26/08/2011 - 34a Solene

"HOMENAGEM PELOS 30 ANOS DO AFOXÉ ILÊ OMO DADÁ"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/09/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : JOSÉ CÂNDIDO
1 -  JOSÉ CÂNDIDO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado José Cândido, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os 30 Anos do Afoxé Ilê Omo Dadá". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride. Anuncia a entrada do pavilhão do Afoxé - ao som da charanga - com interpretação feita pela Mãe Wanda de Oxum. Justifica a razão da homenagem ora prestada. Ressalta a preservação das tradições afrodescendentes, em festividades como a Folia de Reis e a Festa do Divino. Recorda evento que comemorou os 70 anos de Mãe Juju, quando conheceu Mãe Wanda. Lembra sua formação católica. Enaltece seus ancestrais africanos e a prática de rituais antes escondidos. Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre o Afoxé Ilê Omo Dadá. Informa que esta solenidade seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente.
2 -  FELIPE BRITO
Mestre de Cerimônia, anuncia homenagens aos amigos do Afoxé Ilê Omo Dadá, tendo alguns usado da palavra para agradecimentos. Anuncia homenagem aos Obafoxés e às Iyafoxés. Solicita que seja observado um minuto de silencio em memória de três personalidades que integravam o Afoxé.
3 -  OGÃ GILBERTO DE EXU
Presta homenagem à memória de Valdomiro de Xangô. Lembra a resistência dos "Filhos da Coroa de Dadá", como também é conhecido o Afoxé. Saúda o representante nigeriano, presente nesta sessão. Cita princípios da mitologia iorubá.
4 -  Presidente JOSÉ CÂNDIDO
Anuncia apresentação cultural da charanga.
5 -  FELIPE BRITO
Mestre de Cerimônia, faz saudação à Mãe Wanda.
6 -  Presidente JOSÉ CÂNDIDO
Entrega placa em homenagem à Mãe Wanda.
7 -  MÃE WANDA DE OXUM
Lamenta a ausência de muitos convidados. Enfatiza a necessidade da presença em eventos dessa natureza. Fala de sua emoção pela honraria recebida. Faz agradecimentos gerais. Informa que, depois dos "Filhos de Gandhi", o Afoxé Ilê Omo Dadá é o maior do País.
8 -  FELIPE BRITO
Mestre de Cerimônias, faz saudação ao Ogã Gilberto de Exu, de quem louva a sabedoria e o pioneirismo.
9 -  Presidente JOSÉ CÂNDIDO
Presta homenagem, com a entrega de placa ao Ogã Gilberto de Exu.
10 -  OGÃ GILBERTO DE EXU
Saúda as pessoas que ajudaram a fundar o afoxé. Agradece ao Presidente Barros Munhoz e ao Deputado José Cândido pela solenidade.
11 -   FELIPE BRITO
Mestre de Cerimônia, faz histórico sobre o Afoxé Ilê Omo Dadá. Enaltece a resistência do afoxé, por preservar o candomblé. Recorda os valores multiétnicos da cultura afrodescendente, bem como o propósito de cantar e dançar a cultura ioruba. Ressalta as vinculações com as religiões de matrizes africanas.
12 -  CHIBUZOR THEODORE NWAIKE
Presidente da Associação Nigeriana do Brasil, elogia os fundadores e os integrantes do afoxé, por preservar no gestual, na imponência e nas vestimentas as tradições, que recordaram a sua infância. Lembra que é de origem católica. Faz reflexão sobre o crescimento populacional e a distância física entre Brasil e Nigéria. Tece considerações sobre questões político-econômicas. Justifica a necessidade de intercâmbio entre os dois países.
13 -  Presidente JOSÉ CÂNDIDO
Dá conhecimento da 4ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, a ser realizada dia 18/09, às 11 horas, na orla de Copacabana. Cita projeto, de sua autoria, que cria o "Dia da Festa da Achiropita", bem como o que trata do reconhecimento do Afoxé Ilê Omo Dadá como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp