Estado de São Paulo Transparência ALESP

Luiz Turco

Nascido em família humilde, na capital paulista, Luiz Turco, pai de três filhos, aprendeu muito cedo a ter responsabilidades, ajudando os pais no sustento de cinco irmãos. Ainda jovem, na década de 1970, iniciou sua militância nas Pastorais da Juventude Operária e nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Igreja Católica, onde percebeu a sua vocação política. 

Trabalhou em indústrias do ABC, época em que ajudava na organização da oposição metalúrgica de São Caetano do Sul. 

Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, fruto de seu compromisso com a classe trabalhadora, e atuou como coordenador da campanha que elegeu Celso Daniel prefeito de Santo André. Presidente do PT andreense (1991 a 1993), Turco foi indicado pela região do ABC para integrar o Diretório Estadual do PT durante 17 anos, onde teve a missão de formar o PT pelo Estado. 

Coordenou as campanhas do presidente Lula para Presidência da República (1998, 2002 e 2006) e dos candidatos do PT ao Governo do Estado até 2009. Nesse mesmo ano foi eleito novamente presidente do PT de Santo André, ocupando papel de destaque na reconstrução da unidade partidária. 

Sua liderança foi determinante para agrupar a militância na caminhada que garantiu o retorno do PT ao comando da cidade, com a eleição do prefeito Carlos Grana, em 2012. Após um ano, Turco foi reeleito para a presidência da legenda. 

Em 2014, elegeu-se deputado estadual, tendo obtido 78.670 votos.