17/10/2011 - 47a Solene

HOMENAGEM AOS 10 ANOS DE CRIAÇÃO DO CENTRO DE TREINAMENTO MÁRIO COVAS, DA ASSOCIAÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS E AMIGOS - ADEVA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 02/11/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Fernando Capez, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de Prestar Homenagem aos 10 Anos de Criação do Centro de Treinamento Mário Covas, da Associação de Deficientes Visuais e Amigos - Adeva. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  MARCOS BELIZÁRIO
Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, saúda os presentes. Lamenta a pouca atenção dada, no passado, a políticas de acessibilidade voltadas aos deficientes visuais. Menciona a distribuição de máquinas em braile para que esses deficientes possam aprender a ler. Comenta curso para capacitação de deficientes visuais, que atualmente atende a 74 pessoas. Destaca a obtenção de acervo de leis em braile pelos fóruns da cidade.
3 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Presta homenagem, com entrega de placa, ao Senhor Markiano Charan Filho, Diretor Presidente da Adeva. Entrega o livro "Rodrigo Bom de Bola", para a criança Letícia Pereira Cabral dos Santos. Presta homenagem, com entrega de placa, à Senhora Amélia Watanabe, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, representando a família Covas.
4 -  MARKIANO CHARAN FILHO
Diretor Presidente da Adeva, demonstra alegria pela homenagem recebida. Recorda encontro de integrantes da Adeva com o ex-Governador Mário Covas. Dá conhecimento de ajuda prestada pela autoridade à associação. Ressalta a importância do Centro de Treinamento Mário Covas para a capacitação profissional de deficientes visuais. Destaca a instalação de gráfica braile na sede da Adeva. Agradece aos parceiros, atuais e passados, da associação, bem como aos Deputados Bruno Covas e Fernando Capez, pela apresentação de emendas parlamentares favoráveis ao Centro de Treinamento. Fala sobre a publicação da versão em braile de livro infantil de sua autoria. Homenageia o francês Louis Braille, criador do idioma que leva seu nome.
5 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Conta fábula sobre deficiente visual. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp