09/03/2012 - 5a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DAS FILHAS DE JÓ"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 23/03/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia das Filhas De Jó". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia oportunamente. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades. Enaltece a juventude sadia, com princípios sólidos das "Filhas de Jó". Destaca os ensinamentos da ética, da moral e da virtude, a serviço de seus pais e semelhantes. Elogia o trabalho desenvolvido pelas integrantes. Faz histórico sobre o surgimento da Ordem Internacional das "Filhas de Jó", em 1920, na cidade de Omaha, estado de Nebraska, nos Estados Unidos. Destaca os princípios filosóficos da entidade, a prática da fraternidade para iniciantes que vão dos 10 aos 20 anos. Cita os ensinamentos bíblicos que norteiam a entidade. Lembra as provações e os desafios a Jó e suas três filhas, Fé, Pureza e Triunfo, as "mulheres mais justas de toda a Terra". Informa que a Ordem está presente no Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas e Brasil.
2 -  LÍVIA OSÓRIO DA FONSECA ROCHA TAVARES
Miss Filha de Jó do Estado de São Paulo, faz explanação sobre a função, os motivos que a levaram a buscar atingir esta meta dentro da Ordem e o sentimento como Miss "Filha de Jó". Agradece aos tios e tias pelo aprendizado recebido. Louva as amizades e as campanhas filantrópicas desenvolvidas. Destaca as missões das quais participou em diferentes cidades brasileiras. Cita o amadurecimento pessoal adquirido e a campanha de sua gestão pela doação de sangue.
3 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Faz citação sobre versos do "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  LUCIANA GARCIA GANDINI
Past Honorável Rainha do Bethel 16, Encanto e Sabedoria, de Itápolis e atual Honorável Rainha do Bethel 19 ADLA - Amor, Dedicação, Liberdade e Amizade, de Campinas, fala sobre a importância da Ordem na vida de uma integrante ativa. Recorda a sua iniciação como "Filha de Jó". Cita sua honra em representar as demais irmãs. Elogia o trabalho desenvolvido pelas integrantes. Enaltece o amor na ajuda ao próximo e a experiência adquirida. Louva os princípios da paciência e da fé inabalável.
5 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre as "Filhas de Jó".
6 -  ALINE CATALANO DE MARINS
Past Honorável Rainha e Membro de Maioridade do Bethel 3 Estrelas, de Ibitinga, fala sobre a importância do membro da maioridade para a Ordem e da Ordem para a maioridade.
7 -  ANDRÉA MARIA ACERBI CARAM FERNANDES
Past Guardiã do Bethel 18, Stella Solaris, de São José do Rio Pardo, fala sobre a importância do Conselho Guardião para a Ordem Internacional das "Filhas de Jó". Comenta as várias atividades e a hierarquia da Ordem. Afirma que mais aprende do que ensina.
8 -  ALEXANDRE JOSÉ TABARINI SCHIAVINATTO
Guardião Associado do Bethel 1, de São José do Rio Preto e Supremo Deputado Assistente da Ordem Internacional das Filhas de Jó para São Paulo, agradece ao Deputado Bruno Covas, autor do projeto que instituiu o "Dia Estadual das Filhas de Jó". Faz histórico sobre o surgimento da Ordem no Brasil, que tem o propósito de dar maior visibilidade à Maçonaria. Comenta o símbolo das vestes utilizadas pelas integrantes. Informa que as "Filhas de Jó" desenvolvem atividades filantrópicas, criam eventos para arrecadação de fundos, participam de cerimônias para divulgação da Ordem em várias datas festivas. Fala da criação de vários betheis em cidades paulistas e brasileiras.
9 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Lê a biografia e dá conhecimento da íntegra de texto contido na placa em Homenagem ao Senhor Oscar Gonzalez Sancho, responsável pela chegada da Ordem Internacional das Filhas de Jó no Estado de São Paulo.
10 -  ALEXANDRE JOSÉ TABARINI SCHIAVINATTO
Agradece a honraria, em nome do homenageado. Cita texto deste, sobre a valorização da mulher e pela paz mundial.
11 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Recorda as comemorações pelo "Dia Internacional da Mulher", no dia 08/03. Homenageia as mulheres, na pessoa da funcionária deste Legislativo, Senhora Yeda Villas-Boas. Recorda o seu ingresso neste Parlamento, na mesma legislatura do Deputado Bruno Covas, que idealizou o "Dia das Mulheres de Jó". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp