Estado de São Paulo Transparência ALESP

Ricardo Madalena

Ricardo Madalena é natural de Santa Cruz do Rio Pardo, casado e pai de três filhos. Engenheiro civil formado em 1988 pela Universidade de Bauru (Unesp), iniciou suas atividades profissionais em 1989 como secretario de Obras nas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo e de Ipaussu. 

Em 1996 constituiu a empresa RBL Construção e Engenharia, onde atuou como sócio-proprietário, realizando aproximadamente 60 obras públicas na região até 2007, quando foi nomeado superintendente do DNIT/SP, sendo o responsável por promover melhorias nas estradas federais e ferrovias do interior de São Paulo. 

Ricardo Madalena teve participação fundamental na realização de grandes obras e projetos pelo cargo que ocupou, entre elas o trevo da BR-153 em Ourinhos; a duplicação da BR-153 no trecho urbano das cidades de São José do Rio Preto, Marília e Ubatuba; o trevo de acesso a Bady Bassit; a ponte de Pauliceia; e o Rodoanel. 

A família de Ricardo Madalena tem tradição na política. Seu bisavô foi prefeito em Espírito Santo do Turvo. O avô, vereador em Santa Cruz do Rio Pardo por vários mandatos. Seu pai, Mario  Madalena, foi por duas vezes prefeito de Ipaussu (onde residiu por 30 anos). O primo Otacílio Parras Assis é o atual prefeito de Santa Cruz. Por mais de 20 anos, ajudou regionalmente o amigo e companheiro de longa data deputado federal Milton Monti.

Em 2014, Ricardo Madalena candidatou-se a deputado estadual, tendo sido eleito com 45.771 votos.