papel do contabilista, nas informações que dão transparência às contas públicas. Ressalta a credibilidade do Brasil no cenário internacional. Fala do mercado de trabalho. Repudia os problemas da burocracia, bem como tributos que tiram agilidade da gestão de negócios. Propõe união contra o emaranhado tributário, que afeta contribuintes e contabilistas. Sugere legislação enxuta, justa, menos burocrática e mais clara. Fala da luta por um Brasil melhor, com profissional dedicado, atualizado, ético, abnegado, comprometido e competente.
9 -   JOSÉ MARIA CHAPINA ALCAZAR
Presidente do Sescon-SP, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Aescon-SP - Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, representando as entidades congraçadas do Estado de São Paulo, cita sua satisfação em representar a categoria. Destaca os profissionais João Aleixo e Alaíde. Afirma que a união das entidades é exemplo para o País, diante da sobrecarga tributária. Lembra a participação das entidades em eventos desta Casa, como no convênio com a Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo. Cita a busca para simplificar as normas tributárias. Elogia a atuação do Deputado Itamar Borges. Lamenta o excesso de burocracia. Apela à sociedade e ao cidadão, para que busquem os Legislativos, em todas as esferas, para mudar procedimentos técnicos. Sugere que entidades sejam convidadas a esta Casa para elaboração de projetos de interesse da categoria. Fala dos encargos sociais e da busca pela competitividade. Informa que existem cerca de 450 mil contabilistas no Brasil, sendo 150 mil em São Paulo.
10 -  Presidente ITAMAR BORGES
Agradece as manifestações dos vários oradores. Reitera parcerias da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo com entidades do setor. Fala de reivindicações entregues a várias autoridades. Lembra defesas como a legalização, pela desburocratização e a questão tributária. Cita necessidades de mudanças para micros e pequenas empresas. Agradece os apoios que recebera das entidades. Informa que seu gabinete está à disposição para receber contribuições e sugestões. Recorda o início de sua trajetória política. Louva o trabalho coletivo e saúda as mulheres. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp