03/10/2011 - 42a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DO SINDICATO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/10/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : MARCOS MARTINS
1 -  MARCOS MARTINS
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Marcos Martins, na direção dos trabalhos, para comemorar os 40 Anos do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  NABIL GEORGES BONDUKI
Arquiteto e ex-presidente do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Lembra o histórico do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo desde sua fundação até os dias atuais. Destaca o importante papel cumprido pela associação em prol dos arquitetos. Explica que o sindicato está inserido nas lutas gerais dos trabalhadores. Lembra da filiação da organização à CUT. Defende políticas públicas voltadas para a urbanização. Cita os desafios propostos para a categoria profissional.
3 -  Presidente MARCOS MARTINS
Solicita ao Senhor Daniel Catelli Amor, Presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo a entrega de homenagem ao Senhor Nabil Georges Bonduki, arquiteto.
4 -  DANIEL CATELLI AMOR
Presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo, enaltece a postura política do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo. Faz breve histórico da organização. Destaca a relevância da luta pela reforma urbana após o fim do período da ditadura militar brasileira. Cita demais conquistas da associação. Faz agradecimentos gerais. Comemora a instauração do conselho da categoria profissional.
5 -  Presidente MARCOS MARTINS
Informa que esta sessão solene deverá ser transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna.
6 -  JEFERSON SALAZAR
Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, saúda e agradece os presentes. Destaca o trabalho realizado pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo. Menciona a capacidade de organização e de luta da organização sindical. Homenageia as mulheres representantes da categoria profissional. Esclarece que o sindicato luta pela reforma urbana, pelo direito à moradia digna para toda a sociedade e pelo respeito à cidadania no Estado de São Paulo. Defende a criação de conselho profissional.
7 -  VALESKA PERES PINTO
Arquiteta representando todos os homenageados, informa que presidiu o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo por nove anos. Tece comentários sobre as funções da organização sindical. Destaca as lutas em favor do assalariamento do profissional da arquitetura e contrária à ditadura militar no País. Defende alterações visando o diálogo com as gerações futuras de arquitetos e demais profissionais. Cita conquistas do sindicato e destaca suas especificidades. Pede justiça social e o estabelecimento de cidades sustentáveis.
8 -  MIGUEL ALVES PEREIRA
Arquiteto, enaltece este Legislativo. Lembra a figura do Senhor Alfredo Paesani, fundador do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo. Faz histórico da fundação da organização representativa da classe profissional. Destaca a importância legal e política do sindicato para que os arquitetos possam decidir a respeito de sua formação profissional. Apresenta a relevância do "Estatuto das Cidades" como marco para a urbanização e cidadania do Estado de São Paulo. Defende a função social da profissão.
9 -  Presidente MARCOS MARTINS
Destaca a relevância do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo durante o período da ditadura militar brasileira. Informa as melhorias das condições de vida da população paulista oriundas da atuação dos arquitetos. Menciona o trabalho realizado por estes profissionais em prol da defesa do patrimônio histórico e cultural. Comenta o PL 354/09, de sua autoria em parceria com o Sindicato dos Arquitetos, que visa garantir moradia digna à população de baixa renda. Convida o Senhor Daniel Catelli Amor, Presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo para entregar medalhas em homenagem aos ex-Presidentes e ex-Vice-Presidentes do Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp