26/08/2011 - 33a Solene

"HOMENAGEM AO EXÉRCITO BRASILEIRO E AO SEU PATRONO, MARECHAL LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, DUQUE DE CAXIAS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/09/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Fernando Capez, com a finalidade de prestar "Homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu Patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda as autoridades presentes. Agradece o convite e fala de sua emoção em participar de solenidade promovida pelo Exército Brasileiro, ontem, em homenagem a seu patrono, Duque de Caxias. Elogia a atuação do Deputado Fernando Capez. Faz breve descrição de sua trajetória política. Narra sua evolução nas urnas, no último pleito, o que considera ser um reconhecimento da sociedade pelo trabalho do parlamentar. Enaltece o papel do Exército Brasileiro. Destaca os valores éticos da Corporação.
2 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência. Agradece as palavras do Presidente Barros Munhoz. Informa que esta solenidade será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Destaca o 25 de agosto, data em que se comemora o Dia do Soldado. Cita os predicados que fizeram de Duque de Caxias o Patrono do Exército. Narra suas conquistas em batalhas. Destaca o servir como o sentido maior da existência de um soldado. Fala da missão que este tem, a de defender a Pátria, o que exige sacrifícios e vocação. Relembra a Carta Magna, de 5 de outubro de 1988. Engrandece as ações silenciosas do Exército, em prol dos mais necessitados. Lê a biografia de Duque de Caxias.
3 -  ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO
General de Exército, saúda as autoridades presentes. Cumprimenta o Deputado Fernando Capez, a quem agradece pela convocação desta solenidade. Elogia a descrição feita pelo Parlamentar sobre Duque de Caxias. Fala do orgulho do Exército em contribuir para a integração do Brasil. Destaca a grandeza do País, seus aspectos de injustiças e os inúmeros problemas a serem solucionados. Cita recentes ações do Exército em comunidades do Rio de Janeiro. Sugere que a sociedade se aprofunde no conhecimento do Exército Brasileiro. Relembra ações combativas de Duque de Caxias. Lê seu histórico político e como integrante do Exército. Chama a atenção para a importância de seu papel como pacificador. Elenca características da personalidade de Duque de Caxias. Ressalta que o amor à Pátria é a maior exigência para se tornar um "Caxias".
4 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Faz a entrega de placa de homenagem, e da medalha "Dr. Ives Gandra da Silva Martins", ao General de Exército, Adhemar da Costa Machado Filho.
5 -  ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO
General de Exército, dedica a canção "Amigos para Sempre", entoada pela Banda do Comando Militar do Sudeste, ao Deputado Fernando Capez.
6 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Agradece a homenagem. Relembra seu pai e evento ocorrido em família, momento em que foi entoada a Canção do Exército. Pede à Banda do Comando Militar do Sudeste que execute esta canção. Enfatiza seu orgulho pelo Brasil, a seu ver, uma nação respeitada em todo o mundo. Elogia a capacidade de articulação e o bom relacionamento que o País mantém com os vizinhos, legados atribuídos ao Exército. Cita ensinamentos de livro sobre biografia de Jesus Cristo, que está lendo. Destaca trecho do capítulo 13 da primeira carta do apóstolo Paulo aos Coríntios. Elenca três dos dons considerados mais importantes no ser humano: a fé, o amor e a esperança. Compara a vocação de servir à capacidade nata que o saldado tem de amar seu semelhante. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp