18/11/2011 - 52a Solene

HOMENAGEM " A FORÇA SINDICAL PELOS VINTE ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/12/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : RAFAEL SILVA
1 -  RAFAEL SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Rafael Silva, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Força Sindical pelos Vinte Anos de Lutas e Conquistas". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta sessão solene seria transmitida em data oportuna.
2 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, saúda as autoridades presentes. Destaca a evolução dos sindicatos, com a criação da Força Sindical. Ressalta a comunhão de propósitos, que resultou em inúmeras conquistas para a classe trabalhadora. Enumera pilares de lutas dos sindicatos, como o fim do fator previdenciário e o aumento do salário mínimo. Reconhece o empenho do Deputado Paulinho da Força, que contrariou interesses de aliança nacional na defesa de um salário mais digno ao trabalhador. Agradece à autoridade pelo trabalho realizado. Congratula-se com a Força Sindical.
3 -  CARLOS VICENTE DE OLIVEIRA
Presidente do Sindicato da Alimentação de São Paulo e Região, agradece o Deputado Rafael Silva pela homenagem. Enfatiza a atuação do Deputado Paulinho da Força, em Brasília. Relata o aumento de sindicatos filiados, que saltou de 400 para mais de 1700 credenciamentos em todo o Brasil.
4 -  ELZA COSTA PEREIRA
Tesoureira do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, ressalta a honra em participar desta solenidade. Engrandece o trabalho de Paulinho da Força, um dos fundadores da Força Sindical, a quem parabeniza pela dedicação. Lembra as lutas enfrentadas nos 20 anos da entidade. Agradece o Deputado Rafael Silva pela iniciativa da homenagem.
5 -  MIGUEL TORRES
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, comenta os 20 anos da Força Sindical, os quais considera terem sido de lutas e de conquistas para os trabalhadores. Sugere à plateia a leitura do livro sobre as duas décadas de criação da Central Sindical. Faz menção ao propósito da Força Sindical, o de unir os movimentos classistas. Acrescenta que o papel da entidade é unificar e legalizar as centrais sindicais. Discorre sobre a importância do trabalho do Deputado Paulinho da Força. Faz agradecimentos gerais.
6 -  Presidente RAFAEL SILVA
Cumprimenta os Senhores Carlos Jânio de Souza, Gaspar e Gil, que não puderam comparecer ao evento. Presta homenagem ao Deputado Federal Paulinho da Força, Presidente da Força Sindical, a quem entrega placa. Lembra obra literária sobre liderança, escrito por assessores da Casa Branca. Tece comentários acerca do papel do líder. Ressalta o privilégio da Força Sindical ser representada pelo Deputado Paulinho da Força. Cita Sócrates e seu relato sobre o significado de coragem.
7 -  PAULINHO DA FORÇA
Deputado Federal e Presidente da Força Sindical, cumprimenta os presentes. Agradece a todos pela homenagem à Força Sindical. Fala de dificuldades enfrentadas para a construção da central sindical. Reconhece o início do trabalho, pelo dirigente Luiz Antonio de Medeiros. Destaca a relevância da luta trabalhista, com base no diálogo. Entrega exemplar do livro "A História da Força Sindical - 20 anos de luta" ao Deputado Rafael Silva. Destaca os prefácios assinados pelos ex-Presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Considera que a Força Sindical está em débito com os servidores públicos. Destaca projetos, de sua autoria, em defesa da categoria. Lamenta o arrocho salarial ao funcionalismo do Judiciário. Anuncia manifestação que ocorrerá em Brasília, em favor de pequenos produtores. Agradece o Deputado Rafael Silva pela homenagem. Cita bandeiras em defesa dos empregados da enfermagem e de terceirizados.
8 -  Presidente RAFAEL SILVA
Comenta sua trajetória profissional e lembra os aprendizados adquiridos. Ressalta a importância da Sociologia e o papel do sociólogo. Agradece o Senhor Cristiano Vilela pelo espírito colaborador, a quem pede para ler a mensagem do sociólogo, e ex-Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, no livro que trata dos 20 anos da Força Sindical.
9 -  CRISTIANO VILELA
Mestre-de-Cerimônias, faz a leitura do prefácio assinado pelo ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso.
10 -  Presidente RAFAEL SILVA
Discorre sobre a necessidade de redução da jornada de trabalho. Ressalta o olhar voltado para o lucro, por parte dos empresários. Cita a pressão sofrida pela Princesa Isabel para sancionar a Lei Áurea, que libertaria os escravos no Brasil. Compara a dignidade da luta de Paulinho da Força à da Princesa. Estende a homenagem desta solenidade a todos os trabalhadores brasileiros. Agradece o Deputado Paulinho da Força pelo trabalho realizado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp