15/08/2011 - 31a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 24/08/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : ROBERTO ENGLER
1 -  ROBERTO ENGLER
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Roberto Engler, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia da Comunidade Alemã". Convida o público a ouvir, de pé, os hinos nacionais da Alemanha e do Brasil. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades.
2 -  STEFAN GRAF VON GALEN
Presidente do Colégio Benjamin Constant, agradece a iniciativa. Enaltece a preservação da língua, da cultura e das tradições alemãs, enraizadas na vida brasileira. Louva a contribuição dos antepassados. Destaca a importância deste processo nas futuras gerações. Dá conhecimento dos intercâmbios praticados pela instituição que representa. Relata viagem de professores e alunos à Alemanha, no mês de julho passado.
3 -  KLAUS-WILHELM LEGE
Presidente da Corporação Alemã da Cidade de São Paulo, discorre sobre as atividades de entidades de origem germânica, atuantes no Brasil, preocupadas com a questão ambiental e social. Cita atividades nas áreas religiosas, educacionais, culturais, esportivas e de assistência social. Ressalta valores, como a organização, a qualidade, bem como a disciplina. Elogia o trabalho do voluntariado e o patrocínio empresarial. Comenta a visão romântica sobre a cultura tropical. Destaca sua preocupação quanto a projetos voltados para o futuro da juventude.
4 -  MATTHIAS VON KUMMER
Cônsul-Geral da República Federal da Alemanha, lembra que o processo de imigração alemã no Brasil faz 185 anos. Informa que dez por cento da população brasileira tem origem germânica e estão integrados à realidade brasileira. Enfatiza a cooperação estreita e intensa entre os dois países. Recorda a viagem do presidente da Alemanha ao Brasil, em maio passado. Afirma que o Brasil possui o maior parque industrial fora da Alemanha. Cita iniciativas quanto à arte, economia e ciência. Adianta que entre os anos de 2013 e 2014 será comemorado o Ano da Alemanha no Brasil.
5 -  Presidente ROBERTO ENGLER
Agradece a participação das autoridades presentes. Louva as relações entre os dois países. Destaca o orgulho pela sua origem alemã. Lembra recente jogo entre as equipes do Brasil e da Alemanha, no qual esta foi vencedora. Faz saudação à cultura alemã, usando palavras nesse idioma. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp