30/03/2012 - 11a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "90 ANOS DE FUNDAÇÃO DO PCDOB"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/04/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : LECI BRANDÃO / JOOJI HATO
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento dos Deputados Pedro Bigardi e Leci Brandão, com a finalidade de "Comemorar os 90 Anos de Fundação do PCdoB". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que o PCdoB foi fundado em junho de 1922. Dá conhecimento de que, por diversas vezes, o partido foi considerado ilegal. Relaciona a história do PCdoB com a da democracia no País. Destaca a importância desta solenidade. Lê mensagem enviada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, em homenagem ao PCdoB.
2 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência.
3 -  NIVALDO SANTANA
Mestre de Cerimônias, informa que esta solenidade seria transmitida pela TV Alesp em data oportuna e anuncia apresentação de vídeo comemorativo aos 90 anos do PCdoB, produzido pela direção nacional do partido.
4 -  Presidente LECI BRANDÃO
Destaca a história do PCdoB. Cita políticos que já passaram pelo partido, como Luis Carlos Prestes. Menciona políticas contra a discriminação racial elaboradas pela sigla. Destaca a importância de movimentos sindicais para a valorização dos trabalhadores do País. Cita o político João Amazonas e o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Faz agradecimentos gerais.
5 -  NIVALDO SANTANA
Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação musical do Coral de Funcionários da Cetesb, regido pelo maestro Gualtieri Beloni Filho.
6 -  APARECIDO LUIZ DA SILVA
Diretor de Comunicação do PT de São Paulo, ressalta os 90 anos de história do PCdoB. Menciona figuras históricas que já passaram pelo partido.
7 -  NIVALDO SANTANA
Mestre de Cerimônias, dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento.
8 -  RENATA DE SOUZA
Da Direção Estadual da União da Juventude Socialista, cita o nome de integrantes do PCdoB. Menciona perseguições já sofridas pelo partido e por seus integrantes. Relaciona a história do partido à do Brasil.
9 -  NADIA CAMPEÃO
Presidente do Comitê Estadual de São Paulo, lamenta acusações sofridas pelo PCdoB no ano passado. Menciona celebrações realizadas em homenagem aos 90 anos do partido. Informa que, este ano, deve ser realizado evento em homenagem aos 40 anos da Guerrilha do Araguaia.
10 -  NIVALDO SANTANA
Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação da cantora Railidia, que interpretou "A Bandeira de meu Partido", de Jorge Mautner, acompanhada por Helinho Guadalupe no cavaquinho.
11 -  DYNEAS DE AGUIAR
Militante e ex-dirigente do PCdoB, destaca o trabalho realizado pela Deputada Leci Brandão. Recorda conferência, ocorrida em 1962, responsável por reestruturar o PCdoB. Lê trecho da revista "Princípios" sobre o fato. Ressalta a importância do acontecimento para a história do partido. Lamenta a "chacina da Lapa", ocorrida em 1966, e responsável pela morte de integrantes do partido.
12 -  WALTER SORRENTINO
Secretário Nacional de Organização do PCdoB, saúda os presentes. Menciona homenagens recebidas pelo PCdoB por seus 90 anos. Fala sobre a história do partido. Lamenta os militantes mortos durante a ditadura militar. Destaca a coerência ideológica do PCdoB. Lembra o fim do regime socialista na Rússia. Destaca o papel do partido no apoio aos governos do ex-Presidente Lula e da Presidente Dilma Rousseff. Cita o nome de atuais e ex-integrantes do partido.
13 -  NIVALDO SANTANA
Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação de ritmistas do bloco carnavalesco Unidos do Pé Grande, acompanhando a cantora Railidia na interpretação de "Vermelho", de Chico da Silva.
14 -  Presidente LECI BRANDÃO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp