16/03/2012 - 26ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/03/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / OLÍMPIO GOMES / EDSON FERRARINI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  EDSON FERRARINI
Critica os gastos empregados pelo Governo Federal com a realização da Copa do Mundo no País. Defende que, mesmo durante a realização do evento, seja proibido o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios. Afirma que, caso o consumo de bebidas alcoólicas seja liberado, os índices de violência devem subir. Questiona os interesses da Fifa com o evento.
3 -  ADRIANO DIOGO
Para comunicação, lamenta o falecimento, no dia 16 de março, do geógrafo e professor Aziz Ab'Saber. Destaca o currículo do homenageado, assim como sua luta contra a ditadura. Recorda a participação do professor na abertura da Comissão da Verdade, realizada nesta Casa. Pede por um minuto de silêncio em homenagem ao falecido.
4 -  Presidente JOOJI HATO
Faz homenagem póstuma ao professor Aziz Ab'Saber.
5 -  DONISETE BRAGA
Lamenta a morte do professor e geógrafo Aziz Ab'Saber. Comenta evento da Frente Parlamentar de Enfrentamento às Drogas no município de Itanhaém. Destaca os resultados obtidos pelo grupo. Afirma que deve encontrar-se com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir os critérios a serem utilizados na distribuição de recursos a municípios que pretendam empregar políticas de combate às drogas. Cobra posicionamento de políticas anti-drogas por parte dos candidatos à prefeitura de São Paulo.
6 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência.
7 -  JOOJI HATO
Relata a ocorrência de evento organizado pela Frente Parlamentar anti-drogas em Itanhaém. Considera positiva a construção de estádios para a Copa do Mundo no País. Defende a utilização do esporte como forma de prevenção à violência. Critica a possibilidade de que o consumo de bebidas alcoólicas seja liberado durante a realização da Copa do Mundo. Questiona a clareza da redação de documento da Fifa sobre o tema.
8 -  OLÍMPIO GOMES
Exibe reportagem da revista "Contigo" sobre o trabalho desenvolvido pelo senhor Sérgio Ribeiro, funcionário desta Casa. Lamenta a morte do ex-combatente da Revolução de 32, Gino Struffaldi. Exibe fotos do homenageado. Destaca a divulgação dada pelo ex-combatente à Revolução de 32. Ressalta a importância histórica do evento. Critica o valor da aposentadoria concedida aos participantes da revolução.
9 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
10 -  EDSON FERRARINI
Lamenta a morte do ex-combatente da Revolução de 32, Gino Struffaldi. Comenta o envolvimento de seu pai no evento. Ressalta as conquistas obtidas pelos combatentes. Combate os gastos do Governo Federal para a construção de estádios que devem abrigar os jogos da Copa do Mundo. Menciona escândalos de corrupção envolvendo a construção de estádio em Brasília. Critica a possível liberação do consumo de bebidas alcoólicas durante os jogos da Copa do Mundo.
11 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
12 -  JOOJI HATO
Pelo art. 82, comenta acordo firmado entre a Fifa e o Governo Federal em 15 de junho de 2007, segundo o qual não deverão existir restrições à venda de produtos das afiliadas comerciais na Copa do Mundo de 2014. Combate a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante o evento esportivo. Reflete acerca dos riscos do álcool e relaciona seu uso com a violência. Lembra visita que realizou à cidade de Aparecida do Norte, onde foi recebido pelo Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis. Defende a aprovação de projeto de lei que versa sobre auxílio financeiro às Santas Casas.
13 -  JOOJI HATO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
14 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 19/03, à hora regimental, sem ordem do dia. Lembra a realização de sessão solene, hoje, às 20 horas, a fim de comemorar "O Dia do DeMolay". Levanta a sessão.
alesp